Forte do Presépio
O Forte do Presépio marca o berço da cidade de Belém. Construído no início do século XVII, o forte servia de ponto de observação e proteção contra invasões e ataques indígenas que aconteciam por terra e também pelas águas da Baía do Guajará. O povoado de Feliz Lusitânia, que deu origem à atual cidade de Belém, cresceu junto com o forte, que somente na segunda metade do século XIX ganhou muralhas que o separaram da população.
Oportunidade! Seguro-viagem com até 75% de desconto!
Perrengues e imprevistos podem acontecer em qualquer viagem, até mesmo com os viajantes mais experientes. Seja um acidente, um problema de saúde inesperado, uma bagagem extraviada ou uma conexão perdida… Nessas ocasiões ter um bom seguro viagem é fundamental! Ele te oferece atendimento imediato e todo o amparo necessário para enfrentar momentos de tensão e dificuldade em outro país. E o melhor: o seguro viagem custa tão pouco perto da proteção que ele oferece, que não vale a pena arriscar! Mesmo onde o seguro não é obrigatório, nós fazemos e recomendamos que você também faça. Quer um seguro de qualidade com um descontão? Aproveite essa oportunidade e faça sua cotação na Allianz Travel com até 75% de desconto usando o cupom MELHORESDESTINOS!
O Forte do Presépio já desempenhou diversas funções e passou por várias reconstruções ao longo dos séculos até se tornar hoje um espaço cultural e arqueológico de resgate da história de Belém e também dos povos anteriores à chegada dos conquistadores.
A visita ao Forte de Belém ajuda a entender a cidade. O passeio pela fortificação, parcialmente restaurada, está entre os mais bonitos da cidade. Do alto das muralhas é possível observar todo o Centro Histórico e a região do Mercado Ver-o-Peso. Ao caminhar pelo Forte do Presépio será possível ver resquícios arqueológicos das edificações antigas na área chamada de Sítio Histórico da Fundação da Cidade e também um pequeno espaço de resgate da cultura amazônica, chamado de Museu do Encontro, onde estão em exposição peças de origem tapajônica e marajoara que ajudam a contar a história destes povos.
O Forte do Presépio faz parte do circuito conhecido como Complexo Feliz Lusitânia, que marca o Centro Histórico de Belém e inclui também a Casa das Onze Janelas, a Catedral Metropolitana de Belém, a Praça Dom Frei Caetano Brandão e a Igreja de Santo Alexandre, onde funciona o Museu de Arte Sacra.
A entrada tem custo de R$ 4 (inteira). Às terças-feiras, o acesso é gratuito.
Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Belém
Forte do Presépio
Praça Dom Frei Caetano Brandão, s/nCidade Velha
Belém
66020-600