Melhores Destinos
Belém
Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

O que fazer em Belém

Belém é uma cidade para ser vivenciada e não apenas visitada. Prepare-se para uma viagem cheia de novas experiências e se deixe levar pela cultura paraense. Há muito o que fazer na capital, mas um feriado prolongado será suficiente para curtir o que há de melhor por lá. Aproveite alguns dias de folga para embarcar rumo à região norte do Brasil e conhecer um dos mais surpreendentes destinos do país. Está na dúvida sobre o que fazer em Belém? Preparamos um post com algumas dicas que irão te ajudar na hora de viver a capital do Pará. Bote um carimbó no som e vamos lá!

Escolha um hotel bem localizado em Belém

Belém, à primeira vista, parece ser uma cidade grande. Na prática, no entanto, a área por onde circulam os turistas é bem pequena e não será difícil escolher um hotel em Belém para os dias de passeio. Apesar de ser uma cidade turística, Belém não tem grande oferta de excelentes hotéis. Hospedar-se no lugar certo garante a tranquilidade no quesito segurança e a facilidade de fazer diversos passeios a pé ou com trajetos muito curtos de carro.

Os preços na cidade costumam ser bem camaradas, especialmente nos finais de semana, quando a cidade está mais vazia e é fácil encontrar promoções. A exceção fica por conta do período do Círio de Nazaré, que acontece durante o mês de outubro e lota toda a rede hoteleira de Belém com meses de antecedência. Durante o Círio os preços ficam inflacionados e a chance de encontrar vaga de última hora é bem pequena.

Confira mais dicas de onde ficar em Belém e as melhores opções de hotéis na região!

HOTEL NOTA LINK
Atrium Hotel Quinta De Pedras 8.4 Ver preços
Hotel Grão Para 8.4 Ver preços
Hotel Sagres 8.3 Ver preços
Rede Andrade Docas 8.2 Ver preços
Hotel Princesa Louçã 8.0 Ver preços
Belém Soft Hotel 8.0 Ver preços
ibis Styles Belém do Pará 7.7 Ver preços
Rede Andrade Hangar 7.6 Ver preços
ibis Belem Aeroporto 7.2 Ver preços
ibis budget Belem 7.2 Ver preços

Experimente os bons restaurantes de Belém e se jogue nos pratos típicos do Pará

Poderíamos começar as dicas do que fazer em Belém pelos principais pontos turísticos, mas a verdade é que se deliciar com a culinária paraense é quase unanimidade entre os viajantes que visitam a cidade. Os ingredientes inusitados, para grande parte dos turistas, já são uma viagem por si só. Experimentar o açaí paraense, a dormência do jambu, o sabor do tucupi e a intensa maniva é fundamental para vivenciar Belém. Os ingredientes compõem pratos junto aos maravilhosos peixes e camarões amazônicos e rendem iguarias como o pato no tucupi, a caldeirada paraense, a maniçoba, o tacacá e o vatapá do Pará. As receitas são muitas e há excelentes restaurantes na cidade (dos mais populares aos comandados por grandes chefes) para experimentar cada uma delas. Quer conhecer mais sobre a culinária paraense? Veja o post especial sobre onde comer em Belém.

Vá ao Mercado Ver-o-Peso

Separe ao menos meio dia da sua viagem para passear entre os corredores conturbados do Mercado Ver-o-Peso. Dedicado à venda de produtos de todo tipo, o Ver-o-Peso é um passeio pela cultura do Pará. Por lá você encontrará temperos, ingredientes, frutas e comidas típicas paraenses; mudas e sementes de plantas amazônicas; cerâmicas típicas marajoara e tapajônica; artesanatos indígenas de diversas regiões; além de muito peixe e camarão fresquinhos. O Ver-o-Peso é um mercado real, apesar de altamente frequentado por turistas. Para conhecê-lo ainda mais profundamente (e fazer lindas fotos) acompanhe a chegada dos barcos durante a madrugada, quando as mercadorias — como recheados cestos de açaí — chegam de todo o Pará para as mesas de moradores e restaurantes de Belém.

