Melhores Destinos
Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Bodega Bouza

A Bodega Bouza precisa entrar no roteiro de quem gosta de vinho. Essa vinícola-boutique fica a 20 km do centro de Montevidéu, na localidade de Melilla, onde dá para andar entre as parreiras, conhecer a produção do vinho e fazer uma degustação de rótulos produzidos ali — a melhor parte!

A primeira impressão da propriedade já é maravilhosa, com um gramado a perder de vista, construções charmosas, bancos convidativos à sombra das árvores e até um extenso vagão de trem desativado. Uma placa mostra os animais que às vezes dão as caras por ali, como capivaras, gaviões e corujas — vi duas, pequeninhas, logo na entrada. Patos e galinhas andam soltos, e pavões têm o estranho hábito de andar em cima do telhado.

Bodega Bouza

Há um restaurante na Bodega Bouza, com uma elegante área interna e mesas externas também, onde dá para simplesmente estender a mão e pegar um cacho de uva para a sobremesa — o pergolado é coberto de parreiras. Além de uma carta extensa de vinhos Bouza, o restaurante é conhecido por pratos com forte influência uruguaia e espanhola. Como eu já estava gastando com a degustação, deixei para uma próxima.

Bodega Bouza

A visita guiada leva meia hora, aproximadamente, e percorre das videiras ao porão onde guardam os barris. A língua atende a necessidade da maioria, e como tinha mais turistas de fora da América do Sul, naquele dia, foi feita em inglês — mas o guia pode esclarecer dúvidas em espanhol. Em fevereiro de 2023, custava 500 pesos (cerca de 70 reais) por pessoa. As visitas ocorriam em três horários, às 11h00, 13h30 e 16h30, e a vinícola só não abria às terças-feiras.

Depois, em um pequeno bistrô montado em uma espécie de garagem-museu de carros antigos adquiridos pela família, eu pude provar quatro vinhos, cada qual harmonizado com uma tapa (petisco) diferente. Essa experiência custava 1.775 pesos, algo como 240 reais, e já incluía a taxa da visita guiada.

Obviamente, também há no local uma loja de vinhos. A Bodega Bouza produz vinhos finos — os preços ficavam entre R$ 200 e R$ 3.700.

Tem gente que vai de Uber ou ônibus até a vinícola, mas como eu estava sozinha, valeu a pena pegar a van da Bodega Bouza. Eles me deram três opções de horário, buscando e retornando ao hotel, por 700 pesos uruguaios (aproximadamente 95 reais). Você consegue entrar em contato e obter mais informações no site da vinícola.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Montevidéu

Bodega Bouza

Cno. de la Redención 7658, 12500 Montevideo