Melhores Destinos
Belém
Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

Ilha do Combu

A intensa natureza da Ilha do Combu atrai muitos turistas que querem sentir um gostinho da floresta sem precisar sair de Belém. O lugar em nada lembra o lado urbano da cidade e é um refresco para quem busca maior contato com a natureza durante a viagem. E para chegar até esse recanto verde serão necessários apenas 15 minutos de barco. Fácil e rápido! 

À medida que os turistas se afastam da costa de Belém rumo à Ilha do Combu já é possível ver a selva de pedras da cidade grande dar lugar ao intenso verde da selva amazônica. Um contraste incrível e que ajuda a entrar bem rápido no clima do lugar. A Ilha do Combu é um oásis repleto de verde, onde bons restaurantes servem o melhor da culinária paraense com linda vista para Belém ou para o verde. São diversas opções de lugares para saborear bons pratos, tanto à beira do Rio Guamá quanto em seus igarapés. Enquanto os barcos passeiam pelas estreitas faixas de água, será possível ver cada um dos restaurantes e também um pouco do modo de vida dos ribeirinhos. Se não tiver um restaurante específico em mente, vale pedir dicas aos barqueiros e também aos outros turistas, claro. 

O mais famoso entre os restaurantes da Ilha do Combu é o Saldosa Maloca, que conta com maravilhosa e ampla varanda com vista para Belém. O lugar tem excelente comida, trilhas em meio a diversas espécies amazônicas e até uma tirolesa que corre a partir do alto da gigante samaúma. Excelente pedida para passar o dia. Outra boa opção na Ilha do Combu é o restaurante Chalé da Ilha, que conta com piscina em meio ao verde e preço mais camarada.

Ao visitar a Ilha do Combu, não deixe de conhecer os chocolates orgânicos da Dona Nena, a “Filha do Combu”. A iguaria ficou famosa depois de passar pelas mão dos chefs Tiago Castanho (restaurante Remanso do Bosque) e Alex Atala (restaurante D.O.M). Desde então, os chocolates orgânicos Filha do Combu viraram febre entre os turistas. No espaço dedicado aos visitantes, será possível degustar alguns dos produtos antes da compra. Com mais tempo no lugar, vale agendar uma visita guiada pelas plantações de cacau, com direito a aula sobre a prática de se fazer chocolates e a diversas degustações para experimentar os produtos da casa.

Como chegar à Ilha do Combu

Os barcos que levam à Ilha do Combu partem da Praça Princesa Isabel. O trajeto leva 15 minutos até a primeira parada na ilha, mas o tempo total da viagem vai depender do seu destino final. Você poderá escolher os pontos de visitação e a cada parada basta chamar um novo barco ou esperar que o próximo passe no local. Combinar um horário com o barqueiro que o levou também funciona. O meio de transporte é bem comum por lá e o esquema, estranho à primeira vista, funciona muito bem. Cada trajeto tem custo entre R$ 5 e R$ 10.


Ilha do Combu

Ilha do Combu

Belém