Fazer o tour guiado pelo Theatro da Paz

Ícone dos tempos áureos da riqueza que circulou por Belém no período do Ciclo da Borracha, o Theatro da Paz, inaugurado em 1878, é um dos mais belos palcos da arte no país. A construção impressiona e uma visita guiada será capaz de revelar detalhes da magnífica obra, como os afrescos, lustres de cristal, acústica perfeita, peças folheadas a ouro e pisos que mais parecem obras de arte em diversos ambientes. Ao sair do tour guiado, aproveite o restaurante de frente ao edifício, onde são servidos diversos petiscos típicos paraenses com um lindo visual para o Theatro da Paz.

Visite o Centro Histórico de Belém

Herança dos séculos XVII a XIX, o circuito do Centro Histórico de Belém está localizado nos bairros da Cidade Velha e Campina. O local marca o berço da cidade de Belém e ainda preserva diversas obras que nos remetem ao passado. Chamado de Complexo Feliz Lusitana, os edifícios da Cidade Velha merecem a atenção dos turistas. Não será difícil percorrer os principais monumentos, especialmente porque eles estão bem próximos. Comece a visita pelo Forte do Presépio, local onde Belém começou a se desenvolver, e de lá caminhe pela Casa das Onze Janelas, a Catedral Metropolitana de Belém, a Praça Dom Frei Caetano Brandão e a Igreja de Santo Alexandre, onde funciona o Museu de Arte Sacra. 

Depois de completar o circuito da Cidade Velha, siga para a região vizinha, onde está o bairro Campina. O local está bem próximo e tem como principais atrações o Mercado Ver-o-Peso (Praça do Relógio) e o Theatro da Paz (Praça da República). A região rende um bom passeio e excelentes compras. 

Faça o passeio de barco pela Baía do Guajará e pelo Rio Guamã

Belém é banhada pelo grandioso Rio Guamã e uma ótima maneira de ver a cidade por diferentes ângulos é percorrê-lo em um passeio de barco. Com saída das Docas no período da manhã e da tarde, o passeio da Vale Verde Turismo tem duração de 2h e possibilita um lindo visual para Belém. O tour inclui ainda apresentações de músicas e danças típicas, entre elas o animadíssimo carimbó. Deixe a vergonha de lado e levante-se para dançar. Nada como um bom carimbó ao pôr do sol para animar o ambiente. Depois do passeio, aproveite os restaurantes e bares das Docas e já fique por lá mesmo!

Curta o entardecer nos bares e restaurantes da Estação das Docas

A Estação das Docas é um dos espaços mais gostosos de Belém para quem deseja curtir uma ótima refeição ou investir na cerveja gelada para aliviar o calor. Com muitas opções de bares e restaurantes, uma linda vista para a Baía do Guajará e ambientes com ar-condicionado (você irá valorizar isso), a Estação das Docas agrada em cheio aos turistas que buscam relaxar sem se preocupar, especialmente ao entardecer, quando o espetáculo fica completo com o pôr do sol. 

Aplaque o calor com um passeio pelas áreas verdes de Belém

Se você não estiver dando conta do calor de Belém, experimente refugiar-se em um dos espaços verdes da cidade. Cercados por vegetação amazônica e repletos de sombra, os parques e bosques de Belém são um alento em dias de temperatura mais alta. O mais famoso entre os turistas é o Mangal das Garças, que conta com diversas atrações e um lindo mirante para a cidade. Além do Mangal das Garças, vale também conferir o Bosque Rodrigues Alves, o Parque Estadual do Utinga, o Museu Paraense Emílio Goeldi e o Parque da Residência. Todos são ótimos redutos para um refresco.

