Capitólio

Cachoeiras da Trilha do Sol com Cachoeira do Grito e Poço Dourado

0 avaliação
0% recomendam
0

A Trilha do Sol é uma das melhores opções de Capitólio para quem procura um passeio de dia inteiro com diversas atrações. O circuito da Trilha do Sol conta com a Cachoeira Poço Dourado e a Cachoeira do Grito, além de um lindo mirante e diversos pontos para banho próximos às quedas d’água. Com excelente infraestrutura, caminhos autoguiados (bem demarcados e sinalizados), monitores treinados, banheiros, restaurante, redário e até uma pequena piscina para relaxar depois do almoço, a Trilha do Sol é a pedida certa para quem não tem hábito de se aventurar em percursos de natureza e ainda assim deseja ter uma ótima experiência em meio ao verde.

O percurso total da Trilha do Sol tem apenas 3 km (ida e volta). Para quem já tem costume de fazer caminhadas em trilha, o circuito é de nível fácil, já para quem é aventureiro de primeira viagem ou não é habituado à prática de esportes, ela pode ser considerada de nível médio. Apesar da distância, a Trilha do Sol costuma agradar a todos e não é normal a desistência no meio do caminho.

O início da trilha é comum a todas as atrações e no meio do trajeto há bifurcações que levam a cada um dos atrativos. A primeira parada é o Poço Dourado, que conta com água em lindos tons de amarelo ouro, característica que rende o nome da cachoeira. A trilha é bem tranquila e ao final do trajeto é preciso caminhar por 80 metros dentro de um pequeno cânion onde a água bate na altura da coxa. O lugar é lindo e tem raios de sol que entram em meio à vegetação e dão ainda mais charme à cena. Junto à paisagem, visitantes depositam esculturas de pedra nos paredões, o que dá um tom mágico ao Poço Dourado. Ao final, uma pequena queda d’água oferece um bom banho gelado para recarregar as energias.

Ao sair do Poço Dourado (tem uma subidinha que até tira o fôlego), volte pela trilha até a bifurcação e desta vez siga até a Cachoeira do Grito. No alto da queda d’água, há diversos poços para banho e dá até para ficar em uma piscininha particular. Depois de um mergulho relaxante, desça pela trilha lateral (um pouco íngreme) até o poço principal da Cachoeira do Grito. O lugar tem boa profundidade para nadar e do outro lado dá até para curtir uma pequena prainha. Diz a lenda que, ao chegar à Cachoeira do Grito pela primeira vez, todos devem dar um grito bem alto para espantar as energias ruins. Na dúvida, encha os pulmões e capriche! A Cachoeira do Grito não é uma queda d’água grande e o volume de água é perfeito para um bom banho sob a queda. Aproveite e sente-se em uma das pedras para uma hidromassagem natural.

Depois do banho de cachoeira, aproveite que a energia está recarregada para andar até o Mirante No Limite. O lugar é lindo e oferece visual para o cânion sobre o rio. É um desvio rápido para apreciar a paisagem e fazer belas fotos. Depois do passeio, suba para o restaurante. Há boa infraestrutura para almoço na Trilha do Sol, com direito a deliciosos pratos, redários para uma soneca e até piscina para um último banho. Curta sem pressa!

O ingresso para a Trilha do Sol tem custo de R$ 45 por pessoa. Crianças até 12 anos não pagam. O acesso à estrada que leva à trilha é fácil e todos os carros chegam tranquilamente. Há estacionamento no local. Não é preciso guia para acompanhar o passeio ou veículo 4x4 para visitar a Trilha do Sol. 

Rodovia MG-050, km 304, Capitólio - MG
http://www.trilhadosolmg.com.br/
De terça a domingo, das 9h às 17h.