Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Casa de Cultura Mario Quintana

A Casa de Cultura Mario Quintana é, na humilde opinião desta jornalista que vos fala, o lugar mais encantador de Porto Alegre. Não bastasse a riqueza da arquitetura, nas suas inúmeras sacadas, nos detalhes das colunas pintadas de rosa, das passarelas que ligam as duas alas sobre uma ruazinha — que, veja que coisa mais fofa, chama-se Travessa dos Cataventos —, o prédio é todo voltado às artes. 

Casa de Cultura Mario Quintana

Espalhados pelos sete andares do antigo Hotel Majestic, há um teatro, um pequeno cinema, uma biblioteca, além de salas de exposições de artes visuais, temporárias ou permanentes. No segundo piso, você encontra a reprodução do quarto onde viveu por 12 anos Mario Quintana, o meu poeta favorito, falecido em 1994. 

É o apartamento 217, com o chão acarpetado, a cama meio bagunçada, a escrivaninha onde ele escrevia, com uma térmica de café e uma laranja. Quase dá para escutar a voz dele recitando algum poema. Está escrita uma frase dele sobre esse que foi seu lar: "Eu moro em mim mesmo. Não faz mal que o quarto seja pequeno. É bom; assim tenho menos lugares para perder minhas coisas". Te entendo, Quintana.

Casa de Cultura Mario Quintana

Também vale ir até o quinto andar e acessar o terraço, onde fica o Jardim Lutzenberger. O jardim que leva o nome desse importante ambientalista gaúcho traz ambientes botânicos representativos de desertos, pradarias, ambientes tropicais e mesmo de banhados, dentro de banheiras velhas, demonstrando que mesmo áreas urbanas podem abrigar ampla gama de espécies.  

Casa de Cultura Mario Quintana

Tem opções para tomar um bom café na Casa de Cultura Mario Quintana — ou quem sabe um drink? Na cobertura, onde há a cúpula com o nome do antigo hotel, fica o Lola, um lugar bem especial para assistir ao pôr do sol tomando uma sangria. O cardápio também tem opções de tapas, sanduíches e pratos quentes, como esse nhoque com ragu. 

No térreo, há uma livraria, um pequeno café e um bar bem descolado com ótimos drinques. Desculpe a redundância, mas o nome é Térreo mesmo. Quer uma dica? Experimente as bebidas com cachaça de amburana. Em dias de tempo bom, eles colocam mesinhas no meio da travessa mesmo. É uma delícia. 

A visitação à Casa de Cultura Mario Quintana é gratuita. 

Programação da Casa de Cultura Mario Quintana

Antes de ir, não deixe de acessar a programação da Casa de Cultura Mario Quintana neste link. Vale incluir no roteiro do mesmo dia outras atrações imperdíveis do Centro Histórico, como a Igreja das Dores e o museu MARGS

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Porto Alegre

Casa de Cultura Mario Quintana

R. dos Andradas, 736
Centro Histórico
Porto Alegre