Melhores Destinos
Bruna Scirea Jornalista sempre pronta para descobrir novos cantos do Brasil e do mundo, conhecer gentes, culturas, histórias, e provar todas as comidas - e vinhos - possíveis.

Ponte Dom Luís I

A ponte D. Luís I liga o Porto à Vila Nova de Gaia, na outra margem do Douro, onde estão as famosas caves do Vinho do Porto. Pela sua imponente estrutura em ferro, vista de longe, a ponte é um dos grandes símbolos da cidade. Inaugurado em 1886, o projeto de Teophile Seyrig (discípulo de Gustav Eiffel, da Torre Eiffel) tem dois tabuleiros por onde circulam carros, trens e pedestres. A vista de qualquer um deles é encantadora. 

Na parte inferior, se está mais próximo do Douro e dos barcos que fazem a travessia. Ali, chama atenção olhar para cima e ver de perto a estrutura de ferro. Já no tabuleiro superior, o destaque é a vista para as duas margens do rio: Gaia com as caves e relevo um pouco menos acidentado e, do outro lado, Porto, onde se aglomeram construções morro acima.

Ponte Dom Luís I

Para um passeio completo, atravesse a ponte por um de seus tabuleiros e retorne pelo outro. O inferior sai da região do Cais da Ribeira, no Porto, e dá acesso à região das caves do vinho do Porto, em Gaia, como a Sandeman, a Calém e a Taylor's Porto.

Já o tabuleiro superior liga a região da Sé do Porto ao Mosteiro da Serra do Pilar. Nossa recomendação é que você faça esta travessia superior no fim de tarde, quando a paisagem fica ainda mais especial.

Ponte Dom Luís I

Dica: em Gaia, para ir da Serra do Mosteiro do Pilar ao calçadão à beira do Douro (ou o contrário) pode ser utilizado o Teleférico de Gaia, que garante uma vista muito bonita do Douro e suas duas margens. O deslocamento entre as partes alta e baixa da cidade também pode ser feito a pé ou com a ajuda de elevadores.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Porto

Ponte Dom Luís I

Ponte Dom Luís I
Porto