Porto Alegre
Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Transportes em Porto Alegre

Boa parte dos atrativos de Porto Alegre fica na região central da cidade. Você vai conseguir conhecer alguns a pé, mas não todos. Como estamos falando de uma capital, há várias opções de transporte. Vamos a elas:

Uber em Porto Alegre

Existem duas empresas de aplicativo com presença forte na Capital, a Uber e a 99. Ambos os serviços funcionam bem e costumam ser mais acessíveis do que andar de táxi. Nem todos os carros estão maravilhosamente limpos ou bem conservados, mas ainda assim eu acredito que é a melhor opção para o turista, pela facilidade de uso e pelo custo-benefício. 

Táxi em Porto Alegre

Eles são laranja-avermelhado ou brancos, e você vai encontrá-los com mais facilidade no aeroporto e na rodoviária. Tem vezes que a tarifa dinâmica dos apps está tão alta que o velho e bom táxi ainda vale mais a pena, mas isso é exceção. Em todas as vezes que eu usei táxi em Porto Alegre, o motorista usou o taxímetro direitinho, e o máximo que aconteceu foi ele arredondar os centavos para cima. 

Bicicleta em Porto Alegre

A capital gaúcha é uma cidade boa para se conhecer de bicicleta e tem cada vez mais ciclovias — não o suficiente, é verdade, mas está melhorando. Eu uso bastante as bikes compartilhadas do Bike Itaú. Tem várias estações no Centro Histórico, na Cidade Baixa, no Bom Fim, no Rio Branco e no Moinhos de Vento. Você contrata um plano no aplicativo e, através dele, também localiza os pontos de empréstimo mais próximos e solicita um código para liberar a bicicleta. A depender da cidade e do plano contratado, você pode utilizar por 60 ou até 120 minutos cada vez; depois será necessário devolver em alguma estação. Eu sugiro alugar a bike para conhecer a orla do Guaíba, do Gasômetro até o Iberê Camargo

Transportes em Porto Alegre

Hop On/Hop Off em Porto Alegre

Uma opção que não é a mais barata, mas agrada alguns perfis de turistas, é o ônibus tipo hop on/hop off, um sistema que permite embarques e desembarques no mesmo dia a cada 2 horas em pontos turísticos da cidade. Isso é feito pela Linha Turismo, um ônibus todo colorido de dois andares, sendo o segundo aberto. Ele para em lugares como o Cais Embarcadero, o Iberê Camargo, o Parque Moinhos de Vento e o Mercado Público. Veja itinerário e valores no site oficial do serviço. 

Carro em Porto Alegre

É dispensável ter carro em Porto Alegre. Até porque não são todos os hotéis que oferecem vaga grátis, e, nas regiões de interesse para o turista, pode ser difícil encontrar lugar para estacionar. Sugiro alugar apenas nos dias que você for conhecer outras regiões lindíssimas do Rio Grande do Sul (Gramado fica a apenas duas horinhas, e os cânions dos Campos de Cima da Serra são incríveis também). Usando o cupom MDGUIA5 na Rent Cars, você ganha 5% de desconto na locação. 

Ônibus urbano em Porto Alegre 

Porto Alegre não tem metrô, e a linha de trem dificilmente vai servir para turistas; ela é mais usada por moradores da Região Metropolitana. Então o transporte público acaba se baseando mais nos ônibus ou nos microônibus, que chamamos de lotação. É sempre uma opção para economizar, mas a cidade não é conhecida pela eficiência e qualidade do serviço, tá? Você consegue encontrar a linha adequada e ver quanto tempo falta para o ônibus chegar na parada por meio do aplicativo Cittamobi. 

Transportes em Porto Alegre

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Porto Alegre