Melhores Destinos
Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

4° Distrito

O 4° Distrito é o novo reduto boêmio de Porto Alegre. Não param de surgir bares novos e tap rooms de cervejarias artesanais que aliam uma decoração descolada à atmosfera industrial dessa área, que por décadas foi um distrito de fábricas abandonadas.

Importante explicar que o 4° Distrito é uma grande região da zona norte de Porto Alegre que inclui os bairros Floresta, Navegantes, Humaitá, Farrapos e São Geraldo. Mas tem alguns pontos onde a concentração de bares é maior, tipo a quadra entre a Rua Conselheiro Camargo, a Moura Azevedo e a Conselheiro Travessos. Ali fica o Patrimônio, um bar bem badalado que volta e meia tem DJ e show de pagode, e dois dos meus bares favoritos.

O Agulha tem meu coração. Em um beco, ao lado de um gigantesco silo de grãos, manteve a aparência de galpão, com móveis vintage e uma iluminação baixa. Tem drinks autorais deliciosos, embora não muito baratos. Vale ficar de olho na programação de shows deles, normalmente mais alternativos. 

Caminhando poucos metros, você encontra o Jardim São Geraldo, que é um bar inspirado na Alice no País das Maravilhas. Ele até tem ambiente interno, mas a graça ali é sentar nos bancos externos em uma noite quente, sob os simpáticos cordões de luzes. 

4° Distrito

Dá para fazer o seu pub crawl. Em ruas um pouco mais afastadas, eu não aconselho que você circule a pé. É mais seguro ir e voltar de Uber.

Cervejarias no 4° Distrito

Além de um dos destinos favoritos dos jovens à noite, o 4° Distrito também atrai amantes de cerveja artesanal. Não sei se você sabe, mas Porto Alegre é a cidade com mais cervejarias do Brasil. São 40 registradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e boa parte delas fica ali no 4° Distrito.

A Cubo Cia. Cervejeira é uma das cervejarias que traz o povo para “beber direto da fonte”. Os clientes comem e bebem com vista privilegiada dos tanques de fermentação onde a cerveja que escolheram foi produzida — a fábrica fica no centro do galpão, separada por paredes de vidro.  

4° Distrito

Tirando o grafite de um martim-pescador que toma toda a fachada do galpão, a decoração não tem nada de espalhafatoso. Optou-se por esquadrias de ferro pretas e mesas de madeira. A iluminação se divide entre luminárias que imitam postes de luz da rua e lâmpadas dentro de eletrocalhas no teto. 

Outra dica, um pouco mais afastada, mas com um amplo espaço, é a Alcabar, o bar de uma das cervejarias artesanais mais famosas da cidade. Ali dá para experimentar todo tipo de cerveja da casa enquanto se aprecia uma bela carne de parrilla.

Ainda não decidiu em qual bar ir? Foi mal, mas eu só consigo complicar. Segue a lista de lugares consagrados do 4° Distrito:

  • Fuga Bar: amplo espaço ao ar livre e música ao vivo.
  • 4Beer: um dos pioneiros no 4° Distrito, bom para curtir uma cerveja e um hambúrguer. 
  • Agulha: é um dos mais alternativos e estilosos. 
  • Ofertório: um bar para quem está com fome. Tem várias comidinhas.
  • Canto Bar: é um bem badaladinho, com decoração com andaimes e luzes neon.
  • Largo Chosen: um bar jovem inspirado em botequins clássicos. 
  • Alcabar: Bar amplo e descontraído, com boa cerveja e parrilla. 
  • Nosso Tap Room: também bem focado em cervejas, com ambiente industrial descolado.
  • Cubo: Fábrica-bar de cerveja no 4° Distrito. 
  • Cortex: para quem quer uma baladinha depois do bar. 
  • Babilônia Karaokê: um karaokê raiz que foi dominado pelos jovens, ideal para um after.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Porto Alegre

4° Distrito