Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

Lago da Represa de Furnas

O Lago da Represa de Furnas ganhou fama de “mar de minas” e a grandiosidade de suas águas, com 1440 km² de área, faz mesmo dele um lugar espetacular. Maior atração da região de Capitólio, o lago é cercado por uma linda paisagem formada por cachoeiras e cânions que dão ainda mais beleza ao lugar. Navegar pelas águas do Lago de Furnas é o ponto de partida de quase todo turista que visita Capitólio e vale cada minuto do passeio. 

As principais atrações do Lago de Furnas são os Cânions de Capitólio com duas lindas cachoeiras que podem ser vistas também do alto do mirante —, a Cachoeira Lagoa Azul, a Cachoeira Cascatinha, a Cachoeirinha da Ilha e o Vale dos Tucanos. Além das atrações naturais, no Lago de Furnas há também bares flutuantes e restaurantes que fazem a festa dos turistas e servem de apoio nos dias de passeio. Aproveite um belo dia de sol e siga para um delicioso banho nas águas do “mar de Minas”.

Para conhecer o Lago de Furnas, vale contratar um passeio de lancha ou chalana. Os tours — com saída da Ponte do Rio Turvo ou do bairro Escarpas do Lago — no geral são de quatro ou oito horas. Quanto mais tempo, mais você poderá conhecer e aproveitar. Vale também alugar uma embarcação particular para fazer um roteiro personalizado e curtir do jeitinho que você desejar. Os preços dos passeios variam de acordo com o tempo de duração do tour e o tipo de embarcação escolhido e têm valores entre R$ 80 e R$ 200. 

É importante dizer que os passeios pelo Lago de Furnas são muito concorridos em dias de feriado prolongado, quando a cidade lota de turistas. Nesse caso, é bom agendar o passeio com antecedência e dar preferência às saídas a partir do Escarpas do Lago, bairro de Capitólio localizado à beira do Lago de Furnas. O local é sempre mais tranquilo se comparado à Ponte do Rio Turvo, na MG-050.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Capitólio

Lago da Represa de Furnas

MG-050
Capitólio