Basílica de Nossa Senhora de Nazaré

0 avaliação
0% recomendam
0

Há diversas versões no Pará para a fé que envolve Nossa Senhora de Nazaré. Conta a lenda mais famosa que em idos de 1700, aos pés do igarapé Murucutu, uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré teria sido encontrada por um homem de nome Plácido José de Souza. Plácido, achando que se tratava de uma imagem esquecida por um peregrino, teria a levado para casa. Misteriosamente, no entanto, a imagem reapareceu no ponto onde havia sido encontrada, fato que teria acontecido diversas vezes. A notícia então se espalhou e a imagem, sob guarda, foi levada ao Palácio do Governo, ao Paço Episcopal e à Catedral, de onde também desapareceu. Diante das misteriosas fugas da imagem de volta ao igarapé, decidiu-se então construir ali uma capela para abrigar a santa.

Erguida em 1909 sobre o local onde foi achada a imagem da Santa, a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré hoje é um dos lugares mais importantes e sagrados para os paraenses. O templo, inaugurado em 1923 e único santuário na Amazônia, hoje abriga a imagem original encontrada no início do século XVIII. Durante os festejos do Círio, a Santa recebe um novo manto e desce do altar-mor (chamado de Glória) para que os fiéis possam apreciá-la mais de perto. O dia da descida da Santa é um dos mais aguardados do Círio e reúne milhares de fiéis na Basílica. Vale dizer que no mês de maio a imagem também desce do Glória por alguns dias.

Durante todo o ano a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré é aberta para os turistas e fiéis. Ao visitar o local, não deixe de apreciar os belos vitrais, as obras de arte sacras e o maravilhoso órgão que compõe o mobiliário da igreja. Independente do Círio e de religião, a visita ao Santuário de Nossa Senhora de Nazaré é fundamental para entender a história, cultura e fé do povo paraense. Fé essa que movimenta um dos maiores eventos religiosos de todo o mundo. Aproveite e faça um tour guiado.

Av. Nª Sra. de Nazaré, 1300, Nazaré, Belém - PA - CEP: 66040-141

Basilica-de-nossa-senhora-de-nazare Basilica-de-nossa-senhora-de-nazare Basilica-de-nossa-senhora-de-nazare Basilica-de-nossa-senhora-de-nazare Basilica-de-nossa-senhora-de-nazare Basilica-de-nossa-senhora-de-nazare Basilica-de-nossa-senhora-de-nazare Basilica-de-nossa-senhora-de-nazare Basilica-de-nossa-senhora-de-nazare Basilica-de-nossa-senhora-de-nazare Basilica-de-nossa-senhora-de-nazare Basilica-de-nossa-senhora-de-nazare Basilica-de-nossa-senhora-de-nazare Basilica-de-nossa-senhora-de-nazare Basilica-de-nossa-senhora-de-nazare Basilica-de-nossa-senhora-de-nazare Basilica-de-nossa-senhora-de-nazare Basilica-de-nossa-senhora-de-nazare Basilica-de-nossa-senhora-de-nazare
Avalie Basílica de Nossa Senhora de Nazaré