Capitólio

O que fazer em Capitólio

Capitólio é um destino excelente tanto para quem está de férias quanto para quem busca uma viagem rápida em um feriado prolongado. A região se tornou famosa pelo grandioso Lago de Furnas, pelo visual no alto do Mirante dos Cânions e também pela grande oferta de belas cachoeiras. Só isso já seria motivo suficiente para você ir até lá! Porém Capitólio vai além e oferece ainda um ótimo roteiro rural pela Serra da Canastra, baladas intensas (tanto no Lago de Furnas quanto nos grandiosos shows que acontecem na região) e também um delicioso circuito gastronômico. Uma viagem por essa linda região de Minas Gerais é capaz de recarregar as energias de qualquer viajante! Está programando uma viagem rumo a Capitólio? Preparamos um post cheio de dicas para os seus dias de viagem. É hora de botar o pé na estrada e recarregar as baterias com um bom banho de cachoeira.

Apaixone-se pela vista do Mirante dos Cânions de Capitólio

O visual do alto do Mirante dos Cânions é um dos grandes responsáveis pela fama de Capitólio. Difícil não se encantar com o cenário que parece ter sido desenhado em meio às rochas. O mirante, localizado à beira da MG-050, tem fácil acesso e pode ser visitado tranquilamente. São diversos ângulos acessíveis, de onde se observa o Lago de Furnas em meio ao dramático cenário do Cânion de Capitólio, com direito a cachoeiras e lanchas que dão charme ao visual. A área do mirante, que antes tinha acesso gratuito, foi fechada e agora há cobrança de ingresso. A expectativa é que outras trilhas sejam abertas nos próximos anos, como o Mirante Escondido, que permite ver as duas grandes cachoeiras bem de frente.

Faça um passeio pelo Lago da Represa de Furnas

Do alto do Mirante dos Cânions, é possível ter uma ideia da imensidão do lago formado pela Represa de Furnas. Com 1440 km² de área, esse imenso lago ganhou fama de "mar de Minas” e se transformou em uma das maiores atrações da região de Capitólio. Apesar de o visual no alto do mirante ser espetacular, melhor ainda é dar um mergulho no Lago de Furnas, com direito a várias cachoeiras e até bares flutuantes para curtir em um belo dia de sol. O passeio pode ser rapidinho ou durar o dia inteiro. Contudo, podemos garantir que quanto mais tempo navegando, melhor!

Visite diversas cachoeiras

A região de Capitólio é repleta de lindas cachoeiras e vale conhecer cada uma delas durante a viagem. Já vamos avisando que para curtir as principais quedas d’água serão necessários ao menos dez dias de intensos passeios por lá. Se você estiver na cidade apenas para um feriado prolongado, vale já programar a sua próxima visita a Capitólio!

As principais cachoeiras nos arredores de Capitólio têm acesso pela rodovia MG-050, o que facilita bastante a viagem e torna possível visitar mais de uma atração em um mesmo dia sem precisar de grandes deslocamentos. É importante dizer que o acesso final às atrações muitas vezes é por estradas de terra, mas quase todas as cachoeiras na região de Capitólio são acessíveis por carros comuns, o que torna a viagem bem mais barata.

Ao percorrer a MG-050 rumo ao Mirante dos Cânions, você verá diversas placas que indicam as cachoeiras locais. Todas valem a visita, mas como as cachoeiras são bem diferentes, é importante conhecer um pouco mais sobre cada uma delas para escolher a que melhor se encaixa nos seus planos. Ah! Todas as cachoeiras cobram ingresso. Os valores variam bastante e a escolha vai depender do seu bolso. Lembre-se que algumas atrações dão direito a diversas cachoeiras, outras a apenas uma. 

Para quem busca um passeio mais longo, que renda o inteiro e tenha diversas quedas d’águas e poços, boas pedidas são as Cachoeiras da Trilha do Sol, as Cachoeiras Paraíso Perdido, as Cachoeiras Pé de Serra, o complexo da Cachoeira da Capivara (com acesso também à Cachoeira da Pedra Ancorada) e as Cachoeiras do Retiro Viking. Já quem prefere cachoeiras com acesso fácil vai curtir a Cachoeira do Filó, Cachoeira Diquadinha, Cachoeira Poço Dourado e a Cachoeira do Lobo (fora da MG-050). Agora, se você quer mesmo é uma grande queda e volume de água, visite a Cachoeira Fecho da Serra (maior queda na região de Capitólio) e a maravilhosa Cachoeira Casca d’Anta, no Parque Nacional da Serra da Canastra.

