São Paulo

Quando ir a São Paulo

São Paulo é o tipo de cidade que pode ser visitada a qualquer momento, em qualquer tempo. Não é preciso muita organização, planos ou preocupações para embarcar em direção à maior cidade do Brasil. Seja em um final de semana, seja em um mês, sempre será hora de ir a São Paulo. Você poderá aproveitar uma promoção de passagem aérea apenas para ver um show imperdível; ir muitas vezes a trabalho; passar o final de semana desfrutando dos novos restaurantes; ou embarcar para uma exposição do seu artista predileto. A cidade é incrível para todo tipo de viagem, dos mais apressados visitantes que estão apenas a negócios aos que encaram tirar alguns dias de férias para turistar muito por lá! 

São Paulo não é lugar para ir apenas uma vez na vida, dar um check na lista de cidades já visitadas e nunca mais voltar. A graça de São Paulo está exatamente em ser uma cidade efervescente, com constantes novidades e eventos temporários. Mas, afinal, quando ir à capital paulista? Oras! Sempre!

Ainda que para ir a São Paulo não seja preciso muita organização, alguns fatores podem ajudar, ou atrapalhar, na hora da viagem. O principal deles é o clima. São Paulo tem estações com características bem definidas, o que ajuda na hora de escolher o tempo que mais te agrada. A cidade está localizada em uma zona de clima subtropical úmido, com características que definem um inverno frio e seco, enquanto o verão é bem quente e úmido, com enorme incidência de chuva. 

No inverno, entre os meses de junho e agosto, as temperaturas caem. Os prédios, muito altos, facilitam as correntes de vento, impedem a entrada de sol e aumentam a sensação de frio. Talvez você precise de um casacão para se sentir confortável em São Paulo no auge do inverno. Por isso, vá preparado. Para compensar, você conta com a falta de chuva e a certeza de poder passear muito a pé pela cidade.

O verão, entre dezembro e março, eleva as temperaturas e, com elas, a incidência de chuva também aumenta. É o período onde acontece a maior parte dos grandes temporais, enchentes e, consequentemente, transtornos no trânsito. A temperatura é convidativa para passeios ao ar-livre, no entanto, é preciso torcer para não chover!

Seguindo o critério das condições climáticas, as melhores épocas para visitar São Paulo são o outono e a primavera, quando as temperaturas são mais amenas (nem muito frio, nem calor demais) e as chuvas também têm incidência média. Por isso, se quiser pegar um clima agradável, opte por viajar entre os meses de abril e maio ou setembro e outubro. 

Veja as médias anuais. Temperaturas mínimas/máximas e o índice de precipitação de chuva. 

  • Janeiro – 19°C / 27°C - 237 mm
  • Fevereiro – 19°C / 28°C - 222 mm 
  • Março – 18°C / 27°C - 161 mm
  • Abril – 16°C / 25°C - 73 mm
  • Maio – 14°C / 23°C - 71 mm
  • Junho – 12°C / 22°C - 50 mm
  • Julho – 12°C / 22°C - 44 mm
  • Agosto – 13°C / 23°C - 40 mm
  • Setembro – 14°C / 24°C - 71 mm
  • Outubro – 15°C / 25°C - 127 mm
  • Novembro – 17°C / 26°C - 146 mm
  • Dezembro – 18°C / 26°C - 201 mm

Mesmo que o clima seja fator fundamental para decidir a data da viagem, a verdade é que vale a pena conferir a agenda cultural e de eventos na cidade antes de ir. Por mais que as atividades permanentes já sejam excelentes, São Paulo recebe tantos eventos temporários que você poderá ter uma experiência completamente diferentes a cada viagem para lá. Competições esportivas, como finais de futebol e Fórmula 1, costumam agitar a cidade. O mesmo acontece com a Bienal de São Paulo, a Mostra Internacional de Cinema, a Virada Cultural, a São Paulo Fashion Week, a Parada do Orgulho Gay, o Salão do Automóvel e tantos outros eventos que marcam o calendário da cidade.  

Em relação aos preços dos hotéis, eles são sempre mais convidativos nos finais de semana. Durante a semana, a cidade ferve com o turismo de negócios e fica muito difícil conseguir bons preços. No entanto, os finais de semana são excelentes para passear. Além de a cidade estar vazia e com menos trânsito, os hotéis baixam muito os preços das diárias.

Tudo que você precisa saber sobre São Paulo!

Esse texto sobre Quando ir a São Paulo faz parte do guia de São Paulo no Melhores Destinos

Comentários para Quando ir a São Paulo

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.