Melhores Destinos
Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Orla do Guaíba

A orla do Guaíba é o lugar perfeito para passear sem pressa e assistir ao pôr do sol em Porto Alegre. O trecho da avenida Beira-Rio entre a Usina do Gasômetro e o Parque Marinha do Brasil sempre foi ponto de lazer para os moradores, e depois de ter passado por uma super revitalização, virou o principal ponto turístico da cidade. 

O parque urbano conta com deques de madeira, mirantes, ciclovia, quadras esportivas, vários bares e um restaurante panorâmico. Uma das partes mais populares são as passarelas de metal vazadas sobre o Guaíba, que permitem ver as águas do lago sob os pés. 

Tem arquibancadas voltadas ao Guaíba e, mesmo após o pôr do sol, costuma ter um bom movimento em noites quentes por causa dos bares e da boa iluminação, incluindo alguns detalhes de iluminação colorida e cênica.  

Na orla, também há um ancoradouro de onde saem os barcos de passeio pelo Guaíba. Dá para se informar sobre os horários e valores diretamente nos sites das empresas Noiva do Caí, Porto Alegre 10 e Cisne Branco (atente que esse último também tem saídas do Cais do Porto).

Orla do Guaíba

Essa parte que eu descrevi fica entre a Usina do Gasômetro e a Rótula das Cuias, onde há um monumento super chamativo criado para uma Bienal do Mercosul. Ela é chamada de Orla Moacyr Scliar, em homenagem ao famoso escritor gaúcho. 

Há um outro trecho da orla revitalizado mais adiante, correndo paralelo ao Parque Marinha do Brasil. O povo daqui de Porto Alegre chama ele de trecho 3, e é onde fica a maior pista de skate da América Latina. Ela foi inaugurada em 2021 e já aconteceram eventos nacionais por ali, inclusive com a presença da minha ídola, a Raíssa Leal, a Fadinha. 

A revitalização ali ocorreu ao longo de 1,6 km de extensão e incluiu a construção de cinco quadras de futebol de grama sintética, uma de futebol de areia, três de beach tênis, 12 de vôlei de areia, duas de tênis (é necessário fazer agendamento online para utilizá-las, gratuitamente). Existem alguns bares também, embora não tanto quanto no trecho próximo ao Gasômetro. Dali, você consegue avistar o estádio do Inter, o Beira-Rio

Como chegar à orla do Guaíba

Conhecida como Beira-Rio, a avenida da orla do Guaíba chama-se oficialmente Edvaldo Pereira Paiva. Especialmente aos finais de semana, não tem muito lugar para estacionar por ali, então eu costumo ir de bicicleta (tem estações do Bike POA na orla) ou de Uber. 

Se a sua intenção é ir no trecho que tem mais bares e deques, tenha como ponto de parada a Usina do Gasômetro. Se quer conhecer o trecho esportivo da orla, a referência é o Skate Park, a megapista da Orla. Dá para ir caminhando de uma ponta a outra, mas é uma boa pernada, mais de 3 km. 

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Porto Alegre

Orla do Guaíba