Algumas cachoeiras de Capitólio têm queda d’água no Lago de Furnas, o que deixa o cenário ainda mais bonito. Com acesso tanto pela água quanto pela estrada, vale visitar a Cachoeira Cascatinha - Cascata Eco Parque e a Cachoeira Lagoa Azul. Agora, se o que você busca são cachoeiras para chegar apenas navegando, não deixe de ir à Cachoeirinha da Ilha e, claro, às lindíssimas Cachoeiras do Cânion de Furnas. Todas podem ser visitadas durante os passeios de lancha ou chalana pelo Lago de Furnas.

Suba o Morro do Chapéu

Quem adora ver paisagens panorâmicas não pode deixar de subir o Morro do Chapéu. Ponto mais alto da região de Capitólio, o Morro do Chapéu permite ampla visão da região do Lago de Furnas. Para chegar ao mirante, é altamente recomendado um veículo com tração 4x4, já que as estradas de acesso são bem ruins. O passeio pode ser contratado em agências de turismo e costuma fazer parte de roteiros com cachoeiras. No percurso, não deixe de procurar por animais típicos da fauna local, como o tamanduá bandeira e o lobo guará.

Visite o Parque Nacional da Serra da Canastra

Se o que você busca é mesmo um lindo cenário, corra para a Serra da Canastra. Localizada a 100 km de Capitólio, cercada por grandes montanhas e fazendas com clima bucólico, a Serra da Canastra é daqueles lugares que dá vontade de ficar por muitos dias. Se não puder se hospedar por lá, vá ao menos para um passeio de bate e volta. Aproveite para conhecer o Parque Nacional da Serra da Canastra, onde está a nascente do Rio São Francisco e a Cachoeira Casca d’Anta (maior queda do Rio São Francisco). Depois, emende uma visita aos produtores do autêntico queijo canastra. É importante dizer que o acesso ao Parque Nacional da Serra da Canastra, a depender das chuvas, nem sempre é possível com carros comuns. Antes de ir, entre em contato com o parque para saber como estão as condições das estradas. Na dúvida, faça um passeio com uma agência de turismo.

Compre o autêntico queijo canastra diretamente dos produtores

Para quem já está em Capitólio um pulinho logo ali, na Serra da Canastra, não fará mal nenhum. Muito pelo contrário! Os 100 km de estrada te levarão a uma das melhores regiões em produção de queijo em todo o Brasil. Se você adora uma experiência gastronômica diferente e não abre mão de um dedo de prosa, não deixe de visitar alguns dos produtores de queijo canastra nos arredores de São Roque de Minas.

Quem quiser apenas comprar alguns queijos (e estamos falando de queijos premiados e muito especiais), uma passagem rápida pelos sítios e fazendas já irá garantir a iguaria. Agora, se o que você quer é sentir um pouquinho da vida no campo, aprender mais sobre os queijos da Canastra, degustar algumas porções e ainda participar de um bom almoço, faça uma vivência e passe o dia todo por lá.

A fazenda Pingo do Mula é a mais preparada para receber turistas na região e oferece (mediante agendamento) diversas experiências. No Pingo do Mula é possível ter uma aula prática sobre produção de queijo, participar de almoços e jantares, degustar queijos canastra em diferentes maturações com harmonização de cervejas artesanais de Minas Gerais, além de relaxar em um redário com linda vista para o campo, onde você poderá tirar uma soneca e garantir um belo final de dia. E nem vamos falar do bom papo, que está garantido sempre!

