Capitólio

Quando ir a Capitólio

Capitólio é um destino para ser visitado durante todo o ano. Alguns fatores, no entanto, podem influenciar bastante na sua experiência por lá. Ao embarcar rumo a Capitólio, é muito importante estar atento às diferenças de clima ao longo dos meses e também ao grande aumento de turistas em períodos como feriados prolongados e férias escolares. É importante ficar atento aos detalhes para não errar na hora de decidir quando ir à cidade. 

Feriados em Capitólio

Capitólio é ó típico destino que atrai um enorme número de turistas nos feriados. A região fica disputadíssima em datas como Ano Novo, Carnaval, Semana Santa ou qualquer outra folga prolongada. O lugar muda completamente de um dia para o outro e Capitólio chega a ficar irreconhecível com o início de um feriadão. Um bom exemplo do efeito feriado é o Mirante do Cânion de Furnas, que em dias comuns vê-se poucos carros estacionados na rodovia, porém em feriados prolongados a fila de ônibus no local pode ultrapassar uma centena de veículos.

Em períodos de grandes feriados, os restaurantes lotam, as ruas ficam engarrafadas e as cachoeiras e passeios de lancha são muito disputados. Os preços dos hotéis costumam subir bastante e é preciso se organizar com antecedência para não ficar sem uma vaga. A boa notícia é que os feriados deixam Capitólio muito animada! Festas e grandes shows estão garantidos e os baladeiros certamente serão bem felizes por lá! Se o que você busca é agito, vá nos feriados. Se você quer mesmo é uma cachoeira sossegada e dias de descanso, prefira os períodos de baixa temporada.

Verão em Capitólio — de dezembro a março

Apesar de parecer uma ótima ideia tomar alguns banhos de cachoeira em dias mais quentes, o verão pode não ser a melhor época para viajar a Capitólio. Apesar da temperatura agradável — em janeiro, a média máxima é de 26°C e a mínima de 19°C —, os meses de dezembro, janeiro, fevereiro e março marcam o período com maior volume de chuvas, o que pode atrapalhar os passeios de barco e também as visitas às cachoeiras. O mês de janeiro é o mais chuvoso, com precipitação média de 278 mm. A chuva começa a diminuir a partir de março e a chegada do outono marca um dos melhores períodos para viajar rumo a Capitólio.

Outono em Capitólio — de abril a junho

O outono é uma excelente época para viajar a Capitólio. O mês de março fecha o verão e com ele as chuvas dão uma trégua. O problema do outono é que a temperatura estará um pouco mais baixa, o que exige mais coragem para entrar na água das cachoeiras. A vantagem do outono é que o céu azul estará reinando e os passeios estarão garantidos. Abril é o melhor mês do outono para a viagem, com temperatura máxima de 24°C e mínima de 16°C. Já o mês de junho, prévia do inverno, é considerado o mês mais frio e um dos mais secos, com média de temperatura máxima em 23°C, mínima de 12°C e índice pluviométrico de 20 mm.

Inverno em Capitólio — de julho a setembro

O inverno é o período mais seco de Capitólio. A média de precipitações no mês de julho é de apenas 14 mm e o friozinho já está instalado, tornando as noites bem frescas e os banhos de cachoeira e na represa de Furnas mais gelados. Com a diminuição das chuvas, as cachoeiras também perdem um pouco de força e ficam com menos água, mas o cenário continuará lindo. A partir de agosto a temperatura começa a subir e chega à máxima de 28°C em setembro, período que marca também o retorno das chuvas. Agosto e setembro são excelentes meses para viajar a Capitólio.

Primavera em Capitólio — de outubro a dezembro

Outubro abre a primavera com dias quentes e pouca chuva. A temperatura máxima fica em 29°C e a mínima em 18°C, sendo esse o mês mais quente na região e um bom período para a viagem. A partir de novembro, apesar da boa temperatura, as chuvas voltam com força, o que torna os passeios mais difíceis, especialmente nas rotas que exigem veículos 4x4.

Melhores meses pra viajar:  abril, maio, agosto, setembro e outubro;

Meses mais chuvosos: novembro, dezembro, janeiro, fevereiro e março;

Alta temporada: todos os feriados prolongados e férias escolares.

Tudo que você precisa saber sobre Capitólio!

Esse texto sobre Quando ir a Capitólio faz parte do guia de Capitólio no Melhores Destinos

Comentários para Quando ir a Capitólio

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.