Mosteiro da Serra do Pilar

0 avaliação
0% recomendam
0

No Município de Vila Nova de Gaia, na porção Sul da ponte Luís I, encontra-se o Mosteiro e Igreja da Serra do Pilar. Um sítio erguido no século XVI, simplesmente imperdível não só pela história e belíssima arquitetura - com a planta da igreja em formato de círculo, coberta por uma abóbada de tijolo e granito -, mas também pela vista estonteante que se tem lá de cima.

Inicialmente, o Mosteiro teria sido construído para abrigar os os frades agostinhos do Mosteiro de Grijó. Tempos mais tarde, porém, durante a Guerra Civil de 1832-1834, o exército liberal instalou-se no local e não mais saiu. Hoje, para visitar a cúpula da igreja e ter uma das vistas mais belas do Douro, é preciso permissão militar (obtida no momento da visita com bastante facilidade).

A visita guiada ao local - incluindo um passeio pelo claustro circular e a subida à cúpula - vale muito a pena, pois dessa forma é possível conhecer cada detalhe da história do Mosteiro, da bela Igreja e também se encantar com as belas paisagens. A entrada custa 3 euros.

Largo Aviz, Vila Nova de Gaia - CEP: 4430-329


Mosteiro-da-serra-do-pilar Mosteiro-da-serra-do-pilar Mosteiro-da-serra-do-pilar Mosteiro-da-serra-do-pilar Mosteiro-da-serra-do-pilar Mosteiro-da-serra-do-pilar Mosteiro-da-serra-do-pilar Mosteiro-da-serra-do-pilar Mosteiro-da-serra-do-pilar Mosteiro-da-serra-do-pilar Mosteiro-da-serra-do-pilar Mosteiro-da-serra-do-pilar Mosteiro-da-serra-do-pilar
Avalie Mosteiro da Serra do Pilar