Lago de Garda
O Lago de Garda é o maior lago da Itália e está localizado entre as regiões da Lombardia, Trentino Alto-Ádige e o Vêneto. O lago é lindo, tem águas cristalinas, paisagens exuberantes e está cercado por várias cidadezinhas medievais cheias de charme, que rendem passeios maravilhosos. A região fica muito animada no verão, quando o local recebe um enorme público que deseja aproveitar suas águas.
Para quem quer conhecer o Norte da Itália, incluir o Lago de Garda no roteiro é uma ótima pedida. Como existem várias cidades diferentes ao longo da costa do Lago de Garda, é possível fazer um roteiro bem variado, que contemple diferentes passeios e paisagens. Entre as cidades mais famosas do Lago de Garda estão Sirmione, que é imperdível (e logo falaremos dela), Limone sul Garda, Peschiera del Garda e Malcesine, por exemplo.

Entre as atividades que pode se fazer em um roteiro que englobe o Lago de Garda estão o ciclismo, já que é região é super indicada para um roteiro de bike, vela, windsurf, trilhas, passeios de barco, além de claro, visitar a construções medievais, conhecer sítios arqueológicos, fazer degustação de vinhos e possibilidade de comer em ótimos restaurantes.
Várias das cidades que circundam o lago são muito antigas, possuem paisagens bucólicas e encantadoras, então usar algum tempo simplesmente explorando essas cidades já é uma enorme atração!
Como visitar o Lago de Garda
O Lago de Garda engloba uma região super ampla, da qual fazem parte diferentes cidades. É possível fazer um roteiro tendo variadas bases de hospedagem e a cada dia explorar um destino diferente ou escolha uma única cidade para ter como base e através dela transportar-se para outras cidades que você desejar conhecer.
O Lago de Garda possui transporte de embarcações, de ônibus e algumas cidades estão servidas também pelo transporte de trens. Outra opção excelente e que poderá te oferecer mais flexibilidade é alugar um carro e com ele explorar a região — essa certamente é uma pedida bem cômoda.

Para facilitar a logística dos meus dias no Lago de Garda, optei por ficar hospedada em Peschiera del Garda, que tem uma estação de trem. A partir dali, fiz alguns passeios para as cidades vizinhas com ônibus mesmo e tudo funcionou bem. Infelizmente, fiquei poucos dias na região e se você quiser conhecê-la mais profundamente, aconselho a ficar ao menos 3 dias, variando a sua cidade de destino a cada dia. Reserve pelo menos um dia para conhecer Sirmione, que é a grande joia dessa região!
Onde ficar no Lago de Garda
As atrações do Lago de Garda ficam espalhadas por diferentes cidades nos arredores do lago. Escolhi ficar hospedada em Peschiera del Garda, que é uma cidade bonita e com boa estrutura de acomodações e restaurantes. Em uma próxima viagem, gostaria de ficar em Sirmione, que é lindíssima e bem pequenina.
Se você ainda não sabe onde ficar, confira a nossa seleção com as melhores opções de hotéis para a sua viagem. As acomodações foram escolhidas priorizando qualidade, preço das diárias e localização. Todas com ótima relação custo-benefício. Também incluímos na lista as notas do Booking.com, que indicam a avaliação de hóspedes reais sobre a hospedagem.
O que ver e fazer no Lago de Garda
1 . Sirmione
Sirmione é um borgo medieval localizado em uma península do Lago de Garda. O borgo é lindo, ótimo para um passeio a pé porque é cheio de construções antigas. Dentro da península fica o Castello Scaligero, que você pode subir para conhecer e ter uma vista panorâmica da região, além das Termas de Catulo e também as Grutas de Catulo e Museu Arqueológico de Sirmione, um sítio arqueológico romano. Além disso, Sirmione tem algumas praias e uma água cristalina! Vale muito a pena conhecer! O lugar costuma ficar cheio durante o dia, mas mais pacato pela noite.

