A magnitude da Casa de Vidro é hipnotizante, especialmente para os amantes da arquitetura. O projeto, de autoria de Lina Bo Bardi, é considerado um dos ícones da arquitetura modernista no Brasil. A casa foi, durante muitos anos, o lar da arquiteta e de seu marido, Pietro Maria Bardi. A mata fechada que rodeia o lugar quase faz os visitantes esquecerem que estão na maior cidade do Brasil. O local escolhido para a construção, no bairro do Morumbi, é um loteamento da antiga Fazenda de Chá Muller Carioba.
A área, totalmente reflorestada pela arquiteta, é extremamente bem preservada. Após a morte de Lina Bo Bardi – também autora do projeto arquitetônico do MASP-a casa foi transformada em uma fundação para preservar a sua obra, assim como para promover e divulgar a arquitetura, o design, o urbanismo e a arte popular brasileira.
A Fundação ainda não é aberta diariamente ao público. As visitas devem ser agendadas por telefone ou pelo email contato@institutobardi.com.br. A casa se mantém aberta apenas quando está com exposição.
Como chegar
Não há metrô que leva até o Instituto. As melhores opções de ônibus são: