São Paulo

Onde comer em São Paulo

Uma das atividades mais prazerosas para quem visita São Paulo é aproveitar o circuito gastronômico da cidade. São mais de 15 mil restaurantes capazes de agradar e surpreender a todos os paladares, sem falar nos mais de 20 mil bares, sempre com bons petiscos e cerveja gelada. A pergunta certa na capital paulista não é "onde comer?", mas sim "o que comer?". São Paulo recebe os visitantes com várias iguarias dignas dos melhores circuitos gastronômicos do mundo. Ao chegar à cidade, você receberá várias dicas sobre a melhor pizza, o melhor sanduíche de pernil, o melhor pastel de feira, o melhor chef, o melhor parmegiana, a melhor coxinha e até a melhor média (café com leite) com pão na chapa. A boa comida é levada a sério por lá e o mais simples prato gera discussões eternas entre os paulistanos. O mais importante é ouvir todos os conselhos e experimentar o máximo possível de quitutes. Assim, você sairá de lá com a sua própria lista dos lugares imperdíveis na cidade e poderá entrar na próxima roda de discussão.

Para enfrentar os restaurantes de São Paulo, é preciso preparar o bolso. Um suco de laranja pode custar até 10 reais, e não será difícil encontrar esse preço nos cardápios locais. Para um jantar mais refinado, será preciso desembolsar, ao menos, 150 reais, mas um bom pastel com caldo de cana sai bem mais em conta. Com 10 reais, você ficará feliz, alimentado e com um belo sorriso no rosto. Se quiser fugir dos altos preços, procure as padarias que servem os famosos PFs (pratos feitos). Elas costumam ter cardápio variado e preços bem mais amigáveis. Com 25 reais, você poderá saborear um caprichado parmegiana (que nos restaurantes pode chegar a 100 reais). O seu bolso será o limite da aventura gastronômica, mas, independentemente do preço, comer em São Paulo é sempre um grande prazer.

Há quem visite a capital paulista apenas para experimentar os cardápios dos restaurantes mais estrelados. O DOM, do chef Alex Atala, é representante cativo do Brasil entre os melhores restaurantes do mundo, mas ele não é o único que vale o investimento. E falamos em investimento porque alguns dos mais refinados restaurantes locais são também os mais caros. É o caso da culinária contemporânea do Maní (para um preço mais em conta tente o Manioca, também da chef Helena Rizzo), das carnes do Figueira Rubayat e o refinado cardápio italiano do Fasano. Para fugir dos preços exorbitantes, mas sem perder a qualidade e ainda experimentar pratos de um grande chef, vale encarar a viagem até a zona norte para comer no Mocotó. O restaurante, comandado por Rodrigo Oliveira, oferece cardápio regional nordestino refinado e sem perder os sabores tradicionais. O mesmo vale para o Attimo, em Moema, que apresenta cardápio inspirado na culinária italiana e caipira e oferece menus executivos a preços bem acessíveis.

A enorme oferta de restaurantes é capaz de deixar qualquer viajante perdido, porém alguns redutos já se tornaram tradicionais e por isso mesmo são imperdíveis. Visita obrigatória, não só pelo clima, mas também pela boa comida, o Mercado Municipal não decepciona. Lá, você poderá experimentar o famoso sanduíche de mortadela ou de pernil, o pastel de bacalhau e, de quebra, percorrer os corredores degustando várias frutas exóticas. O preço é um pouco salgado. O sanduíche sai por 20 reais, mesmo preço que pode chegar a custar um caprichado bolinho de bacalhau. Outro tradicional ponto para experimentar o sanduíche de pernil é o Estadão Bar e Lanches, ou simplesmente Lanchonete do Estadão. Com fama de ter o melhor pernil da cidade, a lanchonete em frente ao grande jornal é certeza de sabor e qualidade. E para um típico bauru, vá até o quase centenário Ponto Chic.


Resistir a comer um pastel de feira é missão quase impossível em São Paulo. E esse é um dos pontos que gera mais discussão entre os paulistas. Alguns têm mais recheio, outros ganham  na textura. Mas o campeão é o que aparece na hora da fome. Um dos mais premiados da cidade é o Pastel da Maria, típico do Bairro da Liberdade e da Feira do Pacaembu. Mas há quem prefira o Pastel Kyoto, a Pastelaria Yokoyama ou tantos outros deliciosos pastéis de feira espalhados pela cidade de São Paulo.  

