Melhores Destinos
Argentina

Ushuaia

Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Ushuaia é a cidade do fim do mundo. Fica ao sul do Planeta, no final da Cordilheira dos Andes, a última parada antes da Antártida. Falando assim, parece ser um lugar isolado, inóspito, talvez até temido — e já o foi! Mas hoje é um dos destinos turísticos mais incríveis da Argentina. Neste guia, a gente te mostra por quê. 

Ushuaia: vale conhecer?

Rodeada por montanhas com o topo branquinho de neve, Ushuaia, na Argentina, tem lagos azuis, bosques patagônicos e uma história curiosa, construída sobre uma penitenciária de criminosos reicindentes. É ótima para quem quer gastar a sola do sapato em trekkings, mas também agrada aos "levantadores de garfo" — veja onde comer no Ushuaia.

Ushuaia

Eu viajei para lá em fevereiro de 2024 com a missão de responder às dúvidas dos viajantes, cada vez mais numerosos, do Ushuaia. Admito que embarquei um pouco receosa do que encontraria em termos de clima, estrutura e percurso. Mas tudo se revelou mais simples do que eu previa, e mais bonito também. 

Lá eu vi baleias e pica-paus, caminhei no meio de pinguins, peguei o gelo de um glaciar na mão em pleno verão, fiz algumas das trilhas mais bonitas da minha vida e comi empanadas até não aguentar mais, literalmente. Fui embora com o coração apertadinho: o fim do mundo acabou se revelando um lugar apaixonante e acolhedor. 

Ushuaia

Onde fica Ushuaia

Com pouco mais de 80 mil habitantes, Ushuaia é conhecida como a cidade do fim do mundo por ser a mais austral (ao sul) do Planeta. Ela fica mais próxima da Antártida do que de Buenos Aires, três vezes mais. São 3 mil quilômetros da capital argentina e, em linha reta, só 1 mil quilômetros do continente de gelo. 

Ushuaia

Ussuaia, como pronunciam os argentinos, localiza-se no sul da Patagônia Argentina e é a capital da província da Terra do Fogo. Ela foi construída às margens do Canal de Beagle, um estreito que liga os oceanos Atlântico e Pacífico no rabinho da América do Sul. Durante muito tempo esse canal foi sua única ligação com o resto do mundo. 

Por isso tem cara de cidade portuária e, podem me chamar de doida, enxerguei até um jeitinho de faroeste, talvez pelas décadas de isolamento. Ao caminhar pelo Centro, não deixe de admirar as casas antigas de madeira ou zinco, com decoração no beiral do telhado e fachadas bem pintadas. Elas parecem dizer: fizemos o melhor com o que havia. E os ushuaienses fizeram mesmo. 

Voos para Ushuaia

Chegar lá pode soar como uma saga, mas é mais fácil do que parece. Ushuaia tem seu próprio aeroporto, a meros 5 quilômetros do Centro. O terminal (bem charmoso, diga-se) recebe voos frequentes de cidades como Buenos Aires, Córdoba e El Calafate. Não havia, em fevereiro de 2024, voos direto do Brasil. Eu tive que fazer uma escala em Buenos Aires e, depois, o voo para Ushuaia durou 3h45min. 

Ushuaia

Baixe o aplicativo do Melhores Destinos e ative as notificações para América do Sul para ser alertado sobre promoções de passagens, ou use o nosso buscador para encontrar os melhores preços de passagem para o Ushuaia hoje.   

Mas também tem gente que sonha em chegar no "fim do mundo" com seu próprio carro, kombi, van, moto, motorhome, jipe... Os mais aventureiros viajam a partir do Alasca com o objetivo de chegar a Ushuaia, ou vice-versa, encarando até 17.000 km! Consegue se imaginar fazendo isso?

Leia tudo sobre como chegar ao Ushuaia.

Temperatura em Ushuaia

Essa é uma das dúvidas mais recorrentes dos viajantes, e já deu para sentir que tem fundamento, né?! O frio do Ushuaia é famoso e predomina ao longo do ano. A cidade tem uma temperatura média anual de 6ºC, o que é uma pena, porque as prainhas do Canal de Beagle são assim: cristalinas e congelantes. 

