Cidade do Cabo

A Cidade do Cabo, ou Cape Town na língua original, é a capital legislativa da África do Sul e foi uma das sedes da Copa do Mundo de 2010. Detentora de belas paisagens e de um astral contagiante, a cidade é símbolo da miscigenação de culturas e, de quebra, é reconhecida como uma das cidades mais bonitas do mundo. Ideal para pessoas de todas as idades, a chamada cidade-mãe é vibrante e cheia de atrativos - quando você se der conta, já foi conquistado!

O Cabo é completamente diferente daquela imagem que muita gente tem da África como um todo, com calor forte e animais disputando comida nas savanas. A comparação mais próxima e comum que se faz é com o Rio de Janeiro. Prepare-se para conhecer um lugar com muito verde, montanhas, praias e um mar estonteante! A geografia da região é privilegiada - isso é incontestável - e você pode acabar encontrando por lá coisas que não imaginava, como pinguins, focas e tubarões.

Por onde quer que se chegue, o primeiro lugar que chamará sua atenção ao circular pela Cidade do Cabo provavelmente será a imponente Table Mountain. A montanha tem cerca de 3km de extensão e é um dos grandes símbolos da África do Sul. Difícil é dizer se a vista é mais bonita de baixo ou lá de cima; a subida, feita por bondinhos ou por caminhadas, é simplesmente imperdível! 

Outro lugar que não pode faltar em nenhum roteiro é o Waterfront. A área portuária da cidade foi revitalizada e ganhou outra cara, com shoppings, lojas, bares e ótimos restaurantes. Falando nisso, comer bem por preços justos é um dos grandes incentivos dos viajantes. Nos cardápios não faltam peixes e frutos do mar, além dos ótimos vinhos, produzidos na região.

Se o que você gosta é de natureza, então esse é o lugar certo. Praias como Clifton e Camps Bay são a sensação no verão, mesmo que o mar seja gelado o ano todo. Para ver paisagens como as de filme, a dica é passar pela Chapman's Peak Drive e, então, chegar ao Cabo da Boa Esperança e a Cape Point, uma das pontinhas do continente africano. Vale a pena parar também na fofíssima Boulders Beach, uma praia com uma colônia de pinguins, e caminhar pelo agradável Kirstenboch Botanial Garden, onde muitas pessoas fazem piqueniques ao ar livre. 

A Cidade do Cabo tem paisagens incríveis, muitos pontos turísticos e um povo que o recebe de braços abertos e sorrisos constantes. Apesar de ser uma cidade grande e de o transporte público deixar a desejar, o trânsito flui bem e o ritmo de vida alegre conquista. O apartheid, regime de segregação racial que por muitos anos vigorou por lá, é um fato que em nada condiz com as belezas do país. Conhecer a África do Sul é se aprofundar numa história triste, surpreender-se com a natureza, mas, acima de tudo, voltar renovado e aprender a respeitar as diferenças.