Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Memorial do Rio Grande do Sul

O Memorial do Rio Grande do Sul é um dos espaços culturais de visitação gratuita no Centro de Porto Alegre. Fundado em 2000, é uma instituição voltada à preservação e ao fomento da memória histórica e cultural do Estado. 

Ele foi ambientado no antigo prédio central dos Correios e Telégrafos, construído entre os anos de 1910 e 1914. É uma belíssima construção — logo na entrada, preste atenção nos azulejos verdes e nos ornamentos das esquadrias de metal. 

Memorial do Rio Grande do Sul

Quando eu fui, tinha uma exposição sobre religiões de matriz africana, denominada Oxuns da Costa Doce, e exposição com telas e esculturas no subsolo. Pode não ser um dos museus mais famosos da cidade, mas fica muito bem localizado na Praça da Alfândega, entre o Farol Santander e o MARGS. 

Além disso, a edificação também sedia o Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul (AHRS) e o Museu Antropológico do Rio Grande do Sul (Mars), criado em 20 de abril de 1978. O museu tem como finalidades reunir material que auxilie a pesquisa e o estudo sobre as diferenças culturais e divulgar os aspectos considerados significativos da cultura e da sociedade do Rio Grande do Sul.

A visitação ocorre de terça a domingo, das 10h às 17h, sem cobrança de ingresso. 

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Porto Alegre

Memorial do Rio Grande do Sul

R. Sete de Setembro, 1020
Centro Histórico