Capitólio

Cachoeira Casca d'Anta

0 avaliação
0% recomendam
0

Como bem disse Luiz Gonzaga, o "Rio São Francisco vai bater no meio mar", mas ele nasce mesmo é na Serra da Canastra, em Minas Gerais. E é lá, bem pertinho da nascente, onde está a maior queda d’água do seu percurso: a Cachoeira Casca d’Anta. Com 186 metros de queda livre em meio ao intenso verde do Parque Nacional da Serra da Canastra, essa cachoeira é uma atração imperdível para quem tem mais dias disponíveis para viajar pela região. A apenas 100 km de Capitólio, com entrada pela cidade de São Roque de Minas, a Casca d’Anta tem acesso fácil e pode ser visitada tanto por baixo quanto por cima.

Para chegar à Casca d’Anta, será preciso pegar a entrada até o Portão 4 do Parque Nacional da Serra da Canastra. A partir de lá há duas opções de trilha. A mais fácil, com apenas 1500 m, leva até o poço da cachoeira, de onde é possível ver a força das águas do São Francisco em sua maior queda livre. No caminho, há áreas para piquenique, churrasco e mirantes para apreciar a paisagem. O passeio até a parte de baixo da Casca d’Anta pode ser realizado em meio dia, com direito a banho nos poços e prainhas que se formam depois da queda (o poço da cachoeira é perigoso para banho). Já a trilha até a parte alta da Casca d’Anta é um pouco mais longa. Serão 3,7 km de caminhada rumo ao topo e, para percorrê-la com calma, o ideal é chegar cedo ao parque.

Não há locais com venda de comida ou bebida no Parque Nacional da Serra da Canastra, porém próximo à portaria e no caminho até o parque há diversos restaurantes que oferecem deliciosa comida caseira. Vale também usar como base de apoio a cidade de São Roque de Minas. Um pernoite na região rende ainda uma visita às fazendas produtoras de Queijo Canastra e também um passeio até a nascente do Rio São Francisco (com acesso apenas para 4x4 na parte alta da Serra da Canastra).

Para chegar à portaria 4 do Parque Nacional da Serra da Canastra, será preciso encarar uma estrada de terra que, a depender do montante de chuvas, pode não estar acessível para carros comuns. Antes de fazer a viagem, entre em contato com o parque para ter certeza que a estrada está boa. Caso contrário, somente veículos com tração conseguirão fazer o trajeto. Nesse caso, vale fazer o passeio com agência a partir de Capitólio. O valor do tour é a partir de R$ 200.

Parque Nacional da Serra da Canastra Portaria 3 - São José do Barreiro, São Roque de Minas - MG
http://www.icmbio.gov.br/portal/visitacao1/unidades-abertas-a-visitacao/198-parque-nacional-da-serra-da-canastra
Permitida a entrada entre 8h e 16h. e saída até 18h. Durante o verão a entrada é permitida até 17h e a saída até 19h.

Avalie Cachoeira Casca d'Anta