Catedral Metropolitana de Belém

0 avaliação
0% recomendam
0

A Catedral Metropolitana de Belém, também conhecida como Sé de Belém, foi fundada em 1616, junto ao Forte do Presépio, quando a cidade ainda dava os primeiros passos rumo a se tornar a grandiosa Belém. O início da Sé de Belém é marcado por uma pequena construção de taipa e palha que abrigava uma imagem de Nossa Senhora da Graça. Somente no final do século XVIII, com projeto do arquiteto italiano Antonio Landi, foi inaugurada a Catedral de Belém nos moldes como hoje é conhecida, sendo que o interior ainda sofreu alterações até o final do século XIX. Ao visitar a igreja, não deixe de reparar nos afrescos que decoram o teto, nas elegantes varandas laterais e no belo órgão que está localizado no segundo andar da edificação, considerado o maior da América Latina.

Parte integrante do Centro Histórico de Belém, a Catedral Metropolitana é um dos palcos mais importantes para as comemorações do Círio de Nazaré. A igreja recebe Nossa Senhora de Nazaré após a procissão conhecida como Transladação, quando a imagem da santa padroeira sai em cortejo iluminado por velas desde o Colégio Gentil Bittencourt até a Catedral, onde passa a noite sob vigília. Somente no dia seguinte, segundo domingo de outubro, a imagem segue rumo à Basílica de Nossa Senhora de Nazaré cercada pelas cordas e berlindas com fiéis fervorosos e milhares promesseiros. Esse é o grande dia do Círio de Nazaré, que atrai mais de um milhão de pessoas para as ruas de Belém.

Praça Dom Frei Caetano Brandão, Cidade Velha, Belém - PA - CEP: 66020-310
http://https://catedraldebelem.com.br

Catedral-metropolitana-de-belem Catedral-metropolitana-de-belem Catedral-metropolitana-de-belem Catedral-metropolitana-de-belem Catedral-metropolitana-de-belem Catedral-metropolitana-de-belem Catedral-metropolitana-de-belem Catedral-metropolitana-de-belem Catedral-metropolitana-de-belem Catedral-metropolitana-de-belem
Avalie Catedral Metropolitana de Belém