Ushuaia

No inverno, a média fica em torno dos 2ºC e a neve é abundante. No verão, é bem raro nevar, mas a média ainda é baixa para nós brasileiros, de 10ºC, com temperatura despencando à noite. Se você for nessa época, a mala beira o cúmulo da diversidade, focada em frio, calor, vento, chuva, sol; em fevereiro, eu usei camiseta de manga curta em um dia, ceroula e touca de lã no outro. 

Então minha dica é: consulte a previsão do tempo e, automaticamente, desconfie dela. O tempo muda a todo instante; é muito comum estar todo cinza e mal-humorado uma hora e, logo depois, o sol brilhar no céu azul. Então não desanime se encontrar muitas nuvenzinhas de chuva na previsão. 

Tire todas as suas dúvidas sobre o clima e quando ir a Ushuaia.

Hotel em Ushuaia

Ushuaia tem de pousadas simples a hotéis luxuosos. O mais prático é se hospedar no Centro, de preferência perto da Avenida San Martín, para conhecer alguns dos pontos turísticos da cidade a pé, ir a restaurantes, ver lojas, essas coisas. Para quem quer sossego e tranquilidade, há hotéis pomposos que ficam mais afastados do Centro, mais especificamente na subida para o Glaciar Martial ou junto ao Canal de Beagle

Especialmente se você for viajar no auge do verão ou no inverno, não deixe para fazer a reserva na última hora. Hospedagem no Ushuaia não é coisa barata; é necessário comparar preços para encontrar o melhor custo-benefício.

Ushuaia — as melhores opções de hospedagem!

A lista a seguir apresenta ótimas opções de hospedagem em Ushuaia. As acomodações foram escolhidas pela nossa equipe, priorizando qualidade, preço das diárias e localização. Também incluímos as notas do Booking.com, que indicam a avaliação que hóspedes anteriores tiveram da acomodação.

HOTEL NOTA LINK
Hostería Aonikenk 9.2 Ver preços
Las Hayas Ushuaia Resort 9.1 Ver preços
Antarctica Hostel 9.1 Ver preços
Posada Del Fin Del Mundo 8.9 Ver preços
Hotel Tierra del Fuego 8.8 Ver preços
Hosteria y Restaurante America 8.7 Ver preços
MIL810 Ushuaia Hotel 8.4 Ver preços
Hosteria Kupanaka 8.3 Ver preços
Hotel Albatros 8.3 Ver preços
Los Naranjos 8.2 Ver preços
Pesquisar passagens aéreas

O que fazer em Ushuaia

Ushuaia parece dois destinos diferentes no verão e no inverno. De novembro a março, é a melhor época se você pretende fazer trekkings e trilhas em meio a bosques, curtindo ao máximo a luz do dia — chega a ter 17 horas de sol no solstício. Já no inverno a cidade se cobre de neve e acontece uma invasão de praticantes de esqui e snowboard.

Ushuaia

Caminhe pela orla do Canal Beagle, onde você poderá admirar as montanhas nevadas da Cordilheira dos Andes e o Porto Turístico — ali fica a placa do "fim do mundo". Do Porto, também saem as navegações pelo canal, que permitem conhecer alguns pontos de interesse, como a Ilha dos Lobos e o Farol Les Eclaireus. Ah, também dá para ver pinguins no Ushuaia: a Isla Martillo chega a receber mais de 7 mil deles na época de reprodução. 

Para entender melhor a história da cidade, faça a visita guiada ao Antigo Presídio do Ushuaia (foto abaixo) ou o passeio no Trem do Fim do Mundo. Essa locomotiva é uma das formas de entrar no belíssimo Parque Nacional Tierra del Fuego (foto acima), o lugar perfeito para fazer trilha. É neste parque que fica o curioso Correio do Fim do Mundo, onde você pode mandar um postal para qualquer canto do planeta.

Ushuaia

O trekking no Glaciar Martial é surpreendente do começo ao fim. Difícil dizer qual é mais bonito, se ele ou a trilha da Laguna Esmeralda. O que é a cor dessa água, minha gente?! Para quem prefere evitar a fadiga, há o Circuito dos Lagos, um passeio motorizado de dia inteiro que leva aos lagos Fagnano e Escondido, além de a outros vales da Ruta 3. 

No inverno o cenário muda. De meados de junho ao começo de outubro, o Cerro Castor é a maior atração da cidade. O Centro de esqui do Ushuaia conta com um complexo impressionante: tem 35 pistas de diferentes níveis de dificuldade, snowpark, pista de patinação e oito pontos gastronômicos. 

