Metrô de Nova York

O sistema de metrô de NY é eficiente, mas não é moderno e nem muito limpo. A verdade é que ele cumpre a função de levar seus passageiros e pronto. Não espere encontrar vagões modernos e estações de metrô bem cuidadas, não é bem essa a realidade. 

As linhas de metrô cortam Manhattam de norte a sul e, ocasionalmente, se encontram. Os trens seguem sempre o sentido Downtown (parte de baixo de Manhattan) ou Uptown (parte de cima de Manhattan). As linhas costumam seguir o trecho norte-sul e não o leste-oeste, então, se você está em um ponto no extremo leste de Manhattan e deseja ir ao extremo oeste, provavelmente uma única linha de trem não servirá, e às vezes, dependendo do caso, pode valer mais a pena ir a pé do que utilizar o metrô. 

Em um primeiro momento pode não parecer tão fácil e até um pouco confuso utilizar o metrô em NY, mas não há mistério. Depois que se aprende, não há mais como esquecer. De preferência, tenha sempre um mapa em mãos ou utilize os mapas das próprias estações. Muitas estações levam os nomes das ruas em que estão localizadas, facilitando que você saiba em que altura irá fazer sua parada. 

Veja aqui o mapa oficial do metrô da cidade em tamanho grande.

Os bilhetes custam $2,50 por cada uso, mas se você pretende utilizar o metrô várias vezes, compensa comprar os tickets ilimitados de 7 dias ($30) ou 30 dias ($120), que permite que você ande no metrô e ônibus quantas vezes quiser durante os dias de vigência do bilhete. Para fazer apenas alguns trajetos, compre o metro card, um cartão recarregável em que você pode inserir crédito para fazer as viagens no metrô. A compra das passagens e do metro card pode ser feita nas próprias estações, junto às máquinas de autoatendimento. Em várias estações ou entradas de metrô não há nenhum funcionário da empresa que cuida do transporte, por isso é interessante que você já tenha crédito em seu metro card quando quiser fazer uma viagem. 

O metrô de NY tem várias linhas diferentes, cada uma com uma cor, na mesma linha cada trem que faz um determinado trajeto recebe uma letra ou número para identificá-lo. A linha vermelha, por exemplo, tem os trens 1, 2 e 3; já a linha azul tem os trens A, B e C. 

Algo para se ter em mente é que alguns trens são expressos, o que significa que eles não param em todas as estações e em compensação fazem corridas mais rápidas. Quando estiver olhando para um mapa do metrô, sempre identifique a estação em que você irá pegar o trem e a estação em que irá descer - quando uma linha do trem não está em negrito, significa que nem sempre aquele trem irá parar na estação.

Lembre-se sempre: subindo Manhattan é sentido Uptown, descendo para o sul de Manhattan, Downtown. Isso é o mais importante a saber e você deverá pensar nisso antes mesmo de descer para as estações do metrô, porque se você pretende ir para uptown, a entrada do metrô na rua é uma e se vai para Downtown, a entrada deve ser outra. As estações são sempre identificadas com placas nas ruas e "bolas" coloridas.

Para facilitar o deslocamento pela cidade, vale muito a pena comprar um chip pré-pago de celular e utilizar aplicativos do smart phone que calculam exatamente as rotas que você precisará fazer na cidade, incluindo os trajetos a pé e de metrô. Apps como Google Maps e New York Subway Map são ótimos para circular pela cidade, mas sempre vale a pena ter um mapa de papel para quando a bateria do telefone acabar. 

Tudo que você precisa saber sobre Nova York!

Esse texto sobre Metrô de Nova York faz parte do guia de Nova York no Melhores Destinos

Comentários para Metrô de Nova York

  • Missing Bruno Mannato Angius há mais de 2 anos

    Na verdade, o passe mensal do metrô custa $112, e não $120.
    Vale a pena citar também que o valor de $2.50 por viagem vale apenas se você já tiver o MetroCard ($1). Caso contrário, a viagem custa $2.75

  • Dqdwq Michele Dos Santtos há mais de 1 ano

    Alguém sabe quanto esta o passe pra 7 dias? 30 dólares ou aumrntou???

  • Missing Bruno Mannato Angius há mais de 1 ano

    Passe de 7 dias: $31. Mais $1 pelo cartão.

  • Dqdwq Michele Dos Santtos há mais de 1 ano

    Bruno Mannato, compro direto no aeroporto? Obrigado pela informação :)

  • Missing Bruno Mannato Angius há mais de 1 ano

    Sim. pode comprar direto no aeroporto, na hora de sair do AirTrain (se for chegar pelo JFK, senão, compra chegando em qualquer estação de metrô). Mas pra sair do JFK, vc também vai precisar de $5 extras, não inclusos no passe semanal.
    Sugiro então, além do cartão do passe semanal, também recarregar com $10, pra poder sair do AirTrain e depois voltar

  • Dqdwq Michele Dos Santtos há mais de 1 ano

    Entao bruno, chego pelo jfk, entao compro n próprio aeroporto 31+10u $ $

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.