Porto Alegre
Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Informações úteis

- Em Porto Alegre pode fazer 0°C no inverno e 40°C no verão. Mas às vezes dá a louca em São Pedro e ele manda um veranico de inverno, ou uma friaca no verão — imagine, então, na primavera e no outono. A opção que nos resta é confiar na previsão do tempo para fazer a mala. 

- Tem gente que imagina que, porque é o Sul, não vai fazer de fato tanto calor assim no verão. Não caia nessa. A gente não chama a cidade de "Forno Alegre" sem motivo. 

- Quando o assunto é segurança, Porto Alegre exige os mesmos cuidados que São Paulo, Rio, Salvador ou qualquer cidade grande do Brasil. Fique atento aos seus pertences, especialmente o celular, e evite caminhar à noite, especialmente em bairros ermos.

- O Centro de Porto Alegre é um lugar bem difícil de circular de carro e de estacionar - há estacionamentos caríssimos por lá. Eu prefiro ir de Uber ou até ônibus. Leia o post sobre transporte em Porto Alegre

- Se estiver em Porto Alegre em um domingo de tempo bom, você precisa conhecer o Brique da Redenção. É uma feira ao ar livre com vários artistas de rua, e a vibe é bem gostosa. 

- O pôr do sol no Guaíba é uma das grandes atrações de Porto Alegre. O Gasômetro, a Orla do Guaíba, o Iberê Camargo, o Shopping Pontal e a orla de Ipanema são bons lugares para assistir ao espetáculo. 

- Normalmente, a voltagem em Porto Alegre é de 110V. 

- Os turistas não vêm ao Sul apenas para conhecer Porto Alegre. O grande motivo costuma ser a Serra Gaúcha. Mas cogite conhecer outras regiões lindas do Estado, como os Campos de Cima da Serra, com seus cânions de tirar o fôlego, ou a gauchíssima Campanha

- Mesmo em bairros boêmios como a Cidade Baixa, a maioria dos bares fecha antes da meia-noite. Lembre-se de checar o horário de funcionamento na internet. E saiba que de segunda a quarta-feira, a cidade fica meio morta. 

- Eu praticamente nem uso mais dinheiro em espécie na capital gaúcha. Todo mundo aceita cartão ou pix, até mesmo a tia que vende pipoca no parque. Mas claro, vale ter alguns "pilas" para ônibus ou algo do tipo. 

Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos

Fazer um seguro de viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Porto Alegre