Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Paço Municipal - Museu de Arte de Porto Alegre

Sede da Prefeitura de Porto Alegre desde 1901, o Paço Municipal foi desocupado pelas repartições públicas e transformado inteiramente em museu, o Museu de Arte de Porto Alegre. 

O prédio de arquitetura eclética já abrigava há mais tempo, em salas logo à esquerda de quem entra e no subsolo, a Pinacoteca Aldo Locatelli, que remonta ao período Imperial. O acervo possui de mais de mil obras de arte. Os porões do Paço Municipal são usados para exposições de arte, incluindo o espaço da antiga cadeia.

Os visitantes também podem subir pela icônica escadaria em mármore vindo da Itália, admirando os vitrais com o brasão da República e do Rio Grande do Sul nas janelas. No segundo andar, encontram o busto de Júlio de Castilho. Como presidente do Rio Grande do Sul, ele encarregou o arquiteto italiano João Antônio Luiz Carrara Colfosco de desenvolver o projeto do Paço Municipal.

No pavimento superior há mais exposições temporárias. Quando estive lá, tinha uma mostra fotográfica com fotos do Guaíba. A entrada é gratuita.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Porto Alegre

Paço Municipal - Museu de Arte de Porto Alegre

Praça Montividéu, 10
Centro Histórico
Porto Alegre