Dicas de San Andrés
- Não é obrigatório passaporte nem visto para viajar a San Andrés. Por pertencer à Colômbia, brasileiros que viajam a turismo poderão entrar no país apenas portando um RG com foto identificável. Caso faça conexão no Panamá, consulte sua companhia aérea sobre a necessidade de ter um passaporte.
- Desde março de 2017 é exigido dos brasileiros o Certificado Internacional de Vacinação comprovando que o viajante tomou a vacina contra febre.
- Um cartão de turismo, no valor de 48.000 COP, é exigido para conhecer as ilhas de San Andrés, Providência e Santa Catalina. O cartão é vendido nas próprias companhias aéreas antes da chegada à ilha, sendo exigido tanto na entrada como na saída, por isso não o perca. Outra dica importante é observar junto à companhia aérea que fará sua viagem, qual é a moeda aceita para o pagamento desse cartão. Em Bogotá, por exemplo, a Copa só aceita o pagamento em pesos colombianos, no Panamá são aceitos dólares.
- A moeda utilizada em San Andrés é o peso colombiano. Cartões de crédito e dólar são amplamente aceitos. Clique aqui para mais informações sobre dinheiro e gastos.
- San Andrés é uma ilha quente durante todo o ano; não deixe de levar roupas leves, protetor solar e chapéu. É recomendável, também, ter um calçado para mergulho e snorkel, evitando, assim, os gastos com aluguel. O sapato para mergulho, feito em neoprene e borracha, é indicado mesmo para quem não fará mergulhos profundos, pois a região de San Andrés tem muitas pedras e areia com pedrinhas, que podem incomodar caso você esteja descalço. O calçado, assim como a máscara e o protetor solar, são encontrados por bons preços nas lojas de San Andrés.
- É importante lembrar que grande parte dos estabelecimentos comerciais funciona em um horário diferente do Brasil. As lojas abrem em torno das 9h, fecham às 12h30 e reabrem às 15h, funcionando até as 20h/20h30.
- Muitas tomadas na região possuem dois pinos chatos e um pino redondo; para evitar problemas para recarregar seus equipamentos eletrônicos viaje preparado com um adaptador.
- Fique ligado com o assédio dos ilhéus. Em alguns pontos turísticos eles tentarão convencê-lo a utilizar seus serviços em troca de valores exorbitantes. Esteja ciente dos preços cobrados na ilha para não ser passado para trás; muita gente desprevinida acaba sendo explorada. Achou caro? Negocie!
- O mar de San Andrés é espetacular, porém o cuidado com a ilha é precário. Há uma quantidade enorme de lixo espalhado pelas ruas e pelas estradas. Uma pena.
- San Andrés não tem fonte de água doce e toda a água local é dessalinizada. Ajude, evitando o desperdício.
Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos!
Fazer um seguro viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.