Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Usina do Gasômetro

A Usina do Gasômetro é um inconfundível cartão-postal de Porto Alegre. Localizada às margens do lago Guaíba, sua chaminé de 101 metros é vista de vários cantos da cidade.

Ela foi aberta à população como Centro Cultural no ano de 1991. Os 18 mil metros quadrados de área abrigam auditórios, salas multiuso, anfiteatros, espaços para exposições, cinema e teatro. Mas está fechado há anos para reforma. 

Usina do Gasômetro

A Usina do Gasômetro fica entre o Cais Embarcadero, um dos melhores lugares para comer na cidade, e a repaginada Orla do Guaíba. Então, mesmo sem poder entrar, você vai acabar vendo o prédio em algum momento.

Em frente ao prédio, fica o atracadouro de onde saem os barcos de passeio pelo Guaíba, e a bilheteria fica em uma peça de vidro com cobertura de aço. Dá para se informar dos horários e valores nos sites das empresas Noiva do Caí, Porto Alegre 10 e Cisne Branco (atente que esse último também tem saídas do Cais do Porto).

Fun fact: apesar do nome, ela nunca foi uma usina de gasômetro. O prédio abrigava uma usina termelétrica projetada para gerar energia à base de carvão mineral, inaugurada no dia 15 de novembro de 1928, na chamada Praia do Arsenal. Acabou recebeu o denominação devido à proximidade com a antiga Usina de Gás de Hidrogênio Carbonado que fornecia gás destinado à iluminação pública e ao abastecimento de fogões, que ficava a algumas quadras dali. 

Usina do Gasômetro

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Porto Alegre

Usina do Gasômetro

Av. Presidente João Goulart, 551
Centro
Porto Alegre
90010-120