Nessa época, você também precisa conhecer os centros invernais que margeiam a Ruta 3, onde dá para fazer esqui cross-country, caminhada com raquetas, andar de moto de neve ou mesmo de trenó puxado por cachorros. 

Veja tudo o que fazer em Ushuaia

Ushuaia: cruzeiros para a Antártida

Ushuaia é a capital do turismo antártico: 95% das pessoas que realizam o sonho de ir ao continente de gelo partem ou fazem uma parada ali. Isso porque a cidade fica a apenas mil quilômetros de distância e tem um porto com infraestrutura adequada para navios de expedição. 

Essas viagens ocorrem entre novembro e abril, ou seja, apenas nos meses mais quentes. Além de ver icebergs em suas mais variadas formas, os visitantes podem avistar baleias, focas, pinguins e vários tipos de aves. Eu imagino que seja mesmo uma aventura inesquecível, até porque a fatura do cartão não deixa esquecer: é difícil de encontrar roteiro por menos de R$ 50 mil. 

Se esse é o seu sonho, sugerimos que faça contato com a Secretaria de Turismo do Ushuaia. Eles podem fornecer a relação atualizada de agências que oferecem os cruzeiros. 

Ushuaia

Ushuaia — Argentina: informações essenciais

Quais documentos são necessários?

Turistas brasileiros não necessitam de visto e nem mesmo de passaporte: o RG é suficiente, desde que tenha menos de dez anos de expedição. Caso você vá alugar um carro lá, a nossa CNH é aceita. Mas leve o documento físico, porque pode ser que encrenquem com a versão digital. 

Não é obrigatório fazer seguro-viagem, mas a gente sempre indica, porque qualquer imprevisto ou despesa com saúde pode sair uma fortuna. 

Utilizando o cupom promocional MELHORESDESTINOS no momento da compra do seguro-viagem no site da Allianz, você garante um desconto exclusivo.

Que dinheiro levar a Ushuaia?

A moeda da Argentina é o peso argentino (ARS), simbolizado pelo $ em prateleiras e cardápios de todo o país. Diante das mudanças políticas e econômicas mais recentes, pode ser difícil saber qual moeda levar para a Argentina. Eu enviei uma quantia para sacar em pesos na agência da Western Union de Ushuaia e usei muito as contas digitais internacionais Wise e Nomad. A gente esclarece mais no post que moeda levar para a Argentina

Para abrir uma conta na Nomad, clique aqui e utilize o cupom MELHORESDESTINOS20 para ganhar até US$ 20 de bônus após enviar a primeira remessa.

Que transporte eu uso no Ushuaia?

No Ushuaia há táxi, remis (motoristas que fazem corridas com preços tabelados), ônibus, translados compartilhados, e até Uber já começou a funcionar por lá, a passos lentos. Também tem a opção do aluguel de carro, para quem não abre mão do conforto, e muita coisa você conseguirá fazer a pé. A gente explica as vantagens e desvantagens de cada um no post de transportes em Ushuaia

Posso ver aurora austral no Ushuaia?

Alguns viajantes têm esperança de avistar aurora austral nos céus do Ushuaia, mas esse é um fenômeno muito raro, normalmente só acontece na Antártida. Eu só não vou dizer que é impossível porque, em maio de 2024, durante a maior tempestade solar dos últimos 20 anos, ocorreram registros no Ushuaia. Mas não crie muita esperança, foi um espisódio atípico: não costuma ter aurora boreal no destino da Argentina, nem nos meses mais frios. 

Como funciona a internet por lá?

O sinal de internet móvel é bom no Centro do Ushuaia, mas falha à medida que você avança na Ruta 3 para fazer passeios mais distantes. Então, se você depende de aplicativo de GPS no celular, é interessante baixar o mapa ou ativá-lo para funcionar no modo offline.

Eu utilizei a internet da Airalo, um eSIM (chip virtual) que permite comprar planos de dados móveis temporários ao viajar para o exterior. O roaming de operadoras brasileiras também funciona bem por lá — cheque a política do seu plano.  

Use o código exclusivo MELHORESDESTINOS15, que dá 15% de desconto em qualquer compra no serviço. Basta acessar o site do Airalo e usar o cupom de desconto.

Ushuaia

Lagunda Esmeralda. Fotos: Jéssica Weber/Melhores Destinos

Os passeios em Ushuaia mais buscados pelos turistas