2. Peschiera del Garda
Peschiera del Garda é uma cidade do Vêneto, vizinha de Verona, com cerca de 11 mil habitantes. Peschiera é uma cidade fortificada, está cercada por canais onde você pode fazer um passeio de barco e tem muralhas medievais que são consideradas patrimônio da UNESCO. A cidade tem ruas charmosas, vários restaurantes e maravilhosas paisagens para o Lago de Garda! O parque de diversões Gardaland e a igreja de San Martino Vescovo são algumas das atrações da cidade.

3. Desenzano del Garda
Desenzano é outra das cidades à beira do Lago de Garda. É um destino em que você pode combinar a visita às praias com atrações históricas. Na cidade, tire um tempo para conhecer o Castelo de Desenzano, a Vila Romana e o Museu Arquelógico Giovanni Rambotti. Ela é uma das cidades mais bonitas do Lago de Garda, em que você pode fazer belos passeios a pé e também de barco para admirar as redondezas.
4. Limone sul Garda
A charmosa Limone é outra pitoresca cidade nos arredores do lago. Visitando a cidade reserve um tempo para caminhar pela parte histórica, conhecer suas praias e igrejas, além de visitar a Limonaia del Castel, um espaço com muitos arbustos de limão, um produto muito popular na cidade.
5 - Lazise
Estrategicamente localizada entre as cidade de Verona e Sirmioni, Lazise é uma cidade muito pitoresca, com ruas de pedras e um porto muito charmoso, onde estão "estacionadas" muitas embarcações. O centro histórico murado da cidade e o visual para o Lago de Garda, que rende belíssimas paisagens, é um dos pontos fortes da pequena cidade, que atinge um público ávido por tranquilidade e boa gastronomia.

Quando ir ao Lago de Garda - a melhor época para conhecê-lo
O Lago de Garda é lindo o ano inteiro, mas é no verão que ele costuma ficar mais cheio porque a região é conhecida como uma área de descanso e veraneio. Porém, saiba que no verão, especialmente julho e agosto, as cidades ao redor do lago tendem a estar mais cheias e as hospedagens mais caras. Se quiser visitar o Lago de Garda em um período mais tranquilo, opte por uma viagem na primavera ou no outono, quando as temperaturas também serão mais amenas e sem o calor forte do verão.
Confira abaixo o clima no Largo de Garda ao longo do ano. As informações são da cidade de Sirmione.
Fonte: climate-data.org
Como chegar ao Lago de Garda
O Lago de Garda fica no Norte da Itália, entre as regiões do Vêneto, Lombardia e Trentino-Alto Ádige. Como ele é o maior lago da Itália e está circundado por diferentes cidades e destinos, existem várias cidades que podem servir como seu ponto de chegada. Cidades como Verona (a Leste), Brescia (a Oeste) e Trento (ao Norte), são algumas das cidades grandes que você pode passar para chegar até o Lago de Garda.
Além disso, as cidades de Desenzano del Garda e Peschiera del Garda, por exemplo, são muito populares para chegar à região de trem porque são estações por onde passam os trens regionais e de alta velocidade das 2 principais empresas da Itália. Desenzano del Garda faz parte de uma linha de trens que passa por Milão > Verona > Veneza.
Se você pretende conhecer a região com o transporte público (ônibus ou barco, por exemplo), sugiro ir até sua cidade base do Lago de Garda com o trem, já que isso facilitará o seu deslocamento. Mas, se você pretende explorar as cidades nos arredores do Lago de Garda com um carro alugado, então pode ser muito mais vantajoso já chegar à sua cidade-base com um carro alugado.
E você? Tem vontade de conhecer o Lago de Garda? Espero que as dicas te ajudem a planejar sua próxima viagem!
Camille Panzera
Entusiasta da fotografia, curiosa por outros idiomas, culturas, costumes e histórias!☺️