San Andrés

Como chegar a San Andrés

San Andrés é uma ilha caribenha que está a cerca de 190km da Nicarágua e a 780km da Colômbia. Apesar de a ilha atualmente ser parte do território colombiano, esse é um motivo de grandes discussões entre os dois países - principalmente por parte da Nicarágua, que deseja incorporá-la ao seu território. 

Da mesma forma como ocorre na parte continental da Colômbia, brasileiros que viajam para San Andrés não precisam de visto, bastando portar um passaporte válido ou RG com foto identificável. É necessário, no entanto, comprar uma tarjeta turística para entrar na ilha, no valor de 46.800COP, que pode ser adquirida com as próprias companhias aéreas. Na saída de San Andrés ou viagem para Providência, essa tarjeta é exigida; portanto, não a descarte. Caso faça conexão no Panamá, consulte sua companhia aérea sobre a necessidade de levar o passaporte. 

Avião
Brasileiros que desejam conhecer San Andrés contam com três empresas: Avianca (com conexão em Bogotá), LAN (com conexão em Lima) e Copa (com conexão no Panamá). Na chegada ou na saída da ilha é comum ter bolsas e o próprio corpo revistado a fim de evitar o contrabando de drogas. 

Voar é a maneira mais fácil para brasileiros chegarem ao destino, já que cruzeiros não são tão comuns. O Aeroporto Gustavo Rojas, em San Andrés, é pequeno, porém possui toda a estrutura básica para o passageiro, incluindo lojas duty free

Na hora de deixar a ilha, é recomendado pelas companhias estar no aeroporto com duas horas de antecedência - sugerimos realmente seguir esse conselho, porque quando os voos estão cheios, formam-se filas grandes no embarque e na imigração. Antes do check-in a companhia aérea lhe guiará a passar por um balcão da Aeronáutica Civil, onde será feito um procedimento para isentar-se de um imposto de US$ 34, normalmente pago ao deixar a Colômbia se o tempo de permanência no país é superior a 60 dias. Não se esqueça de pegar seu comprovante emitido pelo órgão regulador e apresentá-lo no embarque do voo de saída do país. 

Conexão em Bogotá com Avianca
Quem parte de alguma capital brasileira com destino a San Andrés precisa ficar atento ao desembarcar na capital colombiana para conexão. Em muitos casos, o tempo entre um voo e outro é pequeno e insuficiente para chegar a tempo de pegar a conexão para San Andrés. Não raramente formam-se longas filas na imigração colombiana, que acabam por atrasar todo o processo. 

Outra dica importante e que pode exigir ainda mais tempo para conexão em Bogotá é que, dependendo do terminal onde seu voo chegará, pode ser preciso fazer um translado de ônibus entre os terminais do aeroporto. O ônibus é gratuito e transporta passageiros entre os terminais internacional e doméstico do El Dorado. 

Devido aos voos com pouco tempo de conexão em Bogotá, as malas podem chegar depois do passageiro a San Andrés. Se você já comprou sua passagem, recomendamos caprichar na mala de mão e colocar todos os itens essenciais para um ou dois dias na ilha; se ainda não comprou a passagem, dê preferência para voos com cerca de 3 horas de conexão. 

Atente-se para o fato de que faz frio em Bogotá e um agasalho é imprescindível durante a conexão. 

  • Aeroporto-de-san-andres

    Aeroporto Internacional Gustavo Rojas Pinilla

    Nota:  de 10 (0)

    O Aeroporto Internacional de San Andrés é pequeno e ao mesmo tempo bastante importante para o turismo colombiano. As principais empresas aéreas que operam no terminal são: Avianca, Taca, LAN e Satena, com voos para cidades como Bogotá, Medellin, Cali, Cartagena e Providência.

    Mesmo com o tamanho reduzido, você...

Tudo que você precisa saber sobre San Andrés !

Esse texto sobre Como chegar a San Andrés faz parte do guia de San Andrés no Melhores Destinos

Comentários para Como chegar a San Andrés

  • Foto Valter Jr. há 5 anos

    Tem de pagar 46.800 para entrar la???

  • 9f4cf Rodrigo Braga Correia há 5 anos

    São 46.800 pesos colombianos imagino... cerca de R$ 55,00

  • 20140101003802 Marjoly há 4 anos

    Como vou de Cartagena para San Andrés? Qual a melhor opção?

  • Img102194811957374 Maiquel Bueno há 4 anos

    Pessoal, alguém sabe se é necessário apresentar carteira de Vacina da Febre Amarela ao entrar na Ilha San Andrés e Providência?

  • Missing Diego há 4 anos

    Pessoal, certeza que brasileiros entram somente com documento de identidade?

  • Img102194811957374 Maiquel Bueno há 4 anos

    Na dúvida estou levando passaporte e carteira de vacinação.

  • 264mw Camille Panzera há 4 anos

    San Andrés é território colombiano, portanto é necessário apenas um RG para entrar. Nenhuma vacina é exigida.

  • Missing Diego há 4 anos

    É que meu padrasto quer ir mas ele não tem passaporte.

    Mas para ajudar, quem sabe algum dia já foi a dúvida de ,outros também ele possui apenas carteira de motorista. Lembrando que este documento serviu para ir ao Paraguai e Argentina, também pertencentes ao Mercosul.

    Resumindo, será que somente com carteira de motorista é permitido entrar na ilha?

  • 264mw Camille Panzera há 4 anos

    Carteira de Motorista não serve, tem que ser o RG ou o passaporte para ir pra Colômbia. Em regra, a CNH não vale para sair do Brasil. Acho até estranho que seu padrasto tenha ido pro Paraguai e Argentina com ela; por acaso ele estava em Foz do Iguaçu?

