Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Jardim do DMAE

O Jardim do DMAE é uma pequena e charmosa área verde no bairro Moinhos de Vento. Ela faz parte de uma estação de tratamento de água — DMAE significa Departamento Municipal de Água e Esgoto —, mas é muito frequentada para passeios, piqueniques e sessões de fotos. 

O prédio da Hidráulica Moinhos de Vento foi construído há um século, inspirado no Palácio de Versalhes e em seus jardins. Atrás dele estão localizados os tanques da estação, que não são acessíveis ao público; e na frente fica essa área cercada com gramados, árvores, arbustos de flores e um pequeno playground. 

Durante muito tempo, a torre hidráulica que recebe os visitantes logo no portão de entrada conseguiu abastecer a central de Porto Alegre, incluindo os prédios mais altos, sendo desativada em 1969. 

Jardim do DMAE

A área hoje abriga também o monumento público mais antigo de Porto Alegre, o conjunto Os Afluentes do Guaíba. Cada uma das quatro estátuas representa um afluente do lago Guaíba: são duas figuras femininas, chamadas de Ninfas, que simbolizam os rios Caí e Sinos, e duas masculinas, conhecidos como Netunos, representando os rios Jacuí e Gravataí. 

Onde hoje está instalado o chafariz, originalmente existia outra estátua simbolizando o lago Guaíba, mas só Zeus sabe o que aconteceu com ela. Você vai reparar que faltam mãos, braços e outras partes das estátuas sobreviventes, fruto de décadas de vandalismo.  

Jardim do DMAE

O monumento foi feito por um artista italiano em mármore para ser instalado em 1866 em uma fonte que servia para abastecer a população de água potável na Praça da Matriz. Posteriormente, as peças ficaram por décadas na Praça Dom Sebastião, no bairro Independência, e foram transferidas ao Jardim em 2014, onde ficaram mais protegidas do vandalismo.   

Repare também nos bancos de concreto armado espalhados pelo Jardim do DMAE, cheios de detalhes e contornos delicados. São bancos centenários que serviam ao antigo auditório Araújo Vianna, na época que era um anfiteatro aberto ao lado da Praça da Matriz. Tem uma galera que recorre a eles para descansar sem fazer ideia de que está sentado em um pedaço da história da cidade.

Jardim do DMAE

Existe ainda uma pequena galeria de arte no subsolo do Jardim do DMAE, que era um reservatório de água na década de 40. O acervo tem mais de duzentas obras doadas pelos artistas plásticos que participaram de exposições na galeria. A visitação é gratuita e ocorre de segunda a sexta, exceto em feriados. Quando estivemos lá, porém, ela estava fechada para manutenção.

Jardim do DMAE

Onde fica o Jardim do DMAE

O Jardim do DMAE tem uma única entrada, na Avenida 24 de Outubro, no bairro Moinhos de Vento. Ocupa uma quadra, entre as ruas Dr. Vale e Fernando Gomes. É uma das poucas áreas verdes cercadas de Porto Alegre, e o horário de visitação é de segunda a domingo, das 8h às 18h 

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Porto Alegre

Jardim do DMAE

avenida 24 de Outubro
Moinhos de Vento
POA