São Paulo
Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

Parques em São Paulo

O cinza que predomina na paisagem esconde alguns pequenos paraísos em São Paulo. Quem passa pela cidade em meio à correria de um compromisso de trabalho ou apenas para um final de semana de turismo poderá nem perceber que a capital paulista oferece uma grande variedade de áreas verdes para a população. São mais de 80 parques, que cobrem 20% do território do município e levam vida ao ambiente urbano de São Paulo.

Alguns parques grandiosos estão afastados do centro e são boas reservas de vida e verde, como o Horto Florestal e o Parque Estadual da Serra da Cantareira. Outros estão bem no centro da cidade e servem de quintal para população, como o Ibirapuera e o Villa Lobos. Portanto, se estiver em São Paulo e se cansar do excesso de concreto, lembre-se que há vida entre os arranha-céus. Não hesite em correr para um dos parques ou em um deles, afinal, estamos falando da cidade que realiza a maior maratona do Brasil.

Não há como negar que o Parque Ibirapuera está entre as melhores atrações de São Paulo. A principal área de lazer da cidade tem mais de 1,5 km² e atrai todo tipo de frequentador. Você poderá praticar vários esportes; visitar espaços culturais, como o Museu de Arte Moderna, o Museu Afro Brasil e a Fundação Bienal; assistir a uma apresentação musical ao ar livre no Auditório Ibirapuera; e até fazer algumas manobras no skatepark. O Ibirapuera é passeio para dia todo, especialmente aos sábados e domingos. Também popular entre os moradores, o Parque Villa Lobos – com 7,3 km² de área – é uma boa opção para quem está próximo da Zona Oeste. Localizado no bairro de Alto dos Pinheiros, esse parque oferece atividades como pistas para cooper, quadras de esportes, parques e uma grande área de mata atlântica preservada.

Também grandioso, porém mais afastado do Centro, o Jardim Botânico de São Paulo é um reduto de tranquilidade. Por ter o acesso mais difícil, ele não costuma encher. Exatamente por isso, ele se torna ideal para quem deseja contato com a natureza. Por lá, é possível fazer trilhas em meio à mata virgem, o que faz qualquer um esquecer que está dentro da maior cidade do país.

Localizados em meio a bairros residenciais, alguns parques são verdadeiros quintais para moradores e trabalhadores da região. Parques como Alfredo Volpi, Água Branca, Aclimação, Trianon e Buenos Aires funcionam como extensão das casas e dos escritórios. São pequenas porções de paraíso entre o concreto da cidade. Há alguns parques que vão além de uma simples área verde e oferecem aos visitantes também atrações culturais: o Parque da Luz é vizinho à Pinacoteca e repleto de esculturas; o Parque da Independência é o jardim da frente do Museu Paulista (atualmente fechado para reforma); a Casa das Rosas vive a poesia entre as flores do jardim em meio à Avenida Paulista; e a Fundação Maria Luisa e Oscar Americano e o Instituto Lina Bo e P.M. Bardi cuidam tão bem de suas áreas verdes quanto do acervo de arte.

Ao passear pela cidade de São Paulo, não deixe de se sentar nos bancos dos parques para simplesmente ver a vida passar. E ela passa rápido em São Paulo! Por isso, aproveite todos os minutos! E se quiser ver a cidade bem do alto, suba a trilha do Horto Floresta. Uma das mais deslumbrantes paisagens da capital paulista e onde, por alguns minutos, é possível esquecer quão urbana é a cidade. 

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em São Paulo