  • Missing Diego há 4 anos

    Exatamente, mas ele foi bem adiante nos países vizinhos, antes que pense que apenas foi nas fronteiras hahaha

    E agradeço a colaboração Camille :)

  • 264mw Camille Panzera há 4 anos

    Oi, Diego... Acredito que só aceitaram a CNH dele porque ele estava em Foz do Iguaçu, mesmo. Entre Foz e Ciudad del Este não existe um controle de imigração forte; já entre Foz e Puerto Iguaçu (Argentina) existe um acordo que permite que os brasileiros usem a CNH, mas pelo que sei o limite legal no país usando a CNH para entrada é pequeno. Enfim, a regra é que só o RG e passaporte são válidos para sair do Brasil e ir para outro país, a CNH só vale para dirigir. Tentem tirar o RG ou passaporte, dependendo de onde vocês moram os documentos ficam prontos rapidinho. Abs. :)

  • Missing Iaina há quase 4 anos

    Maiquel,
    Se vc for pelo Panamá sim, soube que precisa da carteira internacional de vacina Febre Amarela no Panamá, mesmo que seja só escala.
    Abs.

  • Img102194811957374 Maiquel Bueno há quase 4 anos

    Obrigago pela informação Laina!
    Já havia providenciado por precaução, amanhã estou embarcando pra essa aventura :)
    Abraço!

  • Pkkmt Vinícius Cameloo há quase 4 anos

    Boa tarde? como faço para ir de Cartagena para a Ilha de San Andres? Obrigado

  • Sdc14549 Aninha há quase 4 anos

    Olá Camille... ficarei por 7 dias em Cartagena e estive pensando em visitar a Ilha de San Andrés... É possível? Como faço para ir? Quanto tempo demora? Muito obrigada pela ajuda...

  • 264mw Camille Panzera há quase 4 anos

    Olá, Vinícius e Aninha, para ir de Cartagena a San Andrés é preciso ir de avião e o voo dura cerca de 1h30. Pelo que sei, a Copa é a única empresa que tem voo direto. Abs.

  • 1609604676668702383326719284984n Thaís Rodrigues há quase 4 anos

    Camille,
    boa tarde!
    estou receosa com essa questão das bagagens chegarem depois devido ao tempo de conexão em Bogotá.
    O meu caso é o seguinte, saio de Guarulhos, vou para Bogotá e de lá vou pra Cali, fico somente 1hr35min em Bogotá. As chances de perder o vôo pra Cali são grandes né? O que eu faço nesse caso?
    Já em Cali, fico 12 horas até embarcar para San Andres. Será que corro o risco da minha bagagem chegar só depois em San Andres mesmo ficando 12hr em Cali?
    Vou de Lan.
    'marinheira de 1ª viagem" é complicado né?! rsrsrsr

    Obrigada (:

  • Missing Davi Ferreira de Almeida há quase 4 anos

    Tive problemas para viajar para San Andres pela Copa, na hora da venda ninguém informou que precisava de passaporte, porém não pude embarcar somente com o RG.
    Já pela LAN ( TAM ) ou avianca não é preciso de passaporte.
    Se pensam em viajar pela Copa AirLines, é preciso do Passaporte.

  • 264mw Camille Panzera há quase 4 anos

    Oi, Thaís. É difícil dizer o que pode acontecer com a bagagem, se vai chegar depois ou não. Por não saber o que pode acontecer é que eu recomendo que você leve uma bagagem de mão com coisas essenciais, tipo umas roupas e escova de dentes. Eu perdi a conexão em Bogotá por falta de tempo, mas a companhia não era a Lan...

  • 1609604676668702383326719284984n Thaís Rodrigues há quase 4 anos

    Camille,
    muito obrigada!
    Mas nesse caso de perder a conexão, a responsabilidade é da companhia aérea né?
    (:

  • Missing Iaina há quase 4 anos

    Oi Camille,

    Para qq viagem que vc faça, recomendo que leve dentro do voo uma outra mala pequena com algumas coisas essenciais e umas peças de roupa para pelo menos uns 2 dias, sempre levo e isso já me salvou quando fui para Londres e minha mala só chegou 1 semana depois.
    A empresa reembolsa depois, mas vc acaba tendo que gastar por sua conta e só recebe sabe Deus quando. Além disso, te deixa mais tranquila para curtir a viagem, caso a mala atrase.
    Aproveitando, como disse que é marinheira de 1ª viagem, rsrs..leve uns remédios que esteja acostumada a tomar, coisa básica tipo p dor de cabeça, sonrisal, dor de barriga etc..."just in case".
    Se quiser conversar a respeito ou mais dicas é só falar. Aconselho tb para viagens internacionas fazer seguro saúde, é baratinho e mais seguro.

    Abraço :)

  • Missing Iaina há quase 4 anos

    Davi,

    A sua conexão para San Andres voando pela Copa é no Panamá? Se for, é por causa disso que precisa de passaporte.

    Fiquei sabendo que se formos passar no Panamá mesmo que em escala, precisaremos de passaporte válido e certificado internacional de Vacina contra Febre Amarela. A Colômbia não pede isso, mas o Panamá sim.

  • 1609604676668702383326719284984n Thaís Rodrigues há quase 4 anos

    Oii Iaina,
    apesar de vc ter escrito Camille, acho que foi para mim, Thaís, que vc respondeu rsrsrs
    Muito obrigada pelas dicas viiu (:
    A minha dúvida no momento é quanto a conexão, se eu perder por conta de filas na alfandega e etc.. a responsabilidade é da cia aérea né?!

    Obrigada (:

  • Missing Iaina há quase 4 anos

    Opsss a msg era para Thais e não Camille :)
    Kkkkk foi mal

  • Missing Iaina há quase 4 anos

    Dizem que a responsabilidade é deles, mas acho que depende mais de como vc comprou as passagens, se foi tudo com eles mesmos, acaba que eles resolvem "mais facilmente".
    De qq maneira é sempre bom assim que sair do voo procurar alguém da companhia, pegar nome dessa pessoa e ver se eles podem agilizar o processo.

    Já aconteceu comigo de uma moça ficar me acompanhando e me colocar para passar mais rapidamente no embarque para evitar que perdesse o prox voo.

  • 1609604676668702383326719284984n Thaís Rodrigues há quase 4 anos

    Ahhh ótimo Iaina!
    fico preocupada por estar em outro país e tal e meu espanhol não é lá grandes coisas.. kkkk
    mas muito obrigada, vc me tranquilizou.
    (:

  • 264mw Camille Panzera há quase 4 anos

    Oi, Thaís. A responsabilidade é da companhia sim. E, sinceramente, se você perdesse a conexão em Bogotá poderia não ser de todo ruim... vai que eles conseguem te encaixar em um voo direto Bogotá - San Andrés...

