Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Floricultura Winge

A Floricultura Winge é um pequeno e colorido oásis na zona sul de Porto Alegre. Recebe mais de 15 mil pessoas todos os meses, mas só parte delas sai com alguma planta: muita gente vai só para passear nas estufas, tirar fotos ou tomar um café ao ar livre. Não há cobrança de ingresso. 

É um lugar florido em qualquer estação, onde a única planta que não está à venda é a grande figueira no meio do terreno, que assiste à quinta geração da mesma família trabalhar ali. A história desse lugar começou em 1886 com um imigrante alemão chamado Josef Winge. Juiz na Silésia (hoje Alemanha), ele trouxe no navio um livro de horticultura e começou a produzir mudas de árvores frutíferas para vender aos agricultores. 

Seus descendentes expandiram o negócio, trazendo sementes e mudas de jardins botânicos do Rio de Janeiro e de Buenos Aires. A zona sul foi crescendo, os prédios cercaram a floricultura, mas ela segue até hoje na família. 

A floricultura acabou anexando em seu espaço outros negócios, como o Café & Prosa. É um prédio pequeno e colorido, decorado com móveis de madeira antigos — mas são as mesas na rua as mais disputadas. Tem café que passa na hora, na sua mesa, e tortas maravilhosas — a de nozes com damascos vem com uma pequena jarrinha de doce de ovos. É muito bom. 

Floricultura Winge

A Floricultura Winge tem ainda uma loja de produtos orgânicos e até aulas de ioga em dias específicos. Você pode tirar suas dúvidas pelas redes sociais deles. 

Dá para aliar essa atração com outras da zona sul, como a orla de Ipanema.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Porto Alegre

Floricultura Winge

Rua Dr. Mário Totta, 963
bairro Tristeza
Porto Alegre