Como chegar a San Andrés
San Andrés é uma ilha caribenha que está a cerca de 190km da Nicarágua e a 780km da Colômbia. Apesar de a ilha atualmente ser parte do território colombiano, esse é um motivo de grandes discussões entre os dois países - principalmente por parte da Nicarágua, que deseja incorporá-la ao seu território.
Da mesma forma como ocorre na parte continental da Colômbia, brasileiros que viajam para San Andrés não precisam de visto, bastando portar um passaporte válido ou RG com foto identificável. É necessário, no entanto, comprar uma tarjeta turística para entrar na ilha, no valor de 46.800COP, que pode ser adquirida com as próprias companhias aéreas. Na saída de San Andrés ou viagem para Providência, essa tarjeta é exigida; portanto, não a descarte. Caso faça conexão no Panamá, consulte sua companhia aérea sobre a necessidade de levar o passaporte.
Avião
Brasileiros que desejam conhecer San Andrés contam com três empresas: Avianca (com conexão em Bogotá), LAN (com conexão em Lima) e Copa (com conexão no Panamá). Na chegada ou na saída da ilha é comum ter bolsas e o próprio corpo revistado a fim de evitar o contrabando de drogas.
Voar é a maneira mais fácil para brasileiros chegarem ao destino, já que cruzeiros não são tão comuns. O Aeroporto Gustavo Rojas, em San Andrés, é pequeno, porém possui toda a estrutura básica para o passageiro, incluindo lojas duty free.
Na hora de deixar a ilha, é recomendado pelas companhias estar no aeroporto com duas horas de antecedência - sugerimos realmente seguir esse conselho, porque quando os voos estão cheios, formam-se filas grandes no embarque e na imigração. Antes do check-in a companhia aérea lhe guiará a passar por um balcão da Aeronáutica Civil, onde será feito um procedimento para isentar-se de um imposto de US$ 34, normalmente pago ao deixar a Colômbia se o tempo de permanência no país é superior a 60 dias. Não se esqueça de pegar seu comprovante emitido pelo órgão regulador e apresentá-lo no embarque do voo de saída do país.
Compre aqui o seu transfer para chegar ao seu hotel em San Andrés!
Conexão em Bogotá com Avianca
Quem parte de alguma capital brasileira com destino a San Andrés precisa ficar atento ao desembarcar na capital colombiana para conexão. Em muitos casos, o tempo entre um voo e outro é pequeno e insuficiente para chegar a tempo de pegar a conexão para San Andrés. Não raramente formam-se longas filas na imigração colombiana, que acabam por atrasar todo o processo.
Outra dica importante e que pode exigir ainda mais tempo para conexão em Bogotá é que, dependendo do terminal onde seu voo chegará, pode ser preciso fazer um translado de ônibus entre os terminais do aeroporto. O ônibus é gratuito e transporta passageiros entre os terminais internacional e doméstico do El Dorado.
Devido aos voos com pouco tempo de conexão em Bogotá, as malas podem chegar depois do passageiro a San Andrés. Se você já comprou sua passagem, recomendamos caprichar na mala de mão e colocar todos os itens essenciais para um ou dois dias na ilha; se ainda não comprou a passagem, dê preferência para voos com cerca de 3 horas de conexão.
Atente-se para o fato de que faz frio em Bogotá e um agasalho é imprescindível durante a conexão.
Aluguel de carro com desconto!
Está pensando em alugar um carro durante a sua viagem? Clique aqui e faça a sua reserva com 5% de desconto utilizando o cupom MDGUIA5! A oferta é válida para os nossos leitores que viajam para qualquer destino, seja no Brasil ou no exterior!
Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos
Fazer um seguro de viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.