Quando ir a Porto Alegre
Decidir quando ir a Porto Alegre depende muito da sua estação preferida do ano, porque é uma cidade que pode fazer 0°C ou 40°C. E a gente promete ajudá-lo a encontrar coisas bacanas para fazer na cidade, independentemente da temperatura.
Eu diria que o ideal é ir de setembro a dezembro ou de março a maio para tentar fugir de temperaturas extremas. Se seu medo é pegar chuva, infelizmente isso é meio (bem) incerto. É mais comum emendar vários dias chuvosos no inverno, com muita umidade, mas em questão de acumulados, as precipitações são bem espalhadas ao longo do ano.
climate-data.org
Como não é uma cidade essencialmente turística, não há uma altíssima temporada, um período específico que lote hotéis e restaurantes. Mas vale ficar de olho em eventos de grande proporção, como o South Summit. Não necessariamente para evitar essas datas, mais para garantir de reservar hotéis antecipadamente mesmo.
Mas vamos aos detalhes de cada período do ano:
Verão em Porto Alegre
É a época em que a cidade fica mais vazia, porque muita gente tira férias e se manda para a praia. Eu até gosto disso, é quando não tem congestionamento, restaurantes e atrações estão menos tumultuados e quando ocorre o Porto Verão Alegre, uma programação cheia de peças de teatro a preços camaradas.
A noite costuma ser bem agradável, e o povo se anima a sair para a rua: bares na Cidade Baixa, no Bom Fim e na orla do Guaíba colocam mesinhas na rua, e tem bloquinhos de Carnaval também. No dia 17 de março, o 4° Distrito se pinta de verde para um grande St. Patrick's Day.
Eu só tento fugir de Porto Alegre no ápice do verão, quando a temperatura passa fácil de 30°C, com sensação térmica sempre pior. Não posso garantir que não ocorra isso em dezembro, fevereiro ou mesmo março, mas janeiro costuma ser "brabo". Para turistar pode ser difícil, porque muitas das nossas atrações ficam longe do ar-condicionado.
E assim... eu que não boto minha mão no fogo que não possa fazer frio: tratando-se de Sul, é sempre bom ter um casaco na mala.
Outono em Porto Alegre
O outono é uma boa estação para conhecer Porto Alegre. Sem tanto calor, vai ser mais fácil de bater perna para conhecer a orla, a Redenção, o Parcão, a Rua da Praia...
No final de março, abril e até maio, ainda pode fazer calor, e em junho o frio normalmente já deu as caras. Mas dificilmente terá uma temperatura extrema. Digo isso pisando em ovos, porque São Pedro adora contrariar o porto-alegrense.
Mas a amplitude térmica pode ser significativa, com o dia começando frio e depois esquentando. Ah, o aniversário de Porto Alegre ocorre no comecinho do outono, no dia 26 de março, e costuma ter shows e toda uma programação gratuita para celebrar.
Inverno em Porto Alegre
O inverno na capital gaúcha é bem úmido, e a temperatura mínima fica em torno de 10°C à noite ou no comecinho da manhã — mas eu já peguei até 2°C. Se tiver sol, prepare-se para o "efeito cebola": você vai precisar sair todo encasacado de manhã e ir tirando as peças à medida que o dia esquenta.
O frio e o vento podem atrapalhar planos de ver o pôr do sol no Guaíba, por exemplo. Mas, em compensação, temos bons museus e cafés super acolhedores na cidade, você pode conhecer um por dia. Se o céu estiver limpo, junte-se aos gaúchos na tradição de ir para um parque tomar um chimas e comer bergamota — é o famoso "lagartear no sol".
E em setembro, a cidade sedia o evento mais gauchesco do Planeta (hehe): o Acampamento Farroupilha. O Parque Harmonia vira uma cidade temática, com dezenas de piquetes, apresentações artísticas, muito churrasco (uma nuvem de fumaça paira sobre o parque) e outras delícias regiionais.
Primavera em Porto Alegre
É quando os jacarandás ficam roxinhos, e os ipês, amarelos, e tudo fica mais colorido nessa que é uma das capitais mais arborizadas do país. Pode chover? Pode. Mas pode ser que o sol brilhe durante toda a sua estada e esteja agradável para turistar na rua. Mas não se esqueça do casaco; ainda pode fazer frio.
Na primavera também ocorre um dos eventos mais legais da Capital: a Feira do Livro na Praça da Alfândega. Já faz mais de 60 anos que ela ocorre ali, na Rua da Praia, com muitas bancas, palestras, autógrafos de livros... é uma vibe bem gostosa. Se coincide com ano de Bienal, então, a cidade fica muito massa, com exposições espalhadas por vários lugares.
Leia dicas de onde ficar, onde comer e o que fazer no nosso guia especial de Porto Alegre.