Vá à praia

Se o calor pedir um pouco mais que uma área verde, vá à praia! Nos arredores de Belém, será fácil curtir um bom banho de rio, com direito a ótimos restaurantes com pé na areia, redários convidativos a uma soneca e muita sombra sob as árvores. Uma ótima opção para os dias de praia é a Ilha do Mosqueiro, que tem acesso fácil a partir de Belém (73 km de estrada) e rende um bom passeio de um dia. Com mais tempo e disposição, será possível ir ainda a Salinópolis (213 km) ou Algodoal (165 km até Marudá e depois uma travessia de barco de 40 minutos), as duas regiões são banhadas pelo oceano Atlântico e estão entre os pontos favoritos do moradores de Belém para dias de descanso.

Passe um final de tarde no Complexo Turístico Ver-o-Rio

O Complexo Turístico Ver-o-Rio é uma delícia para um passeio ao final da tarde. Com banquinhos e gazebo à beira da Baía do Guajará, o espaço é um convite a uma caminhada leve com direito a pôr do sol. Quem quiser relaxar um pouquinho mais poderá ainda fazer um passeio de pedalinho ou sentar-se à mesa em um dos quiosques locais, degustar alguns petiscos paraenses e tomar uma cerveja gelada enquanto o sol se põe. O Ver-o-Rio está bem pertinho da Estação das Docas. Aproveite e estique o passeio.

Faça um passeio até a Ilha do Combu

Quem está em Belém e busca uma experiência em meio à floresta, mas não quer ir muito longe, não pode perder uma visita à Ilha do Combu. Cercada por intenso verde e repleta de igarapés, a Ilha do Combu é o lugar ideal para passar o dia com a sensação de estar em meio à floresta amazônica. Na ilha, há diversos restaurantes excelentes onde vale curtir tanto a comida quanto o ambiente. Aproveite também para fazer uma visita à Filha do Combu, que produz um dos mais famosos chocolates orgânicos da região. 

Participe do Círio e conheça mais sobre a fé paraense em Nossa Senhora de Nazaré

O Círio de Nazaré é um dos maiores festejos religiosos do mundo e movimenta mais de dois milhões de pessoas durante o mês de outubro em Belém. A principal procissão do Círio acontece sempre no segundo domingo de outubro, mas a fé está presente na cidade durante todo o ano. Para quem visita Belém fora da temporada do Círio, vale conhecer a Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, onde está a imagem original da santa, e também o Museu do Círio, onde é possível ver objetos, fotos e saber mais sobre o Círio de Nazaré.

Invista em algumas compras

Belém oferece boas oportunidades de compras para quem busca peças diferentes do convencional. Artesanatos indígenas, cerâmicas marajoara e peças típicas do Tapajós são o carro-chefe do lugar para quem deseja levar um pouco do Pará para casa. Bons locais para compras são o Mercado Ver-o-Peso e a cidade de Icoaraci, onde está a principal produção de cerâmica marajoara. Para quem gosta de joias e gemas, um bom ponto de venda é o Espaço São José Liberto, que conta também com venda de roupas e artesanatos típicos do Pará.

Aproveite a noite de Belém

À noite, o clima de Belém dá um refresco e o momento é ótimo para uma boa cerveja à beira da Baía do Guajará. A Estação das Docas é um dos melhores locais da cidade para relaxar depois de um dia de passeio, mas vale também sentar-se à mesa em um dos bares espalhados pela cidade. Para os mais animados, forró, carimbó e tecnobrega rendem boas baladas em Belém, mas é possível também encontrar noites regadas a rock, sertanejo, funk e aparelhagem. As festas costumam ser muito animadas e algumas delas acontecem com o lindo visual para a Baía do Guajará. Veja mais sobre a noite de Belém.

Continue a viagem pelo Pará

O Pará é grande demais e vale ir muito além de Belém durante sua viagem. Para começar a desbravar o estado, confira a natureza exuberante da Ilha do Marajó e as praias incríveis à beira-rio em Alter do Chão. Cada dia de viagem pelo Pará será encantador.