Quando ir a Capitólio
Capitólio é um destino para ser visitado durante todo o ano. Alguns fatores, no entanto, podem influenciar bastante na sua experiência por lá. Ao embarcar rumo a Capitólio, é muito importante estar atento às diferenças de clima ao longo dos meses e também ao grande aumento de turistas em períodos como feriados prolongados e férias escolares. Fique ligado para não errar na hora de decidir quando ir à cidade.
- Melhores meses pra viajar: abril, maio, agosto, setembro e outubro;
- Meses mais chuvosos: novembro, dezembro, janeiro, fevereiro e março;
- Alta temporada: todos os feriados prolongados e férias escolares.
Feriados em Capitólio
Capitólio é ó típico destino que atrai um enorme número de turistas nos feriados. A região fica disputadíssima em datas como Ano Novo, Carnaval, Semana Santa ou qualquer outra folga prolongada. O lugar muda completamente de um dia para o outro e Capitólio chega a ficar irreconhecível com o início de um feriadão. Um bom exemplo do efeito feriado é o Mirante do Cânion de Furnas, que em dias comuns vê-se poucos carros estacionados na rodovia, porém em feriados prolongados a fila de ônibus no local pode ultrapassar uma centena de veículos.
Em períodos de grandes feriados, os restaurantes lotam, as ruas ficam engarrafadas e as cachoeiras e passeios de lancha são muito disputados. Os preços dos hotéis costumam subir bastante e é preciso se organizar com antecedência para não ficar sem uma vaga. A boa notícia é que os feriados deixam Capitólio muito animada! Festas e grandes shows estão garantidos e os baladeiros certamente serão bem felizes por lá! Se o que você busca é agito, vá nos feriados. Se você quer mesmo é uma cachoeira sossegada e dias de descanso, prefira os períodos de baixa temporada.
Verão em Capitólio — de dezembro a março
Apesar de parecer uma ótima ideia tomar alguns banhos de cachoeira em dias mais quentes, o verão pode não ser a melhor época para viajar a Capitólio. Apesar da temperatura agradável — em janeiro, a média máxima é de 28°C e a mínima de 20°C —, os meses de dezembro, janeiro, fevereiro e março marcam o período com maior volume de chuvas, o que pode atrapalhar os passeios de barco e também as visitas às cachoeiras. Os meses de dezembro e janeiro são os mais chuvosos, com precipitação acima de 240 mm. A chuva começa a diminuir a partir de março e a chegada do outono marca um dos melhores períodos para viajar rumo a Capitólio.
Outono em Capitólio — de abril a junho
O outono é uma excelente época para viajar a Capitólio. O mês de março fecha o verão e com ele as chuvas dão uma trégua. O problema do outono é que a temperatura estará um pouco mais baixa, o que exige mais coragem para entrar na água das cachoeiras. A vantagem do outono é que o céu azul estará reinando e os passeios estarão garantidos. Abril é o melhor mês do outono para a viagem, com temperatura máxima de 27°C e mínima de 18°C. Já o mês de junho, prévia do inverno, é considerado o mês mais frio e um dos mais secos, com média de temperatura máxima em 24°C, mínima de 13°C e índice pluviométrico de 18 mm.
Inverno em Capitólio — de julho a setembro
O inverno é o período mais seco de Capitólio. A média de precipitações no mês de julho é de apenas 17 mm e o friozinho já está instalado, tornando as noites bem frescas e os banhos de cachoeira e na represa de Furnas mais gelados. Com a diminuição das chuvas, as cachoeiras também perdem um pouco de força e ficam com menos água, mas o cenário continuará lindo. A partir de agosto a temperatura começa a subir e chega à máxima de 27°C em setembro, período que marca também o retorno das chuvas. Agosto e setembro são excelentes meses para viajar a Capitólio.
Primavera em Capitólio — de outubro a dezembro
Outubro abre a primavera com dias quentes e pouca chuva. A temperatura máxima fica em 28°C e a mínima em 18°C, sendo outubro um bom período para a viagem. A partir de novembro, apesar da boa temperatura, as chuvas voltam com força, o que torna os passeios mais difíceis, especialmente nas rotas que exigem veículos 4x4.
Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos
Fazer um seguro de viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.