  • 23v9m Juliana Henz Marchauek há quase 4 anos

    Olá Camille. Essa informação da necessidade do passaporte, caso tenha conexão no Panamá, procede?
    Em todos os sites que busquei informações sobre a documentação, em NENHUM avisa que é necessário passaporte nos casos de conexão no Panamá, mas somente o RG com menos de 10 anos.

  • 264mw Camille Panzera há quase 4 anos

    Juliana, sinceramente, não sei responder a essa pergunta com certeza. Já liguei para o consulado panamenho e me responderam que não precisava do passaporte porque não haveria passagem pela imigração, mas há relatos de pessoas dizendo que o passaporte é necessário. O ideal é que você olhe diretamente com a companhia aérea, porque nem o consulado sabe informar direito.

  • Missing Iaina há quase 4 anos

    Olá Juliana e Camille,
    Estou indo para Bogotá e vou ter conexão no Panamá. Procurei em vários lugares algo sobre a necessidade ou não do passaporte e vacina da febre amarela, não encontrei nada oficial, mas uma amiga agente de viagens da CVC me disse que precisa sim.

    Enfim, pelo que ela disse e para evitar problemas, resolvi tirar certificado internacional de febre amarela, eu já tinha passaporte.
    Caso tenha algum problema e eu tenha que ficar lá por uma noite, sei lá, não me estresso e vou passear :)

    Uma dica é ligar para a Copa e perguntar a eles.

  • 20140201203933 Jenniffer Gregatti há quase 4 anos

    Camille, em bogottá não preciso de passaporte?

  • 20140201203933 Jenniffer Gregatti há quase 4 anos

    Como faço para tirar o comprovante de vacinação internacional?

  • Missing Iaina há quase 4 anos

    Jenniffer,
    Para tirar o comprovante de vacinação internacional, basta levar sua carteira de vacinação em um posto da Anvisa e eles te entregam o comprovante válido internacionalmente.
    Soube que nem todos postos da Anvisa fazem isso, verifiquei no site e escolhi um no aeroporto. O atendimento neste era horário comercial, foi rápido e me entregaram na hora.
    obs: serviço gratuito

  • Zkegw Meire Lima há quase 4 anos

    iremos a san andres de 27/10 a 04/11 com uma escala de 17 horas em lima pela lan... alguem sabe o que da pra fazer la nesse periodo...

  • 264mw Camille Panzera há mais de 3 anos

    Meire, o MD tem um guia só sobre Lima, dá uma olhada: http://guia.melhoresdestinos.com.br/lima-101-c.html

  • Sdc14549 Aninha há mais de 3 anos

    Oi Camille... seu blog realmente foi minha "bíblia" em Cartagena... nem deu tempo de pensar em sair de lá... Fiz quase tudo que você sugeriu e ainda faltou tempo... 7 dias foi pouco rsrs Amei!!! Muito obrigada pela inspiração... ;) Sucesso sempre!! bjs

  • 264mw Camille Panzera há mais de 3 anos

    Oi, Aninha! O blog não é meu, apenas faço parte da equipe, mas fico muito feliz que os textos tenham te ajudado! Muito obrigada pelas palavras! :D
    Você ainda pode deixar uma avaliação sobre San Andrés (http://guia.melhoresdestinos.com.br/avaliacoes-san-andres-115-1201-p.html) e consultar os guias de vários outros destinos que visitamos! Beijo! :)

  • Sdc14549 Aninha há mais de 3 anos

    Pois então parabéns ao blog por ter você como colaboradora! ;) E pode deixar que vou continuar consultando muuuuuuuuito outros destinos por aqui!!! Bjs...

  • 264mw Camille Panzera há mais de 3 anos

    Muito obrigada, Aninha! Boas viagens pra você! Beijo! :D

  • Missing Iaina há mais de 3 anos

    Pessoal,
    Alguém que foi por agora, com a alta do dólar sabem se compensa mais levar dólar ou peso colombiano?
    Grata

  • Zkegw Meire Lima há mais de 3 anos

    Iaina voltei de la semana passada vale levar os 2...compensou comprar perfumes em dolares... e outras coisas em pesos....boa viagem

  • Missing Iaina há mais de 3 anos

    Hummm muito obrigada Meire.
    E aí gostou de lá? Estava chovendo?

  • Sdc14549 Aninha há mais de 3 anos

    Oi Laina... Fui pra Cartagena em outubro e me arrependi de ter levado pesos colombianos. Em dólar saía muito mais em conta e sacar dinheiro direto me deu uma taxa melhor ainda... rsrs vivendo, viajando e aprendendo... rsrs :)

  • Missing Iaina há mais de 3 anos

    Nossa Aninha, sério? Estou pensando em levar uma pequena parte em pesos (para uns 2 ou 3 dias) e a outra em dólar.
    Como foi "sacar dinheiro direto"? Foi com seu cartão de débito ou tipo confidence?
    Hahahah adorei o "vivendo, viajando e aprendendo... rsrs :)"

  • Sdc14549 Aninha há mais de 3 anos

    Pois é... Acredite!!! Entrei no primeiro caixa eletrônico que achei... Logo na entrada da Cidade Amuralhada pela Torre del Reloj, pro seu lado esquerdo tem um... Depois do "Donde Fidel" rsrs (quase uma cartagenera falando... Kkkkkkk

  • Xhz3v Rodrigo Rodrigues há mais de 3 anos

    Estarei indo em março com 4 amigos e ninguem sabe fala espanhol nem ingles,gostaria de saber quais são asperguntas feitas na imigração e se dá pra entender. ou vcs acham que devemos não ir por não saber falar a lingua?

  • Sdc14549 Aninha há mais de 3 anos

    Suuuuuuuper tranquilo... Eles até arriscam um "portunhol" com a gente... rsrs Dá pra entender tudo... Arrumem um WiFi, traduzam o que estiver mais complicado rsrs E boa viagem!!