O debate que envolve a culinária italiana também é capaz de gerar brigas entre grupos de amigos, especialmente quando se trata da melhor pizza e do melhor parmegiana. São Paulo tem mais de 4.500 pizzarias e é um grande reduto da comunidade italiana, o que torna praticamente impossível definir qual a melhor entre elas. Por isso, siga a tradição para não errar! Boas pedidas são Speranza, Bráz, Monte Verde e Cantina Castelões, mas certamente você encontrará outras deliciosas massas pelo caminho da viagem.

Para um bom parmegiana, não deixe de visitar o Famiglia Mancini, na charmosa Rua Avanhadava, onde outros estabelecimentos do mesmo núcleo familiar fazem a felicidade dos clientes. Se preferir escolher entre muitas opções, o Bairro do Bixiga é repleto de cantinas típicas italianas. Um verdadeiro paraíso para os amantes das massas. Unindo tradição, elegância, comida elaborada e uma vista espetacular, o Terraço Itália é um restaurante digno de grandes comemorações. Apesar de os restaurantes italianos serem extremamente populares em Sampa, sempre há espaço para mais um. A mais nova estrela da cidade é o Eataly. Direto de NY para São Paulo, o complexo gastronômico atrai pela variedade de produtos que podem ser consumidos no local ou em casa. Um verdadeiro paraíso para os fãs da culinária italiana. Será preciso apenas ter paciência para enfrentar as constantes filas no local.

O pão na chapa também é paixão entre os paulistanos, que têm o hábito de tomar café na padaria antes de ir para o trabalho. E eles levam essa tradição muito a sério! Não deixe de se sentar em um balcão e pedir o pacote completo: um pão bem quente com manteiga à beça e uma média que não seja requentada. Para saborear essa e outras delícias típicas das padocas locais, vá à Bella Paulista e curta o preparo do café sentado no balcão. Será difícil resistir à vitrine de salgados do lugar, por isso vá de estômago vazio para aproveitar ao máximo! Se a ideia for um café mais descolado, tente o KOF – King of the fork. Cheio de estilo, o espaço mistura bikes e quitutes. 

O bairro da Liberdade é um paraíso para quem deseja experimentar várias tradições orientais. Há muito tempo, o bairro deixou de ser apenas japonês e hoje abriga representantes de várias regiões da Ásia. Você poderá experimentar a gastronomia da Coreia, China, Vietnã, Laos e outros. Estrela do bairro, o restaurante chinês Rong He oferece, além do cardápio com excelentes preços, um espetáculo na arte do preparo de macarrão. O show acontece ao vivo, na cozinha, e os clientes podem ver – e tentar entender – como é feita a massa da casa. Para a culinária típica japonesa, experimente o Hinodê, o Sushi Lika, ou o Aska (se a vontade for por um bom noodle). Para sair do comum, tente o Portal da Coreia. E se quiser comer bem e barato, o melhor é a feira gastronômica que acontece nos finais de semana. Bom para experimentar diversas delícias no mesmo lugar. No final, ainda vale passar nos mercados especializados, onde se encontra todos os ingredientes típicos.

Quem prefere um ambiente mais descontraído não pode deixar de procurar pelos food trucks que tomaram conta das ruas de SP. Duas boas opções são o Butantan Food Park e o Calçadão Urbanoide, na Rua Augusta. Os dois têm alta concentração de boa comida, público descontraído e preço justo. Ótimos para quem deseja fugir dos ambientes refinados e caros e busca uma alternativa menos formal. Alguns espaços dos museus e centros culturais também ajudam a sair da atmosfera de restaurante e convidam a curtir o ambiente integrado à arte. MASP, MAM, Casa das Rosas, Pinacoteca, Fundação Maria Luisa e Oscar Americano e Instituto Tomie Ohtake oferecem  restaurantes e cafés bastante amigáveis para um encontro entre amigos e um descanso em meio a um dia de passeio.

