Bairros de Nova York
Nova York é uma cidade grande, multicultural, que se renova a cada dia e que recebe pessoas de todas as partes do mundo. E, em uma cidade tão grande, é natural que existam bairros completamente distintos, que abrigam estabelecimentos diversos e agradem a públicos mais variados ainda. Não se preocupe em saber todos os "bairros" da cidade, eles são muitos e vez ou outra aparece um novo.
Antes de mais nada, é importante saber que Manhattan está dividida em ruas e avenidas. As ruas cortam Manhattan horizontalmente e "crescem" do sul para o norte da cidade, enquanto as avenidas cortam Manhattan verticalmente e crescem de leste para oeste. Tudo aquilo que fica entre a Quinta Avenida e o East River, é considerado o east side de Manhattan, o que fica entre a Quinta Avenida e o Hudson River, é considerado o west side.
A grosso modo, Manhattan poderia ser dividida da seguinte forma:
Uptown: área entre 59th St e 110th St - Upper Manhattan acima da 110th St
Midtown: área entre a 14th St e 59th St
Downtown: área abaixo da 14th St
Midtown é a área mais turística de Nova York e que não dá para deixar de conhecer. Essa região que reúne alguns dos principais pontos de interesse, como o Theater District (onde estão os teatros da Broadway e a Times Square), o MoMa, Columbus Circle e as entradas ao sul do Central Park. Essa é uma boa área para ficar porque concentra muitas atrações. Chelsea também vale um longo passeio pois tem muitas galerias de arte e atrações como o Chelsea Market e o High Line. Nos arredores do Flatiron Building, também chamado de Flatiron District, visite o Eataly, a Quinta Avenida e o Madison Square Park.
Para conhecer uma Nova York mais autência, a dica é ir para a parte sul da ilha. Ali você não deve deixar de visitar o SoHo, que é cheio de lojas ótimas para fazer compras e restaurantes aconchegantes. O Meatpacking District, conhecido como um bairro onde vivem modelos é ideal para curtir barzinhos e algumas das melhores baladas e rooftops da cidade; é imperdível à noite!
Se quiser visitar um ambiente completamente diferente do que se espera de Nova York, a dica é ir para Chinatown, a área de Manhattan ocupada por imigrantes chineses. O lugar é muito diferente e destoa do restante da cidade; ali imperam as placas escritas em mandarim, as pessoas de olhos puxados e as vendinhas que oferecem produtos que nunca vimos antes.
No meio de Chinatown fica ainda Little Italy, uma junção de alguns quarteirões que relembra um pouco da Itália, com restaurantes de comida típica do país.
Veja abaixo as principais áreas de Nova York.