  • A269a Renata Barrero há mais de 3 anos

    Bom dia, quantos dias são suficientes para San Andres, quero conhecer no próximo ano.

  • Missing Rondon Jr há mais de 3 anos

    Olá Pessoal, gostaria de saber as dicas para escalas feitas no Panamá. Vocês acham que 1 h de intervalo entre os voos é suficiente?

  • Img20140519121146 Michelle Maragno há mais de 3 anos

    Boa tarde Camille,
    Li em outros posts que vc manda para o email um roteiro com informações sobre a ilha. Gostaria de saber se vc poderia me enviar também?
    Obrigada.

  • Missing Ana Claudia há mais de 3 anos

    Oi, gente! Vi que alguns perguntaram sobre como ir de Cartagena a San Andrés. Eu tbm estava atrás dessa informação e achei passagens caríssimas pela Copa airlines, mais de 1000 reais! Até q descobri uma cia aérea colombiana a Viva Colombia, mas pelo jeito nao faz voo direto de Cartagena pra San Andres. Tem q ir pra Bogota. Pra quem estiver em Bogota vale mto a pena, vi passagens por 209 mil cops ida e volta. E a passagem de Cartagena pra Bogota por 340 mil cops ida e volta.
    Alguem ai ja voou pela Viva Colombia?

  • Missing Cláudia. Murta Lima há mais de 3 anos

    Pessoal, preciso de uma informação. Estou indo para a Colombia agora em fevereiro, ficarei em Bogotá - San Andrés - Cartagena - Santa Marta. Dei umas pesquisadas no Skyscanner e achei uma passagem de ida Bogotá - San Andrés com um preço excelente pela Viva Colombia. E de San Andrés para Cartagena a que está com preço melhor é a Copa. Porém, quando entrei no site da Viva Colombia, não consegui efetuar a compra apenas da minha ida, segundo a empresa eu teria que comprar a ida e a volta obrigatoriamente. Isso são regras da companhia ou da ilha? O que tenho que fazer? Só posso embarcar pela Viva Colombia caso tenha a volta comprada pela mesma companhia ou se apresentar a passagem para Cartagena serve como comprovante? Ou eu teria que comprar a ida e volta obrigatoriamente e no caso, perder a volta para. Bogotá? Muito obrigada!

  • Dsc01420 Elvis há mais de 3 anos

    Oi Ana Claudia e Claudia. A Viva Colombia e uma aerolinha de baixo custo, e uma das muitas regras e que a passagem tem que ser ida e volta. Espero ter ajudado com a pequena dica.

  • Cam00355 weider martins há mais de 3 anos

    oi pessoal gostaria de enformaçoes sobre o aeroporto do panama vou fazer escala la para san andres quanto tempo gasto para pagar a taxa de embarque para ilha sera que da para fazer algumas compras la com o tempo de 3 horas sem perde o voo?

  • Missing Ana Claudia há mais de 3 anos

    Obrigada Elvis!
    Eu consegui passagem pela COPA pela opção "múltiplas cidades", com roteiro BH-Cartagena, Cartagena-San Andres, San-Andres-Bogotá, Bogotá-BH. Saiu a um preço excelente, gente!! R$ 1900,00.
    Agora to com duvida quanto a taxa pra entrar em San Andres. Em que momento eu pago isso? Seria no aeroporto de Cartagena? Ou vc paga quando chega em San Andres? Tem algum boleto pela internet?

  • Dsc01420 Elvis há mais de 3 anos

    Ana Claudia, com certeza vote achou um preço muito bom! A taxa e cobrada pela Copa antes de embarcar para San Andres. Acredito que no seu caso seria em Cartagena, mas com certeza alguem ira te informar o momento pra pagar.
    Vou em março pra San Andres, ja tenho muita vontade :D Sou do Paraguai e a passagem saiu 450$ pra mim,

  • Cam00355 weider martins há mais de 3 anos

    oi pessoal sera que alguem poderia me enformar se na escala que faço no panama tenho de pegar visto de transito mesmo ficando por 3 horas?

  • Missing Ana Claudia há mais de 3 anos

    Que ótimo, Elvis!
    obrigada pela informação!

  • Missing Ana Claudia há mais de 3 anos

    No site da Copa airlines fala que o visto de trânsito pro Panamá só precisa de vc ficar por mais de 12hs ou até o proximo vôo de conexão

  • Cam00355 weider martins há mais de 3 anos

    obrigado Ana Claudia a tarjeta de embarque de san andres pode pagar com dolar no panama?

  • Missing Ana Claudia há mais de 3 anos

    e quanto ao Certifcado Internacional de Imunização contra Febre Amarela (CIV) pra quem tá em trânsito pelo Panamá? Vou descer do aeroporto e dormir uma noite. Eu preciso desse certificado?

  • Cam00355 weider martins há mais de 3 anos

    Sim Ana Cláudia vai precisar se for entrar no Panamá você toma a vacina e eles dão o certificado na hora só tem de ver onde tem na sua cidade!

  • Cam00355 weider martins há mais de 3 anos

    Pode ser que pesam pode ser que não na dúvida é melhor levar o certificado.

  • Img102194811957374 Maiquel Bueno há mais de 3 anos

    Fui em agosto pelo Panamá e tive que apresentar a carteira internacional de vacinação.

  • Missing Ana Claudia há mais de 3 anos

    OK! Vou providenciar o cartão de vacinação.
    No site da COPA Airlines, o valor da taxa de entrada em San Andres está em peso colombiano (47 mil cops se não me engano), então não sei se aceitam em dólar...

  • Cam00355 weider martins há mais de 3 anos

    Então está vacina é dada no Brasil e é gratuita

  • Cam00355 weider martins há mais de 3 anos

    São aplicadas em alguns posto de saúde eles emitem o certificado na hora ou no aeroporto de gurulhos é só levar o comprovante que você tomou a vacina.

  • Cam00355 weider martins há mais de 3 anos

    entao maiquel voce pagou atarjeta em dolar, vou pela copa onde pego a tarjeta dentro do aeroporto eles trocam dolar por peso?

  • Cam00355 weider martins há mais de 3 anos

    tenho de passar pela imigraçao mesmo fazendo escala de 3 horas?

