Praias de San Andrés
Falar das praias é mencionar o motivo principal do sucesso de San Andrés. A ilha é conhecida pelo seu mar de sete cores - que realmente tem diversos tons diferentes -, que brincam entre o verde-claro e o azul-escuro, cristalinas e estonteantes; fica difícil resistir a um mergulho no mar.
As médias de temperatura altas de San Andrés permitem que a água não seja fria e não provoque choque térmico ao entrar no mar - a água é mais quentinha de maio a novembro, entretanto nos outros meses não chega a ser gelada como em destinos com grande latitude.
A Peatonal é a praia que mais faz sucesso na ilha e a que tem melhor estrutura. Ela fica no centro e é uma excelente alternativa para curtir o mar sem percorrer grandes distâncias. Em San Luís, um bairro que margeia a costa leste da ilha, você encontrará as praias mais bonitas de San Andrés e as águas mais clarinhas - uma delícia!
Não dá para perder um mergulho na sensacional West View, que não é exatamente uma praia por não possuir areia, mas tem um mar lindíssimo, com direito a trampolim e peixes coloridos. Outra parada imperdível é Cocoplum, com sua ilhota Rocky Cay, onde se faz snorkel e é possível ir caminhando por dentro do mar. Conhecendo diversas praias você verá que cada uma tem uma coloração diferente.
Em vários pontos da costa as pedras têm vez; por isso eles são indicados para observar peixes com snorkel ou fazer mergulho, enquanto os pontos cercados por areia são áreas mais indicadas para o banho. Não é recomendável caminhar pela área rochosa da costa, devido a imperfeições e falhas nas pedras.
Um sapato flexível, feito com neoprene e sola rígida, é bastante utilizado pelos turistas que visitam o local por conta das pedras e das areias grossas encontradas em algumas partes da ilha. Você poderá comprá-lo facilmente no centro de San Andrés ou alugar nas áreas onde se faz snorkeling.