Museu de Arte de São Paulo (MASP)
Principal museu da cidade, o Museu de Arte de São Paulo – MASP marca o coração da Avenida Paulista. O espaço está entre os principais pontos turísticos e é um dos mais procurados pelos visitantes que chegam à capital paulista. Com projeto da arquiteta Lina Bo Bardi, o prédio do MASP é famoso pelos quatro pilares vermelhos que apóiam o grande vão livre de 74 metros. O local é ponto de encontro dos moradores, manifestantes e trabalhadores. O grande espaço também sedia apresentações culturais e eventos como a Feira de Antiguidades, que acontece aos domingos.
Apesar de a fachada vermelha do edifício ter se tornado cartão postal, é no interior do prédio que está o grande chamariz do MASP. O museu oferece um dos mais importantes acervos do país e é capaz de encantar a todos os fãs de obras de arte. O conjunto de obras começou a ser montado por Assis Chateaubriand, idealizador do MASP. O museu foi inaugurado em 1968 e hoje conta com mais de 8.000 peças para exposição. O espaço já é pequeno para o tamanho do acervo e o MASP prepara uma grande ampliação.
Entre as obras do museu, destacam-se nomes nacionais como: Cândido Portinari, Di Cavalcanti, Anita Malfatti e Almeida Junior. A arte internacional é representada por: Rafael, Mantegna, Botticceli, Delacroix, Renoir, Manet, Monet, Degas, Cèzanne, Picasso, Modigliani, Toulouse-Lautrec, Van Gogh, Matisse e Chagall, entre outros. Uma das exposições de maior destaque é a coleção “Arte da França: de Delacroix a Cézanne”, que recebe os visitantes logo na entrada. Na mostra, estão peças que datam do século XVIII ao século XX. O MASP apresenta em mostras temporárias parte do acervo permanente e também exposições em parceria com outros museus do mundo. No interior, é possível comprar belos artigos de design, lembranças das exposições e aproveitar o restaurante e o café.
O valor da entrada é R$ 25,00 (inteira) e R$ 12,00 (meia). O MASP tem entrada gratuita às terças-feiras, durante o dia todo.
Como chegar: Estação Trianon-MASP – Metrô Linha 2 Verde.