Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Catedral Metropolitana de Porto Alegre

A Catedral Metropolitana é um das construções mais impressionantes de Porto Alegre. Obra de inspiração renascentista, ela se localiza no "berço" da cidade, a Praça da Matriz, exatamente ao lado do Palácio Piratini. 

A cúpula tem 65 metros de altura a partir do nível da praça, com um diâmetro interno de quase 18 metros. Quando eu era pequena, me disseram que era a segunda maior cúpula do mundo, o que obviamente não é verdade, mas é grande o suficiente para ser notada de vários pontos do Centro Histórico. 

Catedral Metropolitana de Porto Alegre

Antes de entrar, tire um tempo para admirar os mosaicos do frontispício, que é uma palavra bem feia pra designar a decoração das fachadas. Elas foram feitas pela Academia de Mosaicos do Vaticano, representando a história da Igreja no Estado. 

Mostram a Padroeira Maria, a Mãe de Deus, ao centro, ao lado de São Francisco de Assis e os mártires jesuítas Roque Gonzales de Santa Cruz, Afonso Rodrigues e Juan del Castillo. Do outro lado, estão São Pedro, padroeiro do Rio Grande do Sul, o Papa Pio IX, criador da diocese, e Santa Teresa de Ávila, protetora da fortaleza que existia no extremo sul do estado. Painéis laterais representam as cenas da Anunciação e da Crucificação.

Junto à porta, tem uma placa que lembra a passagem do Papa João Paulo II, e, ao entrar, a impressão que salta aos olhos é de grandiosidade, com muitos e extensos bancos de madeira, piso de granito e colunas de pedra, esculturas de santos e criptas de bispos da região, além de um silêncio dominante — se qualquer barulho o interrompe, chega a ecoar pelo templo. Na minha opinião, um dos diferenciais da Catedral Metropolitana é a valorização da luz natural, seja por meio das janelas que há próximas ao teto ou pelos belos vitrais nas naves laterais.

O altar tem uma bela estátua barroca da Virgem Maria com o Menino Jesus nos braços à frente de uma pintura mural de Aldo Locatelli, artista italiano radicado em Porto Alegre que é autor de algumas das principais obras que temos por aqui. 

As obras do templo começaram em 1920, mas levou décadas para serem concluídas; a cripta foi inaugurada em 1929, as torres, em 1971, e só em 1986 a catedral foi dada como concluída.

Para visitar a Catedral Metropolitana, vale conferir o horário atualizado na página oficial do templo. Repare que em alguns dias ela fecha no horário do almoço. Não há cobrança de ingresso. 

Catedral Metropolitana de Porto Alegre

Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos

Fazer um seguro de viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Porto Alegre

Catedral Metropolitana de Porto Alegre

R. Duque de Caxias, 1047 - Centro Histórico, Porto Alegre - RS