Melhores Destinos
Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Igreja das Dores

No alto de uma longa escadaria branca, a Igreja Nossa Senhora das Dores assiste ao desenvolvimento de Porto Alegre há mais de 200 anos. Ela aparece nas fotos mais antigas do Centro Histórico, nos guias de arquitetura, nas promessas de gerações de devotos, no imaginário popular e até nas lendas urbanas da cidade. 

As torres remetem à arquitetura gótica, sobre um corpo em estilo colonial português. A fachada de elementos ecléticos apresenta nichos e estátuas que representam a fé, a esperança e a caridade, esculpidas e fundidas por João Vicente Friedrichs.  

Igreja das Dores

Não deixe de entrar na igreja para admirar a capela-mor, concluída em 1813. No topo do altar de 14 metros de altura, há as imagens de Jesus Cristo crucificado, Nossa Senhora das Dores e João Evangelista. O brasão do calvário, que representa a última dor de Nossa Senhora, foi resgatado recentemente através de um trabalho de reconstituição da camada pictórica e destacado com as luzes. 

A igreja segue tendo uma importância muito grande para os católicos, com missas quase diárias, e ganhou do Vaticano, em 2022, o título de basílica, a primeira de Porto Alegre. Ela fica em uma área deliciosa para se conhecer a pé em Porto Alegre, na Rua dos Andradas, pertinho da Casa de Cultura Mario Quintana

Lenda da Igreja das Dores

Quer saber da lenda que eu citei lá no começo? Conta-se que Josino, um escravo que participava da construção da igreja, foi acusado injustamente de roubo e condenado à morte. A sentença foi cumprida na Praça Brigadeiro Sampaio, onde eram penalizados os escravos condenados por seus senhores, de chibatadas à forca. 

Segundos antes de ter o alçapão aberto sob seus pés e despencar com a corda no pescoço, o homem teria disparado: 

— Como prova da minha inocência, vocês nunca verão as torres da igreja construídas. 

Acredite ou não em maldições, as obras se arrastaram por quase um século. Iniciadas em 1807, só foram terminadas em 1904. 

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Porto Alegre

Igreja das Dores

R. dos Andradas, 587
Centro Histórico
Porto Alegre