Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Theatro São Pedro

O Theatro São Pedro é um dos prédios de estilo neoclássico mais antigos de Porto Alegre. Começou a ser construído em 1833 e foi inaugurado em 1858. O pomposo lustre que pende do teto já não é mais de velas — época em que ainda não havia energia elétrica na cidade e funcionários tinham de acender toco a toco antes de cada espetáculo —, os chapéus e roupas de pele desapareceram do dress code e não existe mais o proscênio, um camarote na lateral do palco onde as famílias mostravam os filhos disponíveis para casamento. Mas entrar ali ainda faz você se sentir em viagem ao passado. 

Theatro São Pedro

Para quem conhece os teatros municipais do Rio de Janeiro e de São Paulo ou teatros internacionais, como o Cólon de Buenos Aires, sugiro controlar um pouco suas expectativas, porque o São Pedro é bem menor. Tem capacidade para cerca de 700 pessoas, o que há 150 anos era uma obra majestosa. Imagine uma cidade 75 vezes menor do que hoje; a população na época era estimada em 20 mil pessoas. E o charme está nos detalhes, nas poltronas acolchoadas, no tapete vermelho, nas galerias em curva, na pintura do teto. 

Já passaram por esse palco alguns dos maiores gênios da criação artística do Brasil e do mundo, como o pianista Arthur Rubinstein, o violonista Andrés Segovia, o compositor Heitor Villa-Lobos, o dramaturgo Eugène Ionesco, o diretor Bob Wilson e o compositor e pianista Philip Glass. E a casa tem também a Orquestra Theatro São Pedro, um dos principais grupos de câmara brasileiros em atividade contínua.

Programação do Theatro São Pedro

A programação de espetáculos de música e teatro no Theatro São Pedro é voltada a públicos variados. Os assentos mais confortáveis ficam na plateia principal, no nível térreo — se você puder evitar a galeria mais alta, recomendo, pois o ângulo de visão torna a experiência desconfortável. 

Janeiro e fevereiro são ótimos meses para se assistir a peças ali, pois é quando ocorre o Porto Verão Alegre, com atrações diárias a preços justos em vários teatros de Porto Alegre, incluindo o São Pedro, é claro. 

Não é todo dia que tem espetáculo no teatro, então é recomendável acessar antes a programação no site oficial e, de preferência, já comprar antecipado. Importante: não confunda com o teatro de mesmo nome que tem na Barra Funda, em São Paulo. 

Theatro São Pedro

Onde fica o Theatro São Pedro

O Theatro São Pedro fica no Centro Histórico de Porto Alegre, próximo à Praça Marechal Deodoro, também conhecida como Praça da Matriz, que foi um dos primeiros núcleos urbanos da cidade fundados pelos imigrantes açorianos e é uma espécie de praça dos três poderes do Rio Grande do Sul. Ali também ficam o Palácio Piratini, a Assembléia Legislativa, a Catedral Metropolitana e o Palácio da Justiça.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Porto Alegre

Theatro São Pedro

Praça Marechal Deodoro, s/n
Centro Histórico
Porto Alegre