Capitólio

Serra da Canastra

0 avaliação
0% recomendam
0

A região da Serra da Canastra é vizinha a Capitólio e merece toda a sua atenção. Quem tiver mais tempo para viajar poderá até mesmo se hospedar alguns dias por lá (boas bases para hospedagem são as cidades de São Roque de Minas e Vargem Bonita). Sede do Parque Nacional da Serra da Canastra e também de diversas fazendas produtoras do famoso Queijo Canastra, a região oferece um circuito turístico riquíssimo e que agrada tanto pelas paisagens e belezas naturais quanto pela experiência gastronômica.

Parque Nacional da Serra da Canastra

Para começar uma visita à Serra da Canastra, invista em algumas atrações do Parque Nacional da Serra da Canastra. No parque, vale conhecer a nascente do Rio São Francisco, a grandiosa Cachoeira Casca d’Anta (maior queda d’água do São Francisco) e diversas piscinas naturais. As atrações podem ser visitadas em um mesmo dia em passeio a partir de Capitólio e, com um pouco de sorte, você ainda terá o privilégio de avistar muitas aves e animais como o tamanduá-bandeira e o veado campeiro. É um ótimo passeio para ter uma visão geral da beleza natural da região. Com mais tempo na Serra da Canastra, vale ir à Cachoeira da Chinela, à Cachoeira do Cerradão, à Cachoeira da Lavrinha e às cachoeiras do Complexo Capão Fôrro. Toda a região é linda!

É importante dizer que a estrada que leva ao Parque Nacional da Serra da Canastra muitas vezes não é acessível a carros sem tração, especialmente em época de chuva. Dentro do parque, alguns caminhos são possíveis apenas com carros 4x4 em qualquer época do ano. Antes de pegar estrada, entre em contato com o parque para saber as condições de acesso. Caso não seja viável para carros comuns, vá com uma agência e não corra o risco de ficar atolado por lá. Cada atração tem acesso por um portão diferente. O principal, que leva à Cachoeira Casca d'Anta, é o portão 3, mas outros portões levam a outros destinos interessantes do parque. Veja o mapa do Parque Nacional da Serra da Canastra e antes do passeio confirme com a administração se não houve mudanças nos números dos portões de acesso. O melhor é seguir o mapa pelas cidades e caminhos e não pelos números.

Queijo Canastra

O Queijo Canastra é Patrimônio Cultural e Imaterial Brasileiro e você não pode deixar de conhecer alguns dos produtores que deram fama, sabor e qualidade a essa maravilhosa iguaria mineira. Ao visitar a Serra da Canasta aproveite para percorrer a Rota do Queijo e visitar as fazendas onde são produzidos alguns dos melhores e mais premiados Queijos Canastra. A região com maior concentração de produtores está nos arredores de São Roque de Minas, a 90 km de Capitólio. Um passeio pelas estradas rurais leva a lugares maravilhosos, como a Estância Capim Canastra (Queijo do Guilherme), onde há um lindo espaço para jantares especiais; o Sítio Bela Vista (Queijo do Ivair), onde a prosa vai longe e o queijo é maravilhoso; a Fazenda São Bento, com a chance de comprar in loco o famoso queijo do Zé Mário; e a fazenda Pingo do Mula, onde uma maravilhosa vivência permite ao turista produzir um queijo, fazer degustação com diversos níveis de maturação e ainda saborear uma deliciosa refeição de em meio ao cenário da Serra da Canastra. Um pouco mais distante, mas não menos saboroso, visite o Queijo do Serjão, conhecido pelo raro mofo branco na produção do Canasta. O Serjão está na cidade de Piumhi e vale dar uma paradinha por lá a caminho de Capitólio.


Avalie Serra da Canastra