Outros produtores do autêntico queijo canastra também recebem turistas. Na Estância Capim Canastra (Queijo do Guilherme) há um belo espaço para jantares e no local esporadicamente acontecem eventos e cursos. No Sítio Bela Vista (Queijo do Ivair), a visita é gratuita e a prosa vai longe. Na Fazenda São Bento, vale comprar o famoso queijo do Zé Mário. E, um pouco mais distante, o Queijo do Serjão garante um estoque raro de queijo canastra com mofo branco. Todos são excelentes compras e agradam em cheio os apreciadores de bons queijos.

Passeie pelo centro de Capitólio

Ao visitar Capitólio não deixe de dar uma voltinha pelo centro da cidade. Comece a visita pelos arredores do CAT – Centro de Atendimento ao Turista, onde a Capitart – Associação de Artesãos e Produtores Caseiros de Capitólio oferece produtos regionais e artesanais da região. Pegue algumas dicas de passeios e já aproveite para fazer as compras. Nos arredores, caminhe pela orla da Lagoa de Capitólio e vá até até prainha da cidade, onde há bares para tomar um drink, comer um petisco e aproveitar o pôr do sol. O local é muito procurado entre os moradores para prática de atividades físicas e também a pesca. Depois, siga até a Igreja de São Sebastião, que marca a animada Praça da Matriz, onde toda terça-feira acontece a Feirinha de Capitólio, com comidas e produtos típicos. A voltinha é pequena e rapidinho você já estará a caminho do jantar depois de um dia de passeio. À noite, não deixe de ir ao bairro Escarpas do Lago, onde há bons bares e restaurantes para fechar o passeio.

Aproveite a balada de Capitólio

O dia a dia da cidade de Capitólio costuma ser bastante tranquilo e até mesmo silencioso. Basta, no entanto, chegar um feriado prolongado para que a região ganhe novos ares. Com o grande aumento de turistas, Capitólio deixa o jeito interiorano de lado e fica bem mais animada. Em grandes feriados, é comum que a cidade receba muitos shows e festas, o que atrai visitantes que vão até lá apenas para curtir a balada. Engana-se, no entanto, quem pensa que em Capitólio o agito é apenas noturno. A festa por lá começa bem cedo, em barcos e lanchas que se juntam no Lago de Furnas e transformam o “Mar de Minas” em uma grande comemoração a céu aberto. Se você faz a linha festeiro, aproveite! Vale até mesmo alugar uma lancha particular para dividir a festa com os amigos em meio a cachoeiras e bares flutuantes. Não falta balada em Capitólio!

Experimente os restaurantes de Capitólio e a culinária mineira

A culinária mineira tem fama em todo o Brasil e você poderá aproveitar um bocado do maravilhoso tempero de Minas Gerais também em Capitólio. A cidade tem bons restaurantes e muitos deles servem comidas regionais maravilhosas. Carne na lata, tutu, costelinha e feijão tropeiro estão garantidos, mas em Capitólio há outra iguaria que rende pratos espetaculares: a tilápia! Servida das mais diferentes formas, a tilápia é carro-chefe de Capitólio e merece ser degustada. Para experimentar o tempero local, vale ir aos restaurantes no centro da cidade, no bairro Escarpas do Lago e também a alguns locais com linda vista para o Lago de Furnas. Veja mais sobre onde comer em Capitólio.

Leve alguns produtos típicos de Minas Gerais para casa

Minas Gerais sempre rende excelentes compras e por lá vale encher a mala com produtos da culinária regional e também com grandes aquisições, como móveis rústicos de madeira de demolição. O tamanho da bagagem será o seu limite! Em Capitólio, invista na compra de artesanatos, cachaças, doces e queijos da Serra da Canastra. Vale até mesmo fazer uma viagem até as cidades produtoras do premiado queijo apenas para degustar in loco os fortes sabores da Canastra.

Vá diversas vezes a Capitólio

Capitólio é um destino que merece diversas visitas. São muitas atrações para conhecer em uma mesma viagem, especialmente se você quiser explorar também regiões vizinhas. Sabendo disso, já prepare um retorno a Capitólio. A cidade e toda a região nos arredores valem mais de uma viagem.

Tudo que você precisa saber sobre Capitólio!

Esse texto sobre O que fazer em Capitólio faz parte do guia de Capitólio no Melhores Destinos

Comentários para O que fazer em Capitólio

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.