  • Download Sasa há mais de 3 anos

    Pessoal, será que corro perigo de perder o vôo para San andres com conexão de 1 hora??! E é necessário o certificado de vacinação fazendo conexão no Panamá??!!!

  • Dsc01420 Elvis há mais de 3 anos

    Oi Samara! Nao corre risco. Seu voo deve ser com a Copa, voce desembarca ja na area segura e e so ir para a porta de embarque do seu voo de conexao. Ja fui pela Copa em Panama e nao pediram certificado de vacinaçao.

  • Download Sasa há mais de 3 anos

    Obrigada Elvis a Copa está com passagens mais em conta :) kkk Valeu tava com medo de pedirem o certificado!

  • Dsc01420 Elvis há mais de 3 anos

    De nada Samara :) Olha pra Nao pediram Mais tambem se puede fazer e melhor sempre. E verdade, a Copa ta mais em conta. Vou em março por 458$ com taxas

  • Img102194811957374 Maiquel Bueno há mais de 3 anos

    Weider, paguei a Tarjeta em dólar em uma banca da Copa Airlines próxima ao portão de acesso para o voo rumo a San Andres. Lembrando que nos tickets o horário que consta é local (duas horas atrasadas em relação a Brasil tanto no Panamá como em San Andres), ou seja, o tempo de conexão deve ser 3 horas, Samara. Mas é bom confirmar isto antes. Por precaução levei minha carteira de vacinação internacional, a mesma foi solicitada durante a conexão, sugiro levar.

  • 772x6 Bruno Lopes da Silva há mais de 3 anos

    Posso retirar essa tarjeta aqui no Brasil ou somente no Panama, quanto vc me orienta a levar para San Andres passarei sete dias por la e levo dolar ou pesos..

  • Cam00355 weider martins há mais de 3 anos

    Você pode pagar esta tarjeta no Brasil o pessoal da copa vende no balcão de embarque é só pedir blz!

  • Cam00355 weider martins há mais de 3 anos

    Valeu maiquel já estou aqui na ilha é muito dez aqui! !!

  • Xhz3v Rodrigo Rodrigues há mais de 3 anos

    Com o dólar alto, é melhor levar em real pra trocar por peso?

  • 772x6 Bruno Lopes da Silva há mais de 3 anos

    Seria mais jogo trocar real por pesos aqui no Brasil (pois nao viajo agora e tneho tempo) ou por lá mesmo, mas irei de SP X PANAMÁ X SAN ANDRESS

  • Cam00355 weider martins há mais de 3 anos

    Isto depende do valor do dólar aí aqui eles pagam 2.200 a 2.150 se comprar dentro do banco o valor é menor se comprar ao lado com o pessoal que fica lá fora o valor é um pouco maior é só dá uma negocida que o pessoal de fora paga melhor mas se você tem quem vende pesos colombiano aí dependendo de quanto você vai pagar pode ser uma boa sim!

  • Img0092 Roberto Linhares há mais de 3 anos

    Boa tarde. Estou indo para San Adrés dia 02-04-2015 e retornando dia 10-04-2015, com escala no Panamá, pela Copa.
    Caso tenha alguém indo neste período, ou parte dele, e que deseja dividir aluguel de taxi e de carro de golfe em San Andres, favor entrar em cotato. robertolinhares@yahoo.com.br

  • Missing Anônimo há mais de 3 anos

    Alguem sabe informar se na conexão no panamá pedem vacina da febre amarela

  • Img0092 Roberto Linhares há mais de 3 anos

    Por vias das dúvidas leve o cartão internacional de vacina. Fazem a solicitação por amostragem.
    A minha foi providenciada no posto de vacinação da prefeitura.

  • Missing Rondon Jr há mais de 3 anos

    Olá pessoal, fui para San Andres no começo de fevereiro com escala no Panamá, eles solicitam sim a carteira de vacinação, a escala e bem tranquila e pode ser feita em 1h de boa. Referente a troca de moeda, nao vale a pena trocar por pesos no Brasil e nem lá, perdi muito dinheiro, paguei 670 pesos por real e lá em San Andres 620 . Recomendo levar somente dólar, mesmo com cotação do dólar a 3, utilizei o cartão é mesmo assim foi mais em conta que comprar pesos. Aluguei uma scooter para todos os dias com boti preço bom e gente boa. Aproveitem a viagem abs

  • Missing Anônimo há mais de 3 anos

    Olá pessoal, vou a san Andres em maio pela copa airlines com conexão no panamá, houvi relatos de que á empresa não é boa, alguém que já foi pela companhia pode me ajudar.

  • Missing Rondon Jr há mais de 3 anos

    Olá Fábio eu viajei de copa e foi super tranquilo, acredito que copa e avianca estejam no mesmo patamar

  • Cam00355 weider martins há mais de 3 anos

    Olá Fábio viajei pela copa com conexão Panamá desde o embarque até a chegada da ilha de San Andres o atendimento foi nota dez. As comissárias de bordo são muito atenciosa bebidas são boas comida também pode ficar tranquilo! Tá dando de dez em cima da tam em qualidade e atendimento.

  • Missing Anônimo há mais de 3 anos

    É que tem gente falando que as malas são abertas no panamá e coisas são furtadas.

  • Missing Rondon Jr há mais de 3 anos

    Olá Fabio, realmente é verdade. Na ida ocorreu tudo bem, mas na volta entre panamá e SP, quando fui retirar minha mala ela estava com o cadeado da mala estourado e varias outras avarias. Como não tinha nada de valor não dei falta de nada, mas acionei a Copa e ela irá reembolsar o valor da mala. O bom é vc colocar um bom cadeado entre os zipers

    abs

  • Missing Anônimo há mais de 3 anos

    Deixa eu fazer uma ultima pergunta, tem um voo aonde a conexão é de 1 hora e 10 minutos, esse tempo é suficiente.

  • Missing Ana Claudia há mais de 3 anos

    Gente, mas até um tempo atrás eu ouvia muito caso de cadeado quebrado nos EUA. Eles pegavam e vasculhavam as malas sorteadas como "politica de segurança", tanto q ja até me orientaram a nem colocar cadeado qnd fui pra lá pra não perder um cadeado a toa rs.
    no caso do Panamá, será q o problema é só com a Copa?

  • Missing Ana Claudia há mais de 3 anos

    melhor colocar essas duvidas sobre o Panamá no fórum do Panamá, gente! lá vai ter mais gente pra compartilhar a opinião

  • Missing Rondon Jr há mais de 3 anos

    Fabio da tempo sim, fiquei com a mesma duvida que vc, pois minha conexão era de apenas 1h, mas da tempo tranquilo, o aeroporto não e tão grande e vc consegue ir andando não havendo necessidade de pegar um ônibus como em Bogotá. Creio que mesmo sorteando para abrir a mala deveria ter o consentimento do cliente , e no caso minha mala foi quebrada mesmo, tanto que a propria Copa assumiu o erro.

  • Missing Anônimo há mais de 3 anos

    Rondon, valeu mesmo pelas informações, me ajudou bastante. abraço.

  • Missing Anônimo há mais de 3 anos

    Rondon só mais uma pergunta eles pediram no panamá a vacina da febre amarela?

  • Missing Rondon Jr há mais de 3 anos

    Então Fabio, eu achei melhor tirar, na ida não solicitaram mas na volta sim. Na verdade o pessoal é meio de lua, sendo assim tire, é super facil e rápido e não tem nenhum custo

  • Missing Ana Claudia há mais de 3 anos

    sim, com certeza!! eles tem q ressarcir
    a questão q coloquei é q isso não é um problema específico do Panamá ou da Copa.
    mas é bom saber pois vou passar pelo Panamá e estarei viajando pela Copa.

  • Missing Rondon Jr há mais de 3 anos

    Isso msm Ana Claudia, e o cadeado que estava era aqueles de mala mesmo bem ruim rs, aconselho comprar cadeados mesmo

  • Missing Anônimo há mais de 3 anos

    Olá pessoal. alguém poderia informar qual o melhor lado no avião na chegada para ver a ilha, eu vou de Copa. obrigado.

  • Img0092 Roberto Linhares há mais de 3 anos

    Bom dia Fábio. Pelo que li em post de outras pessoas, janela do lado direito. Você esá indo quando? Se for em Abril existe um grupo grande já programando várias coisas na ilha e trocando informaçoes. Abraços

  • Missing Anônimo há mais de 3 anos

    Roberto. obrigado pela informação, é que vi alguns videos de pousos em são andres e alguns mostram a ilha do lado direito e outros do lado esquerdo, não sei se depende do dia ou companhia, vou em maio.

  • Fycrd Rafael Furigo há mais de 3 anos

    Pessoa boa tarde.. Estarei indo para San Andrés em Junho, voando COPA, farei uma conexão de cerca de 3 horas, alguém sabe me dizer se consigo obter a tarjeta de turismo no Panamá? Pois pelo que li já tenho que chegar na ilha com essa tarjeta certo? Abraços

  • Missing Rondon Jr há mais de 3 anos

    Olá, essa taxa de turismo vc consegue pagar no check in da copa aqui no Brasil, na maioria da vezes os atendentes informam que tem e vc compra. abs

  • Tikalaranha Aline Crisitina Tisott há 3 anos

    Olá!
    Estive na Colômbia em março deste ano e definitivamente NÃO tive uma boa experiência. No 1º vôo de Bogotá a Barranquilla, não tivemos problema algum, mas no retorno, fomos avisados por e-mail que o vôo marcado para dia 10/03 foi transferido para o dia 11/03, o que para nós seria impossível pois tínhamos outro vôo nesta data. Bem iniciamos uma maratona de telefonemas, e-mails, formulários( preenchemos somente 9 formulários- pois sempre enviavam um antigo ou incorreto- incrível a falta de organização), prazos não cumpridos e por aí vai. Nos solicitaram indicar uma conta de algum colombiano, sem levar em conta que estávamos à turismo no país e não conhecemos ninguém com este nível de intimidade, enfim. Um mundo de solicitações e formulários sem noção.
    No dia 25/03 enviamos o formulário dito correto, o prazo para o reembolso era de 20 dias e ainda não fomos ressarcidos!!
    Ontem, enviamos o extrato bancário comprovando que não fomos ressarcidos e aguardamos mais um capítulo da novela Viva Colômbia!!!

  • Qh3wa Melquiades Marinho Aguiar há 3 anos

    Boa tarde Galera!

    Estou indo para San Andres em Março/16 saindo de Brasília e com conexão no Panamá. Com o dólar à esse preço média de R$3,20) alguém sabe me informar qual a melhor forma de levar o dinheiro? Será que compro o Dólar aqui no Brasil mesmo ou no Panamá? Compensa levar Peso Colombiano?

    Obrigado

  • 3kjxz Lorenna Rottemberg há quase 3 anos

    Boa noite!
    Meu voo para San Andrés teve uma alteração, com isso a conexão em Bogotá durará mais de 13 horas. Alguém sabe me informar se será preciso ter visto? Obrigada

  • Missing Davi Ferreira de Almeida há quase 3 anos

    Para bogotá não precisa de visto, só levar o RG.
    Chegando em bogotá vc irá desembarcar da área internacional e pegará um vôo nacional.

  • Img0092 Roberto Linhares há quase 3 anos

    Lorenna, como mencionou o Davi nao existe necessidade de visto. Recomendo visitar Bogotá nas horas em que la ficará. Caso seja em período noturno a sua permanencia vá a zona rosa, que é lotada de bares e restaurantes para todos os bolsos.

  • Facebook1438631070469 André há quase 3 anos

    Boa tarde pessoal

    Consegui um preço excelente pela TAM/Lan. Confins x LIma (com conexão em GRU), LIma x San Andres (com conexão em Bogotá) e San Andres x Gru (com conexão em Bogotá) por R$ 1367. Vou em Novembro, entre os dias 12 e 27. To em dúvida numa questão. A minha conexão na ida é de apenas 1 hora. É provável que eu tenha acesso a minha bagagem somente em San Andres. Nessa 1 hora que eu tenho, consigo trocar alguns dolares por pesos e pagar a taxa para entrar na ilha? Outra dúvida: Vou dar entrada na colombia em bogotá ou somente em San Andrés? Pq se tiver que passar por algum procedimento da imigração em bogotá, ai que não vai dar tempo msm...

