Quando ir a São Paulo

São Paulo é o tipo de cidade que pode ser visitada a qualquer momento, em qualquer tempo. Não é preciso muita organização, planos ou preocupações para embarcar em direção à maior cidade do Brasil. Seja em uma viagem de final de semana ou de um mês, sempre será hora de ir a São Paulo. Você poderá aproveitar uma promoção de passagem aérea apenas para ver um show imperdível; viajar a trabalho; passar o final de semana desfrutando dos novos restaurantes; ou embarcar para uma exposição do seu artista predileto. A cidade é incrível para todo tipo de viajante, dos mais apressados e que estão apenas a negócios aos que encaram tirar alguns dias de férias para turistar muito por lá! 

São Paulo não é lugar para ir apenas uma vez na vida, dar um check na lista de cidades já visitadas e nunca mais voltar. A graça de São Paulo está exatamente em ser uma cidade efervescente, com constantes novidades e eventos temporários. Mas, afinal, quando ir à capital paulista? Oras! Sempre!

Clima em São Paulo

Ainda que para ir a São Paulo não seja preciso muita organização, alguns fatores podem ajudar, ou atrapalhar, na hora da viagem. O principal deles é o clima. São Paulo tem estações com características bem definidas, o que ajuda na hora de escolher o clima e tempo que mais te agrada. A cidade está localizada em uma zona de clima subtropical úmido, com características que definem um inverno frio e seco, enquanto o verão é bem quente e úmido, com enorme incidência de chuva.

Sao-paulo  

No inverno, entre os meses de junho e agosto, as temperaturas caem. Os prédios, muito altos, facilitam as correntes de vento, impedem a entrada de sol e aumentam a sensação de frio. Talvez você precise de um casacão para se sentir confortável em São Paulo no auge do inverno. Por isso, vá preparado. Para compensar, você conta com a falta de chuva e a certeza de poder passear muito a pé pela cidade.

O verão, entre dezembro e março, eleva as temperaturas e, com elas, a incidência de chuvas em São Paulo também aumenta. É o período no qual acontece a maior parte dos grandes temporais, enchentes e, consequentemente, transtornos no trânsito. A temperatura é convidativa para passeios ao ar-livre, no entanto, é preciso torcer para não chover!

Sao-paulo  

Melhor época para ir a São Paulo

Seguindo o critério das condições climáticas, as melhores épocas para visitar São Paulo são o outono e a primavera, quando as temperaturas são mais amenas (nem muito frio, nem calor demais) e as chuvas também têm incidência média. Por isso, se quiser pegar um clima agradável, opte por viajar entre os meses de abril e maio ou setembro e outubro. 

Veja as médias anuais. Temperaturas mínimas/máximas e o índice de precipitação de chuva. 

  • Janeiro – 19°C / 27°C - 224 mm
  • Fevereiro – 19°C / 28°C - 183 mm 
  • Março – 19°C / 27°C - 158 mm
  • Abril – 17°C / 25°C - 76 mm
  • Maio – 14°C / 23°C - 74 mm
  • Junho – 13°C / 22°C - 49 mm
  • Julho – 12°C / 22°C - 55 mm
  • Agosto – 13°C / 23°C - 42 mm
  • Setembro – 14°C / 24°C - 99 mm
  • Outubro – 16°C / 25°C - 129 mm
  • Novembro – 17°C / 26°C - 144 mm
  • Dezembro – 18°C / 26°C - 189 mm

Alta temporada em São Paulo

Mesmo que o clima seja fator fundamental para decidir a data da viagem, a verdade é que vale a pena conferir a agenda cultural e de eventos na cidade antes de ir. Por mais que as atividades permanentes já sejam excelentes, São Paulo recebe tantos eventos temporários que você poderá ter uma experiência completamente diferentes a cada viagem para lá. Competições esportivas, como finais de futebol e Fórmula 1, costumam agitar a cidade. O mesmo acontece com a Bienal de São Paulo, a Mostra Internacional de Cinema, a Virada Cultural, a São Paulo Fashion Week, a Parada do Orgulho Gay, o Salão do Automóvel e tantos outros eventos que marcam o calendário da cidade e fazem de um final de semana comum altíssima temporada em São Paulo.  

Em relação aos preços dos hotéis, eles são sempre mais convidativos nos finais de semana. Durante os dias úteis da semana, a cidade ferve com o turismo de negócios e fica muito difícil conseguir bons preços. No entanto, os finais de semana e feriados costumam ser excelentes para passear por SP. Além de a cidade estar vazia e com menos trânsito, os hotéis baixam muito os preços das diárias. Se não deu para visitar São Paulo nos feriados 2021, aproveite os feriados 2022!

Tudo que você precisa saber sobre São Paulo!

Esse texto sobre Quando ir a São Paulo faz parte do guia de São Paulo no Melhores Destinos

Comentários para Quando ir a São Paulo

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.