Melhores Destinos
Washington DC
Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

Dicas de Washington

Geral

A língua oficial nos Estados Unidos é o inglês. Em Washington, diferente de Miami e Nova York, não é tão corriqueiro encontrar pessoas que falem espanhol. Português não é uma língua comum, no entanto, por ser a capital e receber estrangeiros de todo o mundo, você encontrará de tudo por lá.

O padrão de voltagem nos Estados Unidos é 110V. A tomada é de dois pinos chatos paralelos. Caso os seus aparelhos tenham tomada no padrão brasileiro, lembre-se de levar um adaptador. Cuidado na hora de ligar os aparelhos na tomada, eles podem ter a voltagem diferente. 

O fuso horário é de -5 horas, porém, na maior parte do ano (normalmente entre março e novembro) prevalece o horário de verão, com fuso de -4 horas. Lembrando que Brasília está a -3, ou seja, uma hora a mais do que em WDC. 

Dinheiro

A moeda oficial é o dólar (US$). Cartões de crédito e débito são amplamente aceitos e caixas eletrônicos estão espalhados por toda a cidade. Lembre-se sempre de desbloquear o cartão para uso no exterior e nunca leve apenas uma opção de pagamento. Com o aumento do IOF está cada vez mais comum que os brasileiros levem moeda em espécie. Fique atento à segurança e procure guardar o dinheiro no hotel em local seguro, preferencialmente dentro do cofre. 

Gorjetas são uma prática comum e muito respeita nos EUA. O valor varia entre 15% e 20% e pode ser deixado na mesa, após o pagamento da conta, preferencialmente em espécie. Caso opte pelo valor no cartão você deverá escrever o valor na nota antes de efetuar o pagamento.  

Documentação

Brasileiros precisam de visto americano e passaporte válido para entrar nos EUA. Veja mais informações sobre como tirar o visto americano.

Evite andar com o passaporte na rua. Deixe-o guardado em local seguro no hotel e use a carteira de motorista apenas acompanhada de uma cópia do passaporte. Tenha sempre também uma cópia do passaporte online (no email, por exemplo). No caso de perda, comunique imediatamente à embaixada ou ao consulado mais próximo. A cópia do passaporte facilitará a retirada de um documento de emergência.

Na hora de passar na imigração americana tenha todos os documentos de comprovação de hospedagem e passagem. Veja mais informações sobre imigração americana.

A carteira de motorista brasileira - CNH - tem validade para quem pretende dirigir nos EUA. Por isso, não se esqueça de levá-la. A PID (Permissão Internacional para Dirigir) não é obrigatória. 

Segurança

Washington é uma cidade muito segura, especialmente na área mais turística. É comum que os monumentos fiquem cheios até a madrugada e tudo é muito bem vigiado. No entanto, o subúrbio, especialmente da região leste (NE e SE), apresenta altos índices de criminalidade e presença de gangues. Evite, portanto, essa área. 

Quando circular por áreas turísticas, mantenha-se atento aos seus bens. Não deixe bolsas, documentos e carteira desacompanhados.

Todos os transportes públicos em Washington são seguros, fique atento apenas ao horário de funcionamento. Nem todos são 24h. 

O número de emergência nos EUA, para polícia e bombeiros, é 911.

Os contatos da embaixada brasileira em Washington são: 3006 Massachusetts Ave NW, Washington, DC 20008 - Telefone: +1 202-238-2700

Saúde

Nunca viaje para o exterior sem um plano de saúde internacional. Infelizmente, nem tudo em uma viagem é possível de ser previsto. 

Nenhuma vacina é obrigatória para quem pretende visitar os EUA. 

As farmácias dos EUA são verdadeiros paraísos e vendem de tudo, porém, para remédios mais fortes, como antibióticos, é necessário apresentar receita médica. Caso seja necessário, você deverá consultar um médico. 

Telefonia e internet

Você poderá adquirir um chip de celular com internet em lojas especializadas em telefonia de celular. O processo é rápido, barato e nada burocrático. Ele será fundamental, especialmente para quem pretende usar o GPS. Antes de sair do Brasil, verifique se o seu celular é desbloqueado para uso no exterior e também para receber chip de outra operadora.

Fique atento ao uso do pacote de dados do Brasil no exterior, ele pode custar uma fortuna. Sendo assim, a melhor opção é desativar todas as funções de dados do seu telefone e usar apenas o wi-fi ou chip do exterior. 

Wi-fi é comum por toda a cidade, especialmente nos museus e shoppings.

- O código de área em Washington é 202. 

Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos

Fazer o seguro viagem é uma boa ideia para viajar com segurança. Sempre que viajamos para fora do Brasil, procuramos fazê-lo, mesmo que o país não exija o seguro, porque caso haja uma emergência médica ou seja necessário assistência durante a viagem, o seguro pode te amparar e cobrir gastos em várias situações, como despesas médicas e hospitalares, extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, por exemplo Faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Washington DC