Compras em Porto Alegre
Procurando onde fazer compras em Porto Alegre? A cidade tem pontos de comércio para diferentes públicos e bolsos, e vamos lhe contar quais são:
Um bairro super agradável para passear, entrar em uma ou outra loja e lá pelas tantas parar para um cafezinho é o Moinhos de Vento. Ali você vai encontrar lojas de roupas, acessórios, joias, livrarias, artigos de decoração, marcas locais e nacionais mais focadas na classe alta. Além disso, embaixo do famoso Hotel Hilton, fica o Moinhos Shopping, que é um centro de compras não muito grande, mas com marcas como Le Lis Blanc Deux, Vivara, Jorge Bischoff e Brooksfield.
Mais em direção à zona norte, fica o Shopping Iguatemi. Arrisco dizer que é o mais completo de Porto Alegre, com 337 lojas, duas praças de alimentação e dez restaurantes. Ele tem três pisos de lojas e um de escritórios butique. Inclui marcas internacionais de renome como Nike, A|X Armani Exchange, Les Néréides e Louis Vitton, e também grandes lojas de departamento: C&A, Renner e Riachuelo. Ainda tem uma ampla IPlace e enormes lojas de brinquedo — crianças pequenas e grandes também piram na loja da Lego, que tem brinquedos de montar com diferentes temáticas.
Indo para o outro lado da cidade, na zona sul, há dois shoppings, bem perto um do outro, que se destacam. O BarraShoppingSul tem mais de 225 lojas em dois pisos, incluindo 21 lojas-âncoras e megalojas e um centro de eventos multiuso. Atravessando a avenida, há o recém inaugurado Pontal Shopping (foto abaixo), que virou uma atração pela vista privilegiada do lago Guaíba.
O Centro Histórico é uma boa opção para quem quer produtos mais acessíveis, e a Rua da Praia é uma referência. Ali tem sebos e livrarias, muitas lojas de roupas e calçados, e também vendedores ambulantes no meio da rua. O Mercado Público também é um lugar para comprar comida e lembrancinhas de Porto Alegre (tem uma loja de souvenirs no segundo piso), e se você gosta de viagens ao passado, precisa conhecer o Caminho dos Antiquários.
Na parte final da Marechal Floriano Peixoto, quase na esquina com a Duque de Caxias, há, em uma única quadra, 10 lojas do tipo. Por lá eu já encontrei cada coisa... De conjuntos de chá tipo vitorianos a telefones “de gancho”; de fotografias de desconhecidos vendidas a R$ 15 dentro de uma caixa de sapato a uma peça de louça furada no meio, que o dono me explicou ter sido uma "escarradeira" — há mais de cem anos, durante uma refeição, à mesa, as pessoas cuspiam naquilo.
Falando em antiguidades, tem várias banquinhas delas no Brique da Redenção, na Rua José Bonifácio, aos domingos. Tem também peças de roupa, artesanato, obras de arte e outras opções de presentes.
Por fim, uma dica para quem é apaixonado por futebol. No Estádio Beira-Rio e na Arena, tem megalojas com todas as camisas e tudo o que é tipo de produto do Inter e do Grêmio, respectivamente.