Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Cerro Tronador e Glaciar Ventisquero Negro

Cerro Tronador é a maior montanha da região de Bariloche, com 3556 metros de altitude. Traduzido como "monte trovão" em português, o nome se deve ao barulho produzido pelo desprendimento do gelo — o cerro possui sete geleiras.

O monte é, na verdade, um vulcão extinto e fica a 80 km de Bariloche. Ele faz parte de Cordilheira dos Andes e delimita a fronteira de Argentina e Chile. Em um passeio de dia inteiro, dá para chegar aos pés do Cerro Tronador e admirar o glaciar de Ventisquero Negro.

Essa é a sua oportunidade de ver uma geleira em Bariloche — em destinos mais ao sul da Patagônia, como El Calafate ou mesmo Ushuaia, elas são mais comuns. Logo abaixo, há um pequeno lago azul clarinho, proveniente dos glaciares.

Você pode fazer esse passeio com excursões, contratadas por agência local ou no site da Civitatis, ou por conta própria, de carro. Só atente que boa parte do caminho é feito por estrada de terra, então o trajeto é mais longo do que parece.

Cerro Tronador: como é o passeio

Saindo do centro da cidade, a aventura começa pela famosa Ruta 40 em direção ao sul, percorrendo as costas dos lagos Gutiérrez e Mascardi até chegar estrada Provincial 82. No caminho, você encontra mirantes para observar os montes Bonete e Cresta de Gallo.

Passando Villa Mascardi, vira-se à direita, percorrendo um caminho rodeado de bosques. É uma área adorada por praticantes de montanhismo, das escaladas e da pesca. Ao chegar ao rio Manso, que nasce em cima do Cerro Tronador de Bariloche e vai mudando de cor ao longo do caminho, pare na ponte Los Rápidos para observar as trutas nadando apressadas nas águas cristalinas.

A rota continua por um caminho sinuoso que sobe até alcançar a altura máxima. Dali se observa o vale do Rio Manso superior em quase toda a sua extensão, com seu curso serpenteante e de águas esverdeadas. Então, segue-se até Pampa Linda, um refúgio aos pés das montanhas onde visitantes costumam almoçar.

A descida continua até chegar ao último mirante do caminho, o Ventisquero Negro, uma geleira que desce do Tronador. Na volta, você pode desviar e pegar o caminho até a cachoeira Los Alerces para contemplar essa queda d’água de 30 metros de altura.

O ingresso para acessar toda essa área protegida custava, em abril de 2024, o equivalente a R$ 40. Você pode ver fotos do passeio e fazer a reserva neste site.

Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos

Fazer um seguro de viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Bariloche

Cerro Tronador e Glaciar Ventisquero Negro

Cerro Tronador
San Carlos de Bariloche