Melhores Destinos
Porto Alegre
Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Informações úteis

- Em Porto Alegre pode fazer 0°C no inverno e 40°C no verão. Mas às vezes dá a louca em São Pedro e ele manda um veranico de inverno, ou uma friaca no verão — imagine, então, na primavera e no outono. A opção que nos resta é confiar na previsão do tempo para fazer a mala. 

- Tem gente que imagina que, porque é o Sul, não vai fazer de fato tanto calor assim no verão. Não caia nessa. A gente não chama a cidade de "Forno Alegre" sem motivo. 

- Quando o assunto é segurança, Porto Alegre exige os mesmos cuidados que São Paulo, Rio, Salvador ou qualquer cidade grande do Brasil. Fique atento aos seus pertences, especialmente o celular, e evite caminhar à noite, especialmente em bairros ermos.

- O Centro de Porto Alegre é um lugar bem difícil de circular de carro e de estacionar - há estacionamentos caríssimos por lá. Eu prefiro ir de Uber ou até ônibus. Leia o post sobre transporte em Porto Alegre

- Se estiver em Porto Alegre em um domingo de tempo bom, você precisa conhecer o Brique da Redenção. É uma feira ao ar livre com vários artistas de rua, e a vibe é bem gostosa. 

- O pôr do sol no Guaíba é uma das grandes atrações de Porto Alegre. O Gasômetro, a Orla do Guaíba, o Iberê Camargo, o Shopping Pontal e a orla de Ipanema são bons lugares para assistir ao espetáculo. 

- Normalmente, a voltagem em Porto Alegre é de 110V. 

- Os turistas não vêm ao Sul apenas para conhecer Porto Alegre. O grande motivo costuma ser a Serra Gaúcha. Mas cogite conhecer outras regiões lindas do Estado, como os Campos de Cima da Serra, com seus cânions de tirar o fôlego, ou a gauchíssima Campanha

- Mesmo em bairros boêmios como a Cidade Baixa, a maioria dos bares fecha antes da meia-noite. Lembre-se de checar o horário de funcionamento na internet. E saiba que de segunda a quarta-feira, a cidade fica meio morta. 

- Eu praticamente nem uso mais dinheiro em espécie na capital gaúcha. Todo mundo aceita cartão ou pix, até mesmo a tia que vende pipoca no parque. Mas claro, vale ter alguns "pilas" para ônibus ou algo do tipo. 

Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos

Fazer o seguro-viagem é uma boa ideia para viajar com segurança e é obrigatório em determinados países. Sempre que viajamos para fora do Brasil, procuramos fazê-lo, mesmo que o país não exija o seguro, porque caso haja uma emergência médica ou seja necessidade de assistência durante a viagem, o seguro pode cobrir os possíveis gastos. Faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS!

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Porto Alegre