Melhores Destinos
Brasil

Porto Alegre

Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Porto Alegre é a porta de entrada para os turistas à caça do frio e do glamour da Serra Gaúcha. Mas a capital do Rio Grande do Sul é também a capital das cervejarias artesanais, do pôr do sol no Guaíba, do churrasco suculento, da dupla Gre-Nal e de muita coisa que pode surpreender quem decide ficar lá por uns dias antes de seguir viagem.  

A cidade vive uma de suas melhores fases, com multidões curtindo sua orla revitalizada e cada vez mais restaurantes e bares. Eu não estou dando conta de vencer minha lista de lugares que ainda quero conhecer. Na verdade, ela fica cada vez maior. 

Natural do interior, eu vivo em Porto Alegre há oito anos. Para escrever esse guia, eu revisitei muita coisa e também conheci algumas novidades — foram 10 museus, cinco parques, dois estádios e vários restaurantes deliciosos. No final, me apaixonei um pouquinho mais pela cidade que escolhi. 

Tempo em Porto Alegre

Do frio de “renguear cusco” a "Forno Alegre", a capital dos gaúchos não sabe brincar quando o assunto é temperatura. Então leve as estações do ano em consideração quando for escolher a data da sua viagem a Porto Alegre.

A temperatura média no verão fica em torno de 25°C, mas pode passar de 35°C. O outono e a primavera são estações intermediárias, com médias em torno de 17°C; no inverno, as mínimas baixam de 10°C. Diferentemente de estados do Nordeste, não há uma estação chuvosa; as precipitações se espalham ao longo do ano. Mas, de junho a agosto, a cidade costuma ter meses muito úmidos. 

Veja mais dicas sobre quando ir a Porto Alegre.

Porto Alegre

Hotéis em Porto Alegre

Escolher um hotel que combine com o seu tipo de viagem e que fique perto das suas áreas de interesse vai ser importante para você ter uma boa experiência. A capital gaúcha não é uma cidade essencialmente turística, mas, por causa do turismo de negócios, tem ótimas opções de hospedagem, seja perto do aeroporto, no charmoso bairro Moinhos de Vento, no Centro Histórico ou mesmo com vista para o lago Guaíba.

Porto Alegre — as melhores opções de hospedagem!

A lista a seguir apresenta ótimas opções de hospedagem em Porto Alegre. As acomodações estão em ordem alfabética e foram escolhidas pela nossa equipe, que priorizou qualidade, preço das diárias e localização. Também incluímos as notas do Booking.com, que indicam a avaliação que hóspedes anteriores tiveram da acomodação.

HOTEL NOTA LINK
Hotel Deville Prime Porto Alegre 9.1 Ver preços
Novotel Porto Alegre Airport 8.8 Ver preços
Intercity Porto Alegre Aeroporto 8.6 Ver preços
Hotel Laghetto Moinhos 8.5 Ver preços
Ritter Hotéis 8.3 Ver preços
ibis Porto Alegre Moinhos de Vento 8.2 Ver preços
Master Express Dom Pedro II 8.2 Ver preços
Plaza São Rafael Hotel 8.1 Ver preços
Blue Tree Towers Millenium Porto Alegre 8.1 Ver preços
Master Cosmopolitan Moinhos de Vento 8.0 Ver preços
Pesquisar passagens aéreas

Leia mais sobre onde ficar em Porto Alegre

O que fazer em Porto Alegre

Se o tempo for curto, vá direto para a orla do Guaíba. Depois da revitalização, esse parque urbano virou nosso grande cartão de visitas. Vale muito alugar uma bike compartilhada e ir pedalando até a Fundação Iberê Camargo, o prédio de arquitetura contemporânea mais icônico da cidade, onde sempre tem exposições interessantes. Outros lugares importantes na cena cultural são a encantadora Casa de Cultura Mario Quintana (foto), o Museu de Artes Visuais MARGS, o Farol Santander e a Igreja das Dores, que guardam um tanto da nossa história. Vai ser difícil escolher entre o Parcão e a Redenção para fazer um piquenique. E o Cais Embarcadero, único pedacinho do Cais Mauá já revitalizado, é parada obrigatória. 

Veja aqui todas as dicas de o que fazer em Porto Alegre

Porto Alegre

Restaurantes em Porto Alegre

Já valeria a pena vir só por eles. Se você vem focado no esteriótipo do gaúcho carnívoro, não vai se decepcionar: tem churrasco à la carte, parrilla e ótimas opções de rodízio, que aqui chamamos de "espeto corrido". Mas não para por aí: Porto Alegre tem cada vez mais restaurantes de destaque, sejam italianos, franceses, portugueses, orientais e até mexicanos, e bares descoladíssimos também, com drinques autorais de se apaixonar. Há cafeterias super mimosas para você conhecer, e você não pode ir embora sem provar o tradicional xis gaúcho, um hambúrguer prensado com ovo, milho, ervilha, presunto, queijo e muita maionese — a gente leva esse lanche muito a sério! 

Acesse as minhas sugestões de onde comer em Porto Alegre e também as dicas de bares na capital gaúcha

Porto Alegre

Te aprochega, vivente! Espero que esse guia seja útil para você preparar o seu roteiro e que você faça uma viagem maravilhosa!