Quando ir a Belém

Belém, no Pará, é um ótimo destino para ser visitado durante todo o ano. É ideal para quem deseja viajar nos feriados e também para quem tem mais tempo de desbravar regiões próximas, como a Ilha do Marajó ou até mesmo Alter do Chão, em Santarém. O clima em Belém é sempre quente, mas há períodos com mais e menos chuva, por isso fique atento! A chuva será companheira fiel em todas as estações, com menor ou maior intensidade.

  • Meses menos chuvosos: julho a novembro;
  • Meses mais chuvosos: dezembro a maio;
  • Altíssima temporada: outubro, especialmente no segundo final de semana, quando acontecem as principais procissões do Círio de Nazaré;
  • Melhor época para ir a Belém: julho a novembro.

  Belem

Clima em Belém

A temporada de chuvas intensas em Belém vai de dezembro a maio, sendo março o auge dos temporais, com quase 400 mm de chuva no mês. Esse é o período conhecido como “Inverno Amazônico” e quando o clima é mais desfavorável ao turismo na cidade. Já a temporada de menor índice pluviométrico, conhecida como "Verão Amazônico", vai de junho a novembro, sendo outubro o mês mais seco, com média de 29 mm no mês. O ideal, ao viajar para Belém, é escolher os meses mais secos. Assim você poderá aproveitar muito mais!

Para quem quiser fazer uma viagem conjunta com Marajó e Alter do Chão, o período mais recomendado para ir a Belém é entre agosto e dezembro, quando os rios estão mais baixos e as praias surgem na paisagem.

A temperatura em Belém se mantém estável durante todo o ano e podemos garantir que sempre será quente! A mínima fica em torno de 24º, enquanto a máxima será de 32º nos meses mais quentes. Lembrando que a umidade excessiva dá a sensação térmica de temperatura muito mais alta. Mantenha-se sempre hidratado e com roupas leves. Suar demais faz parte do pacote paraense de viagem.

  Belem

Círio de Nazaré

O Círio de Nazaré é o evento que mais atrai turistas para Belém. Estamos falando de mais de um milhão de pessoas ao mesmo tempo nas ruas durante os principais dias de comemoração. Apesar do Círio acontecer durante todo o mês de outubro, o ápice da festa religiosa é no segundo final de semana do mês de outubro. Caso queira ver os eventos principais do Círio, organize-se com a maior antecedência possível. Os hotéis costumam ficar lotados até um ano antes e os preços são bem mais caros se comparados a dias comuns. 

Tudo que você precisa saber sobre Belém!

Esse texto sobre Quando ir a Belém faz parte do guia de Belém no Melhores Destinos

Comentários para Quando ir a Belém

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.