  • Missing Rogerio Filho há quase 3 anos

    A Lan tambem esta fazendo escala em Bogota agora, e tem um detalhe, o voo da Lan para San Andres sai as 8:05 da manha, entao, eh muito provavel que quem va de Lan tenha de dormir em Bogota...

  • 11988753102074192210194954058474444255544758n Alessandra há quase 3 anos

    Alguem que tenha feito conexão no Panama sabe me dizer onde é adquirida a tarjeta turismo e em qual moeda é paga? Obrigada

  • Img0092 Roberto Linhares há quase 3 anos

    No próprio balcão de checkin da copa na cidade de panama, ou do aeroporto de partida.

  • Img0092 Roberto Linhares há quase 3 anos

    André, a sua imigração é feita em Bogotá. Do terminal internacional você vai para o terminal doméstico onde o câmbio é melhor e comprar a tarjeta de turismo.

  • Img0092 Roberto Linhares há quase 3 anos

    Outra coisa Andre, da tempo tranquilo. Relaxe e curta a ilha que é show.

  • 11988753102074192210194954058474444255544758n Alessandra há quase 3 anos

    Roberto obrigada. Sabe se lá no Panamá consigo pagar essa taxa com Cop? Ou só com dólares? Porque se for só com dólares sai bem mais cara do que com cop.
    Obrigada

  • Img0092 Roberto Linhares há quase 3 anos

    Alessandra. Bom dia. Pela Copa somente pagamento em dolares. Quem vai via Bogota, consegue pagar tarjeta de turismo no terminal domestico.

  • Img0092 Roberto Linhares há quase 3 anos

    Completando Em pesos colombianos

  • Ntadr Renato Vasconcellos há mais de 2 anos

    boa noite galera!

    resolvi de última hora ir pra San Andres agora na última semana de novembro.
    Pensei em fazer da seguinte forma:

    2 dias em Cartagena
    5 dias em San Andres
    2 dias em Providência

    Alguém tem alguma dica?? Valeu!!

  • Img0092 Roberto Linhares há mais de 2 anos

    Bom dia Renato,

    A única dúvida que fiquei se estes desmembramento que você fez. Temos que levar em consideração o deslocamento de Bogota a Cartagena/Bogota/San Andres. Sugiro fazer Cartagena/Providência e de pois San Andres. Todos os locais são show.

  • Ntadr Renato Vasconcellos há mais de 2 anos

    Bom dia Roberto!
    Isso que eu estou tentando saber como fazer rs, e calcular o custo... Tô confuso!
    Uma coisa já sei, que de Providencia > San Andres, ou vice-versa, faço através de catamarã, que pode durar coisa de 3 a 4 horas, por volta de R$ 100,00 o trecho, ou de avião, com duração de cerca de 20 minutos, pelas empresas Satena e Searca. Pela Satena custa algo em torno de R$ 200,00 o trecho.
    Agora resta saber qual ir primeiro.
    Imagino que Providencia mesmo, pois de San Andres volto pra SP, e não fico correndo pra lá e pra cá com as minhas bagagens, correndo o risco de ficar alguns dias da viagem sem elas!

    Confuso neh!? Sou bem iniciante mesmo kkkkk.

  • Ntadr Renato Vasconcellos há mais de 2 anos

    A grande dúvida é, se tem vôo direto ida e volta pra Providência, senão, terei que ir e voltar de San Andres pra conhecer a ilha de Providencia, aumentando em 1 passagem de vôo no total.
    Me corrija se estiver errado, mas penso que seja dessa forma, caso haja vôo direto pra Providencia:

    SP > Cartagena (2 dias) > Providencia (2 dias) > San Andres (3 dias) > SP – total de 4 vôos

    Caso não haja imagino que seja feito dessa forma:

    SP > Cartagena (2 dias) > San Andres (3 dias) > Providencia (2 dias) > San Andres > SP – total de 5 vôos

    Outra coisa: li relatos de pessoas que fizeram Cartagena > San Andres e na conexão, as bagagens chegaram dois dias depois! Se eu for direto pra Cartagena, e depois pro meu outro destino, imagino não correr esse risco rs.

  • Img0092 Roberto Linhares há mais de 2 anos

    Add 3198480530 - chame pelo wat

  • Img0092 Roberto Linhares há mais de 2 anos

    Corrigindo31984480530

  • Missing Eder há mais de 2 anos

    Pessoal, minha mulher e eu ficamos em San Andrés de 10 a 15 de novembro. Fomos de Copa Airlines de Brasília direto pro Panamá e do Panamá a San Andrés. No Panamá, esperamos a conexão durante 5 horas, mas nada estressante. A área de embarque do aeroporto do Panamá tem um verdadeiro shopping, com muitas lojas pra se distrair enquanto espera o voo. O voo saiu de Brasília às 3h30 (horário de Brasília) do dia 10 e chegou às 6h30 no Panamá (horário do Panamá). Do Panamá, o voo saiu às 11h40 e chegou em San Andres às 13h (mesmo fuso do Panamá). Ou seja, saímos no dia 10 de Brasília e chegamos no dia 10 em San Andrés. Achamos menos cansativo. Quem quiser, ainda pode agendar um passeio logo na chegada. Acuario e mantarrayas, p. ex., sai às 16h. Quanto à "tarjeta de turismo", pagamos no próprio balcão onde é feito o embarque, no Panamá: US$ 25,00 por pessoa. Na volta, no dia 15 de novembro, saímos de San Andrés às 19h e chegamos no Panamá às 20h, onde passamos a noite. No dia seguinte pegamos o voo das 16h rumo a Brasília. Ainda tivemos tempo de ir ao Albrook Mall pela manhã até a hora de ir pro aeroporto.