São Paulo oferece um mundo de variedade, sabores e preços. E é sempre bom participar das discussões sobre os melhores pratos e restaurantes. Por isso, deixe nos comentários quais são os seus cantinhos prediletos na cidade. Abaixo, você pode conferir alguns dos sabores que nós testamos e aprovamos!  

  • Bella Paulista

    Nota: 5.0 de 10 (1)

    Se há um lugar em São Paulo que passa 24h do dia movimentado, certamente é a Bella Paulista. Uma das mais disputadas padarias da cidade, ela é point para quem deseja um café da manhã para ir trabalhar ou mesmo para acordar depois de voltar da balada. A Bella Paulista é um mundo de felicidade gastronômica que vai do...

  • Butantan-food-park

    Butantan Food Park

    Nota: 5.0 de 10 (1)

    Pioneiro entre os espaços destinados às comidas de rua, o Butantan Food Park agrada pela variedade e clima descontraído. As mesinhas de madeira sob as luzes pendentes são um convite a horas de conversa. No Butantan Food Park, não é preciso correr. Por lá, o melhor é passear, curtir cada um dos food trucks e só...

  • Museu-de-arte-de-sao-paulo-masp

    Museu de Arte de São Paulo (MASP)

    Nota: 5.0 de 10 (1)

    Principal museu da cidade, o Museu de Arte de São Paulo – MASP marca o coração da Avenida Paulista. O espaço está entre os principais pontos turísticos e é um dos mais procurados pelos visitantes que chegam à capital paulista. Com projeto da arquiteta Lina Bo Bardi, o prédio do MASP é famoso pelos...

  • Avenida-paulista

    Avenida Paulista

    Nota:  de 10 (0)

    A principal avenida de São Paulo é capaz de manter o turista entretido por vários dias. Se você estiver na cidade pela primeira vez, talvez nem tenha tempo de sair dos quase 3 km da Avenida Paulista. Por lá, a vida corre em altíssima velocidade e só quem anda devagar são os carros, constantemente presos no...

  • Bairro-da-liberdade

    Bairro da Liberdade

    Nota:  de 10 (0)

    O nascimento do Bairro da Liberdade começa com a chegada, em 1912, dos primeiros imigrantes japoneses que vinham tentar a vida no Brasil. O grupo era pequeno e estabeleceu moradia na rua Conde de Sarzedas. Assim, deram o ponta pé inicial para a formação da maior colônia japonesa fora do Japão. Mais imigrantes vieram, vários...

  • Bar-veloso

    Bar Veloso

    Nota:  de 10 (0)

    O bar é famoso por servir a melhor coxinha da cidade. E a todo momento ela passa de um lado para o outro nas bandejas dos garçons apressados. O serviço precisa ser rápido e o chope sempre gelado. Experimente um chope Brahma Black com caldinho de feijão, bolinho de arroz ou camarão, escondidinho de carne seca, feijoada ou todas...

  • Braz-pizzaria

    Bráz Pizzaria

    Nota:  de 10 (0)

    Uma das mais conhecidas pizzarias da cidade, a Bráz segue à risca o preparo das pizzas para manter o padrão de qualidade e não fugir à tradição. Cada disco de massa deve ter 450 gramas e 35 cm de diâmetro, exatamente! Os ingredientes são de primeira qualidade e muitos importados diretamente da Itália. Tudo...

  • Cafe-girondino

    Café Girondino

    Nota:  de 10 (0)

    O glamour que envolvia a sociedade paulistana e os grandes barões do café no início do século passado ainda pode ser vivenciado na São Paulo de hoje. Em meio aos passos agitados dos trabalhadores que frequentam o centro da cidade, está um dos ambientes mais nostálgicos e elegantes da capital paulista. O Café Girondino...

  • Casa-das-rosas

    Casa das Rosas

    Nota:  de 10 (0)

    Um respiro no meio da Avenida Paulista. Esta é uma boa maneira de explicar o que é a Casa das Rosas. Firme e bela, a casa construída em 1935 – quando a Avenida Paulista ainda era dominada por mansões dos barões do café –  é um presente para os olhos cansados das megaconstruções na maior avenida...

  • Casa-mathilde

    Casa Mathilde

    Nota:  de 10 (0)

    A original Casa Mathilde foi fundada no ano de 1850 em Sintra, Portugal. Conceituada produtora de queijada portuguesa, acabou recebendo do então rei, D. Fernando II, o selo de fornecedora oficial da Casa Real. Na década de 40, já então pastelaria (doceria), a casa fechou as portas. A conceituada marca foi comprada por um herdeiro dos antigos...

  • Consulado-mineiro

    Consulado Mineiro

    Nota:  de 10 (0)

    O ambiente reproduz as grandes casas das fazendas mineiras e as paredes, repletas de cachaças, não deixam mentir: ali está um verdadeiro Consulado Mineiro. O restaurante atrai pelos sabores típicos de Minas e pelos pratos sempre fartos. Difícil resistir a um caldinho de feijão com torresmo enquanto se percorre o extenso...

  • Edificio-italia

    Edifício Itália e Terraço Itália

    Nota:  de 10 (0)

    Comece pedindo um belo drink. Sente-se em uma das poltronas próximas ao vidro e curta a boa música ao vivo. Poucos lugares em São Paulo proporcionam um visual tão espetacular quanto o do Edifício Itália (oficialmente chamado de Circolo Italiano). Você poderá escolher entre a vista do bar (na nossa opinião, a...

  • Famiglia-mancini

    Famiglia Mancini

    Nota:  de 10 (0)

    Um dos mais disputados restaurantes italianos da cidade, a cantina da Famiglia Mancini é surpreendente, desde a decoração até as incríveis porções. A fartura começa pelos objetos pendurados no teto e paredes, que compõem um ambiente ao mesmo tempo extravagante e acolhedor. A decoração exagerada...

  • Fundacao-maria-luisa-e-oscar-americano

    Fundação Maria Luisa e Oscar Americano

    Nota:  de 10 (0)

    Pouco conhecida entre os turistas e também entre os paulistas, a Fundação Maria Luisa e Oscar Americano é um achado em meio à grande cidade de São Paulo. No bairro do Morumbi, próximo ao Palácio dos Bandeirantes, o lindo espaço verde que cerca a fundação, com 75.000 m², já valeria a...

  • Instituto-tomie-ohtake

    Instituto Tomie Ohtake

    Nota:  de 10 (0)

    As curvas que compõem a fachada do prédio parecem dançar sob as janelas espelhadas. Os olhos, todos voltados para cima, revelam que uma das maiores atrações do Instituto Tomie Ohtake é a sinuosa arquitetura futurista. Impossível resistir a ao menos uma foto.

    A arte, no entanto, não para no belo projeto de Ruy Ohtake,...

  • Kof-king-of-the-fork

    KOF - King of the Fork

    Nota:  de 10 (0)

    Café e bike. Este é o princípio do KOF - King of The Fork. O ambiente descolado recebe os clientes para um delicioso café da manhã, sem preocupação ou correria. É lugar para quem quer curtir, aproveitar e não se preocupar. Deixe de fora o conturbado dia a dia e ganhe alguns minutos lendo o jornal e aproveitando...

  • Mercado-municipal-paulistano

    Mercado Municipal Paulistano

    Nota:  de 10 (0)

    Queridinho entre os turistas, o Mercado Municipal é parada obrigatória para quem gosta de feiras e boa comida. O espaço-projetado por Francisco Ramos de Azevedo e inaugurado em 1933-é um verdadeiro paraíso para os apreciadores de bons ingredientes. E lá você encontrará desde temperos até suculentas postas de...

  • Museu-de-arte-moderna-de-sao-paulo-mam-sp

    Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP)

    Nota:  de 10 (0)

    Em meio ao verde do Parque Ibirapuera, o Museu de Arte Moderna de São Paulo reserva aos visitantes um mundo repleto de experiências, cores, formas e inesperadas obras de arte. O MAM tem como missão tornar a arte moderna e contemporânea brasileira acessível ao maior número de pessoas possível. As esculturas, em um jardim...

  • Pao-caseiro-paes-e-doces

    Pão Caseiro Pães e Doces

    Nota:  de 10 (0)

    Representante das padocas que fazem a felicidade dos paulistanos, a Pão Caseiro poderia ser mais uma entre milhares na cidade. No entanto, ela se destaca pelo incrível cardápio, com uma quantidade de pratos inacreditável, sempre bem servidos, saborosos e, o mais importante, baratos e 24h!

    Entre sanduíches e pratos feitos, vale...

  • Pastel da Maria

    Nota:  de 10 (0)

    A discussão sobre o melhor pastel de feira de São Paulo é eterna. Difícil encontrar um exemplar que seja unânime e agrade a todos os paladares. No entanto, alguns são mais premiados e garantem o selo de qualidade. É o caso do Pastel da Maria, eleito o melhor da cidade. A marca, de propriedade da imigrante japonesa Kuniko...

  • Pinacoteca-do-estado-de-sao-paulo

    Pinacoteca do Estado de São Paulo

    Nota:  de 10 (0)

    Um dos mais belos museus da cidade de São Paulo, a Pinacoteca é um deleite para os olhos. O antigo prédio Liceu de Artes e Ofícios, projetado no final do século XIX pelo escritório do arquiteto Ramos de Azevedo, já seria o suficiente para merecer o passeio. Porém, a Pinacoteca vai bem além e apresenta um...

  • Rong-he

    Rong He

    Nota:  de 10 (0)

    As mesas coletivas são um convite a compartilhar os pratos fartos servidos no Rong He. O restaurante chinês se destaca não só pelo excelente preço, mas também pela boa comida. E os garçons (alguns nem português falam) são bem honestos ao alertar o cliente: este prato é muito grande para você!

    A...

  • Shopping-cidade-jardim

    Shopping Cidade Jardim

    Nota:  de 10 (0)

    Um dos mais elegantes e refinados espaços para compras em São Paulo, o Shopping Cidade Jardim extrapola o conceito de centro comercial e oferece aos visitantes um delicioso ambiente repleto de verde, digno de passeio, e não de obrigações. Todo o complexo é cercado de jardins e o shopping conta ainda com um terraço e uma bela...

  • Skye

    Skye

    Nota:  de 10 (0)

    Com um dos ambientes mais surpreendentes da cidade, o Skye-localizado no moderno Hotel Unique-é ponto de encontro de estrangeiros e brasileiros que buscam um programa fora do convencional. O rooftop bar é um dos mais disputados de São Paulo, não só pelo bom cardápio, mas também pela linda vista. A piscina-com vidros...

  • Spot

    Spot

    Nota:  de 10 (0)

    O SPOT atrai um público que procura unir um ambiente jovem, moderno e descolado a cardápios bem elaborados. O restaurante oferece um menu refinado, com preços mais acessíveis do que os comandados por grandes chefs. A decoração intimista é aliada dos casais ou de quem deseja se aproximar da mesa ao lado. O bar/restaurante...

  • The-view-bar

    The View Bar

    Nota:  de 10 (0)

    Escondido nos fundos da Avenida Paulista, este bar e restaurante reserva uma linda vista da cidade de São Paulo. O amontoado de prédios com as luzes acesas se transforma em um lindo cenário ao cair da noite. As torres coloridas no alto dos edifícios mais movimentados da cidade completam uma das paisagens mais urbanas do Brasil. 

    The View...

  • Vila-madalena

    Vila Madalena

    Nota:  de 10 (0)

    O bairro mais boêmio de São Paulo é famoso pela alta concentração de bares. E a fama não é à toa. Desde os anos 70, a Vila Madalena recebe jovens estudantes e frequentadores em busca de um ambiente informal para curtir boa música, comida e, claro, cerveja. Hoje, o bairro oferece dezenas de opções...

Tudo que você precisa saber sobre São Paulo!

Esse texto sobre Onde comer em São Paulo faz parte do guia de São Paulo no Melhores Destinos

Comentários para Onde comer em São Paulo

  • Img6373 andrea gattai há mais de 2 anos

    Se voce quer experimentar a melhor pizza de São Paulo precisa ir ao restaurante Camelo, com filiais no Itaim Bibi, Jardins, Morumbi e Higienopolis.
    Se gosta de comida Arabe va ao Almanara, especialmente a unidade do Centro onde ha rodizio diariamente.
    Se a pedida é carne, vá ao Rodeio, um dos melhores restaurantes da cidade.

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.