Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Laçador

O Laçador é, declarado em lei, o símbolo oficial de Porto Alegre. A figura do folclorista, cantor e compositor Paixão Côrtes, um dos fundadores do Monumento Tradicionalista Gaúcho (MTG), foi eternizada em bronze nessa estátua de 4,5 metros de altura. É a estátua gaúcha mais famosa, o "Cristo Redentor" do Rio Grande do Sul, como define o autor do livro A Escultura Pública de Porto Alegre, José Francisco Alves. 

O Laçador fica sobre um pilar de concreto na Avenida do Estados, na zona norte de Porto Alegre. É pertinho do Aeroporto Internacional Salgado Filho, e você consegue ver os aviões pousando e decolando dali. Foi inaugurado em 1958, mais especificamente no dia 20 de setembro, que é feriado do Dia do Gaúcho. 

Laçador

Tem um largo no entorno, com estacionamento gratuito. Se você decidir estacionar para observar a estátua mais de perto, atente-se para a bota garrão de potro (indumentária que era feita com a pata do animal), o tirador (peça de couro usada por laçadores sobre as pernas), a vincha (acessório na cabeça) e as mangas arregaçadas, evidenciando que o momento retratado é de trabalho.  

O autor da estátua foi Antonio Caringi, nascido em Pelotas, que estudou Arte na Academia de Belas Artes em Munique, Alemanha. Considerado o maior estatuário gaúcho, ele fez outras obras importantes, como a estátua do General Bento Gonçalves sobre um cavalo, inaugurada em Porto Alegre em 1935. Hoje ela fica na Avenida João Pessoa. 

Laçador

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Porto Alegre

Laçador