  • Ndev3 Eliete Galera há mais de 2 anos

    Eder ,é preciso tomar alguma vacina vou pra san andres e minha conexão é no Panamá

  • Missing Eder há mais de 2 anos

    Também passei pelo Panamá. A vacina não é obrigatória nem pro Panamá, nem pra San Andrés. De qualquer forma, não custa nada tomar (é de graça nos postos de saúde), a validade é de 10 anos e pode servir pra outras viagens, onde a vacina seja exigida. Depois, é só preencher um formulário no site da Anvisa e pegar o certificado internacional de vacinação na própria Anvisa. Agora, o passaporte é obrigatório se for passar pelo Panamá.

  • Missing Eder há mais de 2 anos

    Só pra completar a informação acima. A vacina a que me refiro é contra febre amarela.

  • Missing Fábio Carlos há mais de 2 anos

    Prezados, bom dia

    Qual melhor epoca para ir até a ilha ? Melhor conexão ? la usamos qual moeda ? saindo do RJ

  • Pr9xp Ricardo Kleinlein há mais de 2 anos

    Meu povo, estou querendo comprar pela viva colombia voos avulsos entre cartagena- medellin- san andres - cartagena, porem acabei de ler noutro blog que e obrigatorio comprar ida e volta p san adres. Procede? Sera q avulso assim vai dar problema? Obrigado e adorei o blog. O melhor.

  • Missing Fernanda há mais de 2 anos

    Alguem teve problemas para comprar as passagens de San Andres para Providencia? Viajo em março, ja reservei hotel e quando tento comprar a passagem não consigo. Mesmo por chat, porque o link direciona para o mesmo lugar.
    Liguei no meu cartão e eles disseram que nem tentam fazer a compra.

  • 96nyz Valentina Genova há mais de 2 anos

    Bom dia pessoal. Alguem aqui ja fez aquele voo pela Copa com 1 h de conexão para San Andres? Eu comprei e depois me atentei que além da imigracão tem que comprar essa taxa. Se alguém fez gostaria de saber se da tempo pq se a Copa oferece essa opção tem que dar segundo um agente de viagem.

  • 96nyz Valentina Genova há mais de 2 anos

    Ah, parabéns pelo Blog Camille estou tirando bastante informações a respeito da San Andres e se tivesse achado antes não compraria passagem com conexão tão apertada, vc diz pelo menos 3h, agora são duas preocupações, alcançar a conexão e as malas juntas hahaha mas independente sempre levo peças que de para dois a tres dias. Uma outra coisa que faço quando vamos mais de uma pessoa é dividir as roupas pq sempre existe a possibilidade de se uma não chegar a outra chega rsrsrs

  • 264mw Camille Panzera há mais de 2 anos

    Oi, Valentina! Muito obrigada pelo comentário!
    Achei importante incluir essa ressalva das conexões apertadas aqui porque eu e outras pessoas do mesmo voo não conseguimos chegar em San Andres como previsto. 3h são suficientes, não se preocupe... Se você já coloca roupas na mala de mão, está garantida! Beijos!

  • Missing Christiane Domingues há mais de 2 anos

    Gente, tudo bem?

    Comprei passagem de São Paulo para San Andres, entretanto, durante minha estadia em San Andres, pretendo ir para Cartagena. Por isso, gostaria de saber se apenas há a possibilidade de ir de avião de San Andres para Cartagena.

    Muito obrigada.

  • Gw6ac Robson Sambinelli há 2 anos

    Se puderem me adicionar no grupo (whatsapp) de san andrés. estarei na ilha do dia 13 /07 ao dia 20/07
    19 99830-6040 Robson
    Obrigado !

  • Img0092 Roberto Linhares há 2 anos

    Bom Cristiane. O melhor seria vc ir primeiro a Cartagena e depois San Andres. Os voos de San Andres para outras cidades colombianas é muito cara.

  • Missing Valéria há 2 anos

    Alguém sabe me dizer se a "tarjeta de turismo" pode ser paga com cartão de crédito no Panamá?

  • Missing Saulo Medrado há mais de 1 ano

    Pessoal, boa noite! Algum de vocês já viajou em voo interno de Bogotá para San Andrés, ou qualquer outro trajeto pela Wingo (nova low coast colombiana)? Algum relato de atraso ou qualquer dificuldade? Agradeço a atenção.

  • Missing larissa há 1 ano

    Pessoal, boa tarde
    Vou viajar para San Andrés em Junho/2017, tenho que comprar aquele cartão de turismo, certo?
    Sabem me dizer o valor atual? Onde posso comprar, no Aerop. de Guarulhos? Direto com a companhia?

  • Missing BRUNO há 1 ano

    larissa,

    nao precisa vai ir em qual dia de junho ?

    estarei la ate o dia 07
    11 98020-4239

  • Missing Tadeu há 1 ano

    Fala, Galera! Boa tarde!
    Vou para San Andrés em Junho/2017 e queria saber se compensa mais trocar o real pra COP lá em San Andrés mesmo ou por aqui. A minha escala será no Panamá.
    O cartão de turismo compro ao desembarcar lá?

  • Getattachment2 Airanzinha há 11 meses

    Tadeu, como foi sua viagem. Pode nos ajudar com dicas? Cambio, passeios e hospedagem? Obrigada

  • Missing Jess há 11 meses

    Boa tarde Airanzinha. Retornei da ilha no mês passado e dei algumas dicas no link Avaliações. Depois da uma olhadinha :)

  • Missing Flávia há 8 meses

    Pretendo ir pra San Andres em Junho de 2018, mas estou achando as pasagens meio caras. Qual o melhor jeito de chegar lá? Direto por San Andres mesmo ou teria alguma alternativa mais barata?

  • Missing Raiany Seixas Loyola há 4 meses

    A ilha de San Andrés é maravilhosa, fui no período de 23/02 à 01/03/2018, conseguir as passagens por 2800,00 o casal, partindo de SP, já incluso o seguro viagem, pesquisei bastante em blogs e me ajudou muito, sim a ilha é como nas fotos perfeita, as praias inacreditáveis, os preços de lá tiveram um aumento, inclusive na taxa de entrada, em muito blogs falam que é uns 48.000COP ( média de 50 reais) porém já sofreu alterações e quando fui paguei 110,00 reais, enfim foram muitas experiências, quem tiver interessado em ir e quiser um suporte só enviar email para ( raiany_seixas@hotmail.com )

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.