Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Catedral Metropolitana de Porto Alegre

A Catedral Metropolitana é um das construções mais impressionantes de Porto Alegre. Obra de inspiração renascentista, ela se localiza no "berço" da cidade, a Praça da Matriz, exatamente ao lado do Palácio Piratini. 

A cúpula tem 65 metros de altura a partir do nível da praça, com um diâmetro interno de quase 18 metros. Quando eu era pequena, me disseram que era a segunda maior cúpula do mundo, o que obviamente não é verdade, mas é grande o suficiente para ser notada de vários pontos do Centro Histórico. 

Catedral Metropolitana de Porto Alegre

Antes de entrar, tire um tempo para admirar os mosaicos do frontispício, que é uma palavra bem feia pra designar a decoração das fachadas. Elas foram feitas pela Academia de Mosaicos do Vaticano, representando a história da Igreja no Estado. 

Mostram a Padroeira Maria, a Mãe de Deus, ao centro, ao lado de São Francisco de Assis e os mártires jesuítas Roque Gonzales de Santa Cruz, Afonso Rodrigues e Juan del Castillo. Do outro lado, estão São Pedro, padroeiro do Rio Grande do Sul, o Papa Pio IX, criador da diocese, e Santa Teresa de Ávila, protetora da fortaleza que existia no extremo sul do estado. Painéis laterais representam as cenas da Anunciação e da Crucificação.

Junto à porta, tem uma placa que lembra a passagem do Papa João Paulo II, e, ao entrar, a impressão que salta aos olhos é de grandiosidade, com muitos e extensos bancos de madeira, piso de granito e colunas de pedra, esculturas de santos e criptas de bispos da região, além de um silêncio dominante — se qualquer barulho o interrompe, chega a ecoar pelo templo. Na minha opinião, um dos diferenciais da Catedral Metropolitana é a valorização da luz natural, seja por meio das janelas que há próximas ao teto ou pelos belos vitrais nas naves laterais.

O altar tem uma bela estátua barroca da Virgem Maria com o Menino Jesus nos braços à frente de uma pintura mural de Aldo Locatelli, artista italiano radicado em Porto Alegre que é autor de algumas das principais obras que temos por aqui. 

As obras do templo começaram em 1920, mas levou décadas para serem concluídas; a cripta foi inaugurada em 1929, as torres, em 1971, e só em 1986 a catedral foi dada como concluída.

Para visitar a Catedral Metropolitana, vale conferir o horário atualizado na página oficial do templo. Repare que em alguns dias ela fecha no horário do almoço. Não há cobrança de ingresso. 

Catedral Metropolitana de Porto Alegre

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Porto Alegre

Catedral Metropolitana de Porto Alegre

R. Duque de Caxias, 1047 - Centro Histórico, Porto Alegre - RS