Bruna Scirea Jornalista sempre pronta para descobrir novos cantos do Brasil e do mundo, conhecer gentes, culturas, histórias, e provar todas as comidas - e vinhos - possíveis.

Sé de Lisboa (Igreja de Santa Maria Maior)

Construída por volta de 1150, após a expulsão dos mouros, a Catedral da Sé é um dos monumentos medievais mais antigos de Lisboa. Dizem ter sido erguida a mando de D. Afonso Henriques sobre uma antiga mesquita, como símbolo da reconquista cristã.

Ao passear pela Alfama, você certamente irá passar em frente à Sé, também conhecida como Igreja de Santa Maria Maior de Lisboa. Olhará para ela e, bem, talvez não irá se impressionar. Por fora, seu estilo é relativamente simples: são duas torres, uma grande porta em madeira e, ao centro, uma colorida rosácea. Dentro, no entanto, há um mosaico de diversos estilos arquitetônicos, sobretudo o românico e o gótico — marcas das várias reformulações pelas quais a igreja passou ao longo dos séculos, principalmente após os terremotos de 1344 e 1755.

Sé de Lisboa (Igreja de Santa Maria Maior)

Logo na entrada da Sé, está o lavatório onde Santo Antônio teria sido batizado. E é também neste templo que estão guardadas as relíquias de São Vicente, padroeiro da cidade (embora seja Santo Antônio o santo mais adorado pelos lisboetas). Para entrar na igreja, não há custo algum. Mas é possível adquirir, no seu interior, um bilhete no valor de 5 € (crianças de 7 a 12 anos pagam 3 €), que dá acesso ao Coro Alto, à varanda entre as torres sineiras e também permite uma visita ao Museu do Tesouro da Sé.

Informações sobre a Sé de Lisboa:

Tempo de visita: uma hora, com visita ao claustro e ao museu do tesouro.

Horário de funcionamento: 

  • Igreja: diariamente, das 9h às 19h
  • Claustro e Museu do Tesouro: diariamente, das 10h às 17h no inverno e das 10h às 18h no verão

Ingressos: a entrada na Sé é gratuita, mas os bilhetes para visitar o museu ou o claustro custam 2,50 euros cada.

Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos - apenas essa semana com 70% OFF!

Fazer um seguro de viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. A boa notícia é que ele também é válido para viagens dentro do Brasil e pode te socorrer em caso de necessidade!

Aproveite nessa semana incríveis 70% de desconto no seguro viagem Allianz Travel, válido para todos os destinos e planos internacionais, inclusive o anual multidestinos. É só acessar o site da promoção e fazer sua cotação que o cupom exclusivo MELHORESDESTINOS será aplicado automaticamente, reduzindo o valor da apólice. A oferta vale somente para apólices contratadas de 16 a 23 de setembro, em viagens planejadas até setembro de 2025

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Lisboa

Sé de Lisboa (Igreja de Santa Maria Maior)

Largo da Sé
Alfama
Lisboa
1100-585
https://www.sedelisboa.pt/