Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Pinacoteca Ruben Berta

A Pinacoteca Ruben Berta é um dos museus gratuitos e bem interessantes que o porto-alegrense às vezes esquece que existe. O casarão de número 973 da Duque de Caxias, construído em 1893, é a atual sede da pinacoteca mantida pela Secretaria da Cultura de Porto Alegre. Ele fica a alguns metros da Praça da Matriz e de prédios importantes do Centro Histórico, como o Palácio Piratini, a Assembléia Legislativa e a Catedral Metropolitana

Pinacoteca Ruben Berta

A origem do museu remonta aos anos 1960, fruto de um projeto pessoal do magnata das comunicações Assis Chateaubriand de criar museus regionais em vários pontos do país. O acervo tem cerca de 125 obras, incluindo a obra Rejalma, de 1673, do holandês Jeronimus Van Diest, a pintura mais antiga em acervo público no Rio Grande do Sul. Mas acontece de o prédio inteiro ser usado para exposições temporárias. Quando estive lá, havia uma exposição imagética, sonora e textual do artista carioca Mauro Espíndola. 

A visitação ocorre de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h. O museu não abre aos finais de semana e feriados. A entrada é gratuita.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Porto Alegre

Pinacoteca Ruben Berta

R. Duque de Caxias, 973
Centro Histórico
Porto Alegre