São Paulo
Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

Onde comer em São Paulo

Uma das atividades mais prazerosas para quem visita São Paulo é aproveitar o circuito gastronômico da cidade. São mais de 15 mil restaurantes capazes de agradar e surpreender a todos os paladares, sem falar nos mais de 20 mil bares, sempre com bons petiscos e cerveja gelada. A pergunta certa na capital paulista não é "onde comer?", mas sim "o que comer?". São Paulo recebe os visitantes com várias iguarias dignas dos melhores circuitos gastronômicos do mundo. Ao chegar à cidade, você receberá várias dicas sobre a melhor pizza, o melhor sanduíche de pernil, o melhor pastel de feira, o melhor chef, o melhor parmegiana, a melhor coxinha e até a melhor média (café com leite) com pão na chapa. A boa comida é levada a sério por lá e o mais simples prato gera discussões eternas entre os paulistanos. O mais importante é ouvir todos os conselhos e experimentar o máximo possível de quitutes. Assim, você sairá de lá com a sua própria lista dos lugares imperdíveis na cidade e poderá entrar na próxima roda de discussão.

Para enfrentar os restaurantes de São Paulo, é preciso preparar o bolso. Um suco de laranja pode custar até 10 reais, e não será difícil encontrar esse preço nos cardápios locais. Para um jantar mais refinado, será preciso desembolsar, ao menos, 150 reais, mas um bom pastel com caldo de cana sai bem mais em conta. Com 10 reais, você ficará feliz, alimentado e com um belo sorriso no rosto. Se quiser fugir dos altos preços, procure as padarias que servem os famosos PFs (pratos feitos). Elas costumam ter cardápio variado e preços bem mais amigáveis. Com 25 reais, você poderá saborear um caprichado parmegiana (que nos restaurantes pode chegar a 100 reais). O seu bolso será o limite da aventura gastronômica, mas, independentemente do preço, comer em São Paulo é sempre um grande prazer.

Há quem visite a capital paulista apenas para experimentar os cardápios dos restaurantes mais estrelados. O DOM, do chef Alex Atala, é representante cativo do Brasil entre os melhores restaurantes do mundo, mas ele não é o único que vale o investimento. E falamos em investimento porque alguns dos mais refinados restaurantes locais são também os mais caros. É o caso da culinária contemporânea do Maní (para um preço mais em conta tente o Manioca, também da chef Helena Rizzo), das carnes do Figueira Rubayat e o refinado cardápio italiano do Fasano. Para fugir dos preços exorbitantes, mas sem perder a qualidade e ainda experimentar pratos de um grande chef, vale encarar a viagem até a zona norte para comer no Mocotó. O restaurante, comandado por Rodrigo Oliveira, oferece cardápio regional nordestino refinado e sem perder os sabores tradicionais. O mesmo vale para o Attimo, em Moema, que apresenta cardápio inspirado na culinária italiana e caipira e oferece menus executivos a preços bem acessíveis.

A enorme oferta de restaurantes é capaz de deixar qualquer viajante perdido, porém alguns redutos já se tornaram tradicionais e por isso mesmo são imperdíveis. Visita obrigatória, não só pelo clima, mas também pela boa comida, o Mercado Municipal não decepciona. Lá, você poderá experimentar o famoso sanduíche de mortadela ou de pernil, o pastel de bacalhau e, de quebra, percorrer os corredores degustando várias frutas exóticas. O preço é um pouco salgado. O sanduíche sai por 20 reais, mesmo preço que pode chegar a custar um caprichado bolinho de bacalhau. Outro tradicional ponto para experimentar o sanduíche de pernil é o Estadão Bar e Lanches, ou simplesmente Lanchonete do Estadão. Com fama de ter o melhor pernil da cidade, a lanchonete em frente ao grande jornal é certeza de sabor e qualidade. E para um típico bauru, vá até o quase centenário Ponto Chic.


Resistir a comer um pastel de feira é missão quase impossível em São Paulo. E esse é um dos pontos que gera mais discussão entre os paulistas. Alguns têm mais recheio, outros ganham  na textura. Mas o campeão é o que aparece na hora da fome. Um dos mais premiados da cidade é o Pastel da Maria, típico do Bairro da Liberdade e da Feira do Pacaembu. Mas há quem prefira o Pastel Kyoto, a Pastelaria Yokoyama ou tantos outros deliciosos pastéis de feira espalhados pela cidade de São Paulo.  

O debate que envolve a culinária italiana também é capaz de gerar brigas entre grupos de amigos, especialmente quando se trata da melhor pizza e do melhor parmegiana. São Paulo tem mais de 4.500 pizzarias e é um grande reduto da comunidade italiana, o que torna praticamente impossível definir qual a melhor entre elas. Por isso, siga a tradição para não errar! Boas pedidas são Speranza, Bráz, Monte Verde e Cantina Castelões, mas certamente você encontrará outras deliciosas massas pelo caminho da viagem.

Para um bom parmegiana, não deixe de visitar o Famiglia Mancini, na charmosa Rua Avanhadava, onde outros estabelecimentos do mesmo núcleo familiar fazem a felicidade dos clientes. Se preferir escolher entre muitas opções, o Bairro do Bixiga é repleto de cantinas típicas italianas. Um verdadeiro paraíso para os amantes das massas. Unindo tradição, elegância, comida elaborada e uma vista espetacular, o Terraço Itália é um restaurante digno de grandes comemorações. Apesar de os restaurantes italianos serem extremamente populares em Sampa, sempre há espaço para mais um. A mais nova estrela da cidade é o Eataly. Direto de NY para São Paulo, o complexo gastronômico atrai pela variedade de produtos que podem ser consumidos no local ou em casa. Um verdadeiro paraíso para os fãs da culinária italiana. Será preciso apenas ter paciência para enfrentar as constantes filas no local.

O pão na chapa também é paixão entre os paulistanos, que têm o hábito de tomar café na padaria antes de ir para o trabalho. E eles levam essa tradição muito a sério! Não deixe de se sentar em um balcão e pedir o pacote completo: um pão bem quente com manteiga à beça e uma média que não seja requentada. Para saborear essa e outras delícias típicas das padocas locais, vá à Bella Paulista e curta o preparo do café sentado no balcão. Será difícil resistir à vitrine de salgados do lugar, por isso vá de estômago vazio para aproveitar ao máximo! Se a ideia for um café mais descolado, tente o KOF – King of the fork. Cheio de estilo, o espaço mistura bikes e quitutes. 

O bairro da Liberdade é um paraíso para quem deseja experimentar várias tradições orientais. Há muito tempo, o bairro deixou de ser apenas japonês e hoje abriga representantes de várias regiões da Ásia. Você poderá experimentar a gastronomia da Coreia, China, Vietnã, Laos e outros. Estrela do bairro, o restaurante chinês Rong He oferece, além do cardápio com excelentes preços, um espetáculo na arte do preparo de macarrão. O show acontece ao vivo, na cozinha, e os clientes podem ver – e tentar entender – como é feita a massa da casa. Para a culinária típica japonesa, experimente o Hinodê, o Sushi Lika, ou o Aska (se a vontade for por um bom noodle). Para sair do comum, tente o Portal da Coreia. E se quiser comer bem e barato, o melhor é a feira gastronômica que acontece nos finais de semana. Bom para experimentar diversas delícias no mesmo lugar. No final, ainda vale passar nos mercados especializados, onde se encontra todos os ingredientes típicos.

Quem prefere um ambiente mais descontraído não pode deixar de procurar pelos food trucks que tomaram conta das ruas de SP. Duas boas opções são o Butantan Food Park e o Calçadão Urbanoide, na Rua Augusta. Os dois têm alta concentração de boa comida, público descontraído e preço justo. Ótimos para quem deseja fugir dos ambientes refinados e caros e busca uma alternativa menos formal. Alguns espaços dos museus e centros culturais também ajudam a sair da atmosfera de restaurante e convidam a curtir o ambiente integrado à arte. MASP, MAM, Casa das Rosas, Pinacoteca, Fundação Maria Luisa e Oscar Americano e Instituto Tomie Ohtake oferecem  restaurantes e cafés bastante amigáveis para um encontro entre amigos e um descanso em meio a um dia de passeio.

São Paulo oferece um mundo de variedade, sabores e preços. E é sempre bom participar das discussões sobre os melhores pratos e restaurantes. Por isso, deixe nos comentários quais são os seus cantinhos prediletos na cidade. Abaixo, você pode conferir alguns dos sabores que nós testamos e aprovamos!  

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em São Paulo