Porto Alegre
Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Pontos turísticos de Porto Alegre

Querendo conhecer alguns pontos turísticos na sua passagem por Porto Alegre? Podemos ajudá-lo! Ou confundir um pouco mais, na verdade, porque a lista não é tão pequena assim. 

Se você chegar de avião provavelmente verá o símbolo oficial da cidade ao pegar o caminho do aeroporto para o Centro: a estátua do Laçador fica sobre um pilar de concreto na Avenida do Estados e retrata em detalhes a figura do folclorista, cantor e compositor Paixão Côrtes, um dos fundadores do Monumento Tradicionalista Gaúcho (MTG). É a mais famosa das estátuas gaúchas, o "Cristo Redentor" do Rio Grande do Sul.

Pontos turísticos de Porto Alegre

No Centro Histórico, há o Largo dos Açorianos, com um monumento em homenagem aos colonizadores portugueses; a Ponte de Pedras, por onde passava o Arroio Dilúvio antes da canalização; e o Viaduto da Borges, com suas estátuas, arcadas e pilares antigos. 

Sobre o viaduto fica o Museu Júlio de Castilhos, que conta um pouco da história do nosso Estado, e caminhando alguns metros pela Duque de Caxias você alcança a Praça da Matriz, que tem a seu redor boa parte dos prédios icônicos da cidade. Ali fica o Palácio Piratini, a Catedral Metropolitana e o Theatro São Pedro, com sua arquitetura neoclássica e mais de 150 anos de história. 

Pontos turísticos de Porto Alegre

Descendo até a Rua da Praia, você encontra a Igreja das Dores, acima de uma longa escadaria branca, e a Casa de Cultura Mario Quintana, um grande centro cultural com entrada gratuita que homenageia o maior poeta gaúcho. Seguindo até a Praça da Alfândega, você encontra o nosso grande museu de artes visuais, o MARGS, e o Farol Santander (foto), com algumas das exposições contemporâneas mais interessantes da cidade. 

Pontos turísticos de Porto Alegre

O Paço Municipal, antiga sede da prefeitura de Porto Alegre, se transformou em um grande museu municipal, e ao lado fica o Mercado Público, uma grande mistura de cores, sabores e culturas. 

Porto Alegre é uma das capitais mais arborizadas do Brasil, e os nossos parques mais famosos são o Parcão, no bairro Moinhos de Vento, e o Parque Farroupilha (foto abaixo), onde ocorre a feira de rua Brique da Redenção aos domingos. 

Pontos turísticos de Porto Alegre

Mas o maior cartão-postal da cidade é o trecho revitalizado da orla do Guaíba, chamado de Orla Moacyr Scliar, onde fica a Usina do Gasômetro e sua chaminé de 101 metros. Esse parque urbano conta com deques de madeira, mirantes, ciclovia, quadras esportivas, vários bares e um restaurante panorâmico. Uma das partes mais populares são as passarelas de metal vazadas sobre o Guaíba, que permitem ver as águas do lago sob seus pés. Mesmo se você só tiver um dia, precisa conhecer esse lugar. 

Pontos turísticos de Porto Alegre

Outro trecho de orla onde o povo adora tomar um chimarrão e assistir ao pôr do sol é Ipanema — sim, nós também temos uma praia de Ipanema. Ainda na zona sul, encontra-se a moderníssima Fundação Iberê Camargo (foto) e também o Santuário Mãe de Deus, um pequeno templo católico de linhas arrojadas no topo do morro da Pedra Redonda, com uma vista muito bonita. 

Pontos turísticos de Porto Alegre

Se você quiser sugestões de roteiros na cidade, não deixe de ler nosso post sobre o que fazer em Porto Alegre

As 7 atividades preferidas dos turistas em Porto Alegre

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Porto Alegre