Forte do Presépio

0 avaliação
0% recomendam
0

O Forte do Presépio marca o berço da cidade de Belém. Construído no início do século XVII, o forte servia de ponto de observação e proteção contra invasões e ataques indígenas que aconteciam por terra e também pelas águas da Baía do Guajará. O povoado de Feliz Lusitânia, que deu origem à atual cidade de Belém, cresceu junto com o forte, que somente na segunda metade do século XIX ganhou muralhas que o separaram da população.

O Forte do Presépio já desempenhou diversas funções e passou por várias reconstruções ao longo dos séculos até se tornar hoje um espaço cultural e arqueológico de resgate da história de Belém e também dos povos anteriores à chegada dos conquistadores.

A visita ao Forte de Belém ajuda a entender a cidade. O passeio pela fortificação, parcialmente restaurada, está entre os mais bonitos da cidade. Do alto das muralhas é possível observar todo o Centro Histórico e a região do Mercado Ver-o-Peso. Ao caminhar pelo Forte do Presépio será possível ver resquícios arqueológicos das edificações antigas na área chamada de Sítio Histórico da Fundação da Cidade e também um pequeno espaço de resgate da cultura amazônica, chamado de Museu do Encontro, onde estão em exposição peças de origem tapajônica e marajoara que ajudam a contar a história destes povos.

O Forte do Presépio faz parte do circuito conhecido como Complexo Feliz Lusitânia, que marca o Centro Histórico de Belém e inclui também a Casa das Onze Janelas, a Catedral Metropolitana de Belém, a Praça Dom Frei Caetano Brandão e a Igreja de Santo Alexandre, onde funciona o Museu de Arte Sacra.

A entrada tem custo de R$ 4 (inteira). Às terças-feiras, o acesso é gratuito.

Praça Dom Frei Caetano Brandão, s/n, Cidade Velha, Belém - PA - CEP: 66020-600
De terça a sexta, das 10h às 17h. Sábados, domingos e feriados das 9h às 13h. Fechado às segundas-feiras.

Forte-do-presepio Forte-do-presepio Forte-do-presepio Forte-do-presepio Forte-do-presepio Forte-do-presepio Forte-do-presepio Forte-do-presepio Forte-do-presepio Forte-do-presepio Forte-do-presepio Forte-do-presepio Forte-do-presepio Forte-do-presepio Forte-do-presepio Forte-do-presepio Forte-do-presepio Forte-do-presepio Forte-do-presepio